ENTIDADES DE ARQUITETURA

Congresso Mundial: Arquitetos de Língua Portuguesa promovem atividades em Seul

Arquitetos dos países de língua portuguesa reunidos em Seul

 

O Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) está presente no Congresso Mundial de Arquitetos, com atividades conjuntas entre profissionais lusófonos de nove países e territórios da Europa, América, África e Ásia. O CIALP é uma organização não-governamental, constituída pelas associações profissionais de arquitetos dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, representando 150.000 profissionais – cerca de 10% dos arquitetos em todo o mundo. Serão dois grandes eventos realizados em Seul, Coreia do Sul, que recebe cerca de 30.000 arquitetos de todo o mundo até o dia 7 de setembro.

 

Nesta segunda-feira, dia 4, acontece a exposição “Cidades de Mar de Matriz Portuguesa”, que mostra a pesquisa em desenvolvimento sobre preferências morfológicas das cidades litorâneas, sua inseminação territorial e patrimônio cultural. Macau e o Rio de Janeiro foram os primeiros casos de estudo. A mostra tem curadoria das arquitetas e urbanistas brasileiras Margareth Silva Pereira e Fabiana Izaga, professoras da Universidade federal do Rio de Janeiro.

 

Na quarta, dia 6, acontece o Seminário Produção Urbana através da Habitação Social, com a presença dos arquitetos brasileiros Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), e Sergio Magalhães, presidente do IAB Nacional, além dos arquitetos José Manuel Pedreirinho (Portugal), Fernando Teixeira (Guiné-Bissau) e Victor Leonel (Angola). O Seminário CIALP discutirá as dificuldades, problemas e soluções concretas da Habitação Social como solução para desafios urbanos mais amplos, a partir das experiências de Assistência Técnica da CODHAB-DF (saiba mais aqui); os programas Favela-Bairro e Rio-Cidade, executados no Rio de Janeiro; as comunidades de habitações públicas em Portugal e as experiências de Angola e Guiné-Bissau, considerando métodos alternativos de autoconstrução e tipologias locais como resposta ao desenvolvimento urbano não planejado.

 

Veja a programação completa do CIALP no Congresso Mundial

 

São membros do CIALP a Ordem dos Arquitectos de Angola, o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, a Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana), a União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, a Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China), a Associação Moçambicana de Arquitectos e a Ordem dos Arquitectos de Portugal.
É ainda membro observador o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. 

 

Saiba mais sobre o Congresso Mundial de Arquitetos

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo