ARQUITETOS EM DESTAQUE

Congresso Nacional aprova criação do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

 

O Senado Federal aprovou a instituição do dia 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Oscar Niemeyer e à fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O Projeto de Lei da Câmara 213/2015, foi aprovado em votação definitiva na terça-feira, 12 de dezembro. Agora ele segue para sanção presidencial antes da promulgação da lei. A proposta foi apresentada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que é arquiteto e urbanista e hoje prefeito de Canoas (RS), em dezembro de 2014. “O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista é uma forma de marcar para a sociedade brasileira a importância da nossa profissão. A escolha da data, dia 15 de dezembro, é significatica para o CAU e para a categoria, por ser a data de nascimento do mais importante arquiteto e urbanista brasileiro e um dos arquitetos mais importantes do mundo, Oscar Niemeyer”, afirmou o presidente em exercício do CAU/BR, Anderson Fioreti. “O CAU foi criado nesta data intencionalmente, como forma de comemorar esse grande legado deixado por Oscar”.

 

Criados pela Lei 12.378 de 2010, o CAU/BR e os CAU/UF começaram a funcionar efetivamente em 15 de dezembro de 2011, com a posse dos conselheiros eleitos poucos meses antes. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, escolheu a data para homenagear Niemeyer, que foi o primeiro arquiteto e urbanista a se registrar no novo Conselho. Já na primeira reunião do CAU/BR ficou estabelecido que o Dia do Arquiteto e Urbanista passaria a ser comemorado pela categoria no dia 15 de dezembro. “A criação do CAU é fruto de uma luta de décadas que teve no Oscar [Niemeyer] a liderança maior. Todos os abaixo-assinados que organizamos em favor da criação de um conselho próprio tiveram a assinatura dele na primeira linha”, lembrou Haroldo. O maior arquiteto brasileiro viria a falecer um ano depois, em dezembro de 2012, às vésperas de completar 105 anos de vida.

 

Desde então, o CAU/BR vem atuando para oficializar a data no calendário nacional. Em 2014, o arquiteto e urbanista Luiz Carlos Busato apresentou o projeto de lei na Câmara dos Deputados. A proposta teve uma aprovação rápida no Congresso Nacional, com constante acompanhamento pela Assessoria Institucional e Parlamentar do CAU/BR. Apresentado em 2014, o projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados pelas comissões de Anteriormente, o projeto foi apreciado e aprovado nas Comissões de Cultura; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e na Comissão de Constituição, esta em dezembro de 2015, de onde seguiu para exame no Senado Federal. Menos de um ano depois, em novembro de 2016, foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e seguiu para a votação no Plenário do Senado, concluída hoje.

 

Campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2017

 

“Saliento a importância destes profissionais para o desenvolvimento sustentável nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas. Contudo, o que se averigua, na prática, é uma mitigação do planejamento em detrimento de práticas maléficas ao bom funcionamento da dinâmica urbana”, afirmou Busato ao apresentar o projeto no Plenário da Câmara dos Deputados, em 2014. “Dessa forma, uma sociedade contemporânea não se verificará sem a presença do profissional arquiteto e urbanista, habilitado e consciente das necessidades atuais deste cenário.” A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), no relatório apresentado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, defendeu que “a instituição de data anual para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem duplo valor: o de homenagear um grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como o de resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado”.

 

Para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista 2017, o CAU/BR lançou uma campanha publicitária nacional com o tema “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto”: Planejamento, Segurança, Economia, Conforto e Valorização. Além de valorizar os serviços dos arquitetos e urbanistas, a campanha busca também demonstrar que eles custam pouco e promovem economia nas reformas e construções. Ilustrada e protagonizada pelos gêmeos Paulo e Chico Caruso, cartunistas de reconhecimento nacional, formados em arquitetura, a campanha é composta por filmes de TV e internet, anúncios impressos e peças digitais. Seu alcance, apenas com 17 exibições na TV Globo e na TV Record, em rede nacional, durante a semana de 15 de dezembro, será acima de 119 milhões de telespectadores. Somando-se a audiência a ser obtida em 62 exibições na TV fechada (GNT e Discovery), esse número ultrapassa 122 milhões de telespectadores.

 

Clique aqui para conhecer a campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista

12 respostas

  1. Os amigos Chico e o Paulo formados na FAUUSP estão meio ruinzinhos de arquitetura!
    A coleguinha arquiteta nao merecia ser mostrada fazendo uma bobagem arquitetônica como a retratada…

  2. Onde está a ARQUITETA???
    Porque não se fez a publicidade com ARQUITETAS???
    Somos a maioria e no entanto não somos valorizadas.

    1. Minha querida colega Jane quando se fala dia do “Arquiteto Urbanista ” engloba todos os arquitetos existentes homens e mulheres uma coisa mais do que clara. Me desculpe mas seria muito estranho dizer ” Dia Nacional dos Arquitetos e Arquitetas Urbanistas ” não acha? Somos todos iguais e devemos honrar nossa profissão seja homem ou mulher , não interessa. Fui professor 22 anos de Arquitetura e tenho hoje maior orgulho de minhas alunas agora colegas, que estão fazendo o maior sucesso e um trabalho primoroso. Desejo a vc uma carreira brilhante como Arquiteta Urbanista.

  3. MACHISMO EXPLICITO, que horror !!!!!
    Arquiteta não pode projetar, deve pensar no marido, casa e filhos!
    Nós as arquitas e urbanistas , poderiamos passar sem essa .

    1. NÓS ARQUITETAS E ARQUITETOS , NÃO PRECISAMOS DE “CAMPANHA BEM HUMORADA”
      PRECISAMOS SIM, DEMOSTRAR AS NOSSAS QUALIDADES TÉCNICAS E A IMPORTANCIA DA NOSSA PROFISSÃO .

    2. Como assim? A personagem da campanha é uma ARQUITETA e urbanista.
      E ela não está pensando no marido, casa e filhos. E sim na família que a contratou, para a qual está fazendo o projeto.
      O que você interpretou dessa imagem?

  4. Marilei, acho que, no desenho do anúncio publicitário, a arquiteta está pensando na família que vai habitar a casa que ela está projetando; ou seja, a arquiteta está pensando nos clientes, e não na sua própria família.

  5. Acredito que todos arquitetos e arquitetas pensam numa arquitetura que vai atender todas as necessidades do ser humano principalmente, numa família que é a base de toda a sociedade, incentivo todos os meios de comunicação para valorizar a nossa profissão.

  6. Esta ação emanada de diversos atores, para mim, é de grande relevância para comunicar à sociedade brasileira a nossa missão profissional.Principalmente, hoje, quando os principais problemas do Brasil se concentram nas cidades. As cidades são o nosso grande laboratório que deixam à margem uma grande maioria de cidadãos. Basta a gente observar o grande déficit habitacional, a degradação do meio ambiente, a violência urbana e as dificuldades da mobilidade. Muito oportuna esta campanha publicitária para que possamos alertar no seio dos detentores do poder local a grande necessidade da participação dos arquitetos e dos urbanistas nas gestões municipais para planejar e controlar o crescimento da vida das cidades.

  7. Não entendo o motivo da discussão sobre o “sexo do anjos”!
    É óbvio que o Caruso não quis desenhar uma arquiteta pensando no cliente ou na família.
    Ele caricaturou o Ferreira Gullar montando o cenário e os personagens de um livro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

Pular para o conteúdo