DIA DO ARQUITETO

Congresso Nacional comemora Dia do Arquiteto e Urbanista em sessão solene

 

 

O Congresso Nacional prestou homenagem a mais de 220.000 arquitetos(as) e urbanistas brasileiros(as) em uma sessão solene realizada no dia 1º de dezembro. Evento no Plenário da Câmara dos Deputados marcou o início das festividades do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, em 15 de dezembro. 

 

Proposta pela deputada Denise Pessôa (PT/RS), também arquiteta e urbanista, a sessão contou com a presença de profissionais do setor e deputados federais de todo o país. “Arquitetos e urbanistas são irradiadores de novas ideias para organizar a vida social e trazer conforto para as famílias”, disse. “Vocês merecem o reconhecimento público pelos serviços prestados à nação.”

 

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, apresentou os avanços conquistados durante sua gestão, ressaltando ações de inovação e de continuidade. Destaque para as 230 ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) promovidas em parceria com os CAU/UF, totalizando um investimento de R$ 30 milhões. 

 

“Mas precisamos ganhar escala nessas ações, por meio de uma Política Nacional de ATHIS. Nosso ofício é necessário para a reconstrução do país”, afirmou Nadia. “Vamos assinar  hoje um acordo com o Ministério da Cultura, pensando em instalar Escritórios de ATHIS nos 270 equipamentos do Programa Territórios da Cultura.”

 

A presidente do CAU Brasil também citou inovações como a modernização do SICCAU, a implementação de políticas afirmativas, acordos internacionais visando a mobilidade profissional e negociações para disponibilizar softwares BIM para a maioria dos arquitetos. 

 

Presidente do CAU/MG, Du Leal; Deputada Denise Pessôa; Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; e o presidente da ABAP, Alessandro Filla Rosaneli

 

MULHERES NA ARQUITETURA 

Na sua fala, a deputada Denise Pessôa abordou a representatividade feminina na Arquitetura e Urbanismo: 73% dos profissionais com menos de 30 anos são mulheres. “No entanto, a desigualdade no mercado de trabalho é evidenciada pela diferença salarial de 15% entre mulheres e homens arquitetos”, disse. “Precisamos ocupar os lugares de poder, pensar políticas públicas e lutar por reconhecimento.”

 

Presidente do CAU/MG e coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, Du Leal, reforçou a importância da participação de arquitetos(as) e urbanistas na gestão das cidades. “Uma de nossas principais bandeiras tem sido levar ao poder público a importância da nossa profissão”, disse. 

 

Alessandro Filla Rosaneli, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e coordenador do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU Brasil (CEAU), ressaltou o papel da formação profissional na construção de um mundo mais justo, equitativo e democrático. “Ensino de qualidade impactará na formação de profissionais comprometidos com a atuação profissional e com o ambiente urbano”, afirmou.

 

No final da sessão, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, Cecília Gomes de Sá, assinaram protocolos de intenções entre as duas instituições para assessoria técnica de Arquitetura e Urbanismo em áreas periféricas. Saiba mais aqui.

 

Também foi assinado acordo com o Arquivo Nacional, para a estruturação da Casa da Arquitetura, local de salvaguarda dos acervos arquitetônicos de interesse público. Diretora de Gestão Interna, Gecilda Esteves, assinou o documento, representando a Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto.

 

Confira a íntegra da sessão solene:

 

MAIS SOBRE: DIA DO ARQUITETO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023: CAU Brasil homenageia arquitetos(as) e urbanistas de destaque

DIA DO ARQUITETO

Solenidade de posse do Plenário do CAU Brasil para gestão 2024/2026 é realizada em Brasília

DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto 2023: Construindo sonhos, projetando o futuro

DIA DO ARQUITETO

Gestão do CAU Brasil apresenta retrospectiva na comemoração do Dia do Arquiteto

Pular para o conteúdo