ASSESSORIA PARLAMENTAR

Congresso Nacional: CAU/BR participa de audiência pública sobre habitação social

 

O Ministério das Cidades apresentou suas ações para 2018 em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados. O debate aconteceu em sessão da Comissão de Desenvolvimento urbano (CDU), e contou com a presença do presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, e de representantes de diversos movimentos sociais que participam da Marcha Nacional pelo Direito à Cidade. O destaque da apresentação do o programa Minha Casa Minha Vida, principal política pública de habitação das últimas décadas.

 

O ministro Alexandre Baldy afirmou que, em 2018, já foi disponibilizado orçamento de R$ 2,8 bilhões para o programa, o que possibilitará a contratação de 31.000 unidades habitacionais até o fim do ano. Segundo ele, as vendas na construção civil aumentaram 22% no primeiro trimestre deste ano – sendo que 80% desse crescimento deve-se apenas ao programa Minha Casa Minha Vida. “O desenvolvimento urbano deve se dar de uma forma equilibrada e transversal, com equipamentos sociais, saneamento básico e coleta de resíduos”, afirmou o ministro.

 

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, destacou a necessidade de mais planejamento nas cidades. “Planejar exige dois compromissos: um técnico e outro político, este último no sentido de ouvir as comunidades. Temos que mudar a cultura de planejamento de médio e longo prazo e a gestão comprometida com o planejamento”, disse. “Não podemos fazer políticas públicas de golfadas. Nas cidades, conforme citou o ministro, há uma transversalidade dos problemas”.

 

 

CONSELHO DAS CIDADES

Diversos deputados da oposição – entre eles a presidente da comissão, Margarida Salomão (PT-MG), que pediu audiência – cobraram do ministro o funcionamento regular do Conselho Nacional das Cidades, que não vem sendo convocado, e a realização da Conferência Nacional das Cidades, argumentando que as instâncias são conquistas dos movimentos sociais.

 

Decreto publicado pelo governo (9.076/17) adiou para 2019 a Conferência Nacional das Cidades, prevista para 2017. Baldy informou que as conferências municipais precisam ser retomadas para que a conferência nacional ocorra – o que, segundo ele, acontecerá no final de 2018. O CAU/BR faz parte do Conselho das Cidades, representado pelo presidente Luciano Guimarães. Confira abaixo a íntegra da audiência pública.

 

 

Foto principal: O ministro das Cidades, Alexandre Baldy; o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães; e a presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Margarida Salomão (PT-MG). Foto de Rafael Luz (Ministério das Cidades)

2 respostas

  1. Seria mais eficiente se o CAU regulamentasse a gratuidade de RRT para projetos sociais.
    A forma como está sendo conduzida essa discussão é a tipica “politica a Brasileira”, uma vergonha.
    O CAU vai destinar alguns milhares de reais para um ou dois escritórios enquanto isso milhares de arquitetos estão praticamente proibidos de fazer um atendimento social pois somente o Valor de uma RRT já inviabiliza o atendimento a classe baixa.
    Se vocês estão realmente preocupados com a questão social, porque não tornar a RRT gratuita?
    Possivelmente esse comentário não será publicado pois não é do interesse do CAU ouvir esse tipo de verdade.
    Triste ver como o Brasil ainda está distante de ser um país digno.
    Infelizmente a maior parte dos brasileiros ainda pensam e agem de forma egoísta e o CAU está no mesmo caminho, privilegiando poucos escritórios, escolhidos pelo amigo do Rei…

    1. Juliano, os editais de Assistência Técnica estão abertos a todos. Alguns estados, como o CAU/SP, estão fazendo consultas públicas para aperfeiçoar as regras do edital. Veja em http://www.caubr.gov.br/cau-sp-abre-consulta-publica-para-editais-de-apoio-a-projetos-de-assistencia-tecnica/

      O CAU/GO está com inscrições abertas para projetos de assistência técnica. Veja em https://bit.ly/2kRQr7a

      No DF, a CODHAB DF abriu o Edital de Convocação 008/2018 às empresas prestadoras de serviços de arquitetura, engenharia e serviço social para melhorias habitacionais. Mais de 500 famílias serão beneficiadas!

      A empresa contratada será responsável pela elaboração de projetos de melhorias habitacionais para o programa de assistência técnica da CODHAB. Saiba mais em https://goo.gl/N64acf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Shoppings centers: livro, com participação de arquiteta, apresenta conceitos e métodos para avaliação de aluguéis

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Sugestão do CAU Brasil se torna indicação na grade curricular de Educação Básica

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

Skip to content