CAU/BR

Conheça as novas diretorias dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do país

No decorrer de janeiro de 2018 ocorrerão as escolhas das novas diretorias dos CAU. No CAU/BR, foi eleito no dia 11 de janeiro como presidente o conselheiro Luciano Guimarães (CE). Para a 1ª Vice-Presidência foi escolhida a conselheira Patrícia Luz (RN) e, para a 2ª Vice-Presidência, o conselheiro Guivaldo Baptista (BA).

 

Veja abaixo os resultados das eleições realizadas até 11 de janeiro nos CAU/UF. Apenas Pará e Rondônia ainda não elegeram seus dirigentes. Acesse aqui o quadro resumido dos eleitos.

 

ACRE – Na primeira plenária da terceira gestão do CAU/AC, ocorrida no dia 4 de janeiro, foi eleita presidente do Conselho para o período 2018/2020 a arquiteta e urbanista Verônica Vasconcelos de Castro, que assumirá a gestão do Conselho até 2020. O vice eleito para 2018 é o arquiteto e urbanista Victor Hugo Sestito Salomão. 

 

Verônica Vasconcelos de Castro e Victor Hugo Sestito Salomão

 

Foram definidas também as composições das quatro Comissões Regimentais:  Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Ensino e Formação, Planejamento e Finanças, Organização e Administração e Comissão de Politicas Profissionais, Urbana e Ambiental.

 

O Acre conta, atualmente, com 412 arquitetos e urbanistas ativos, além de 81 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

ALAGOAS – O arquiteto e urbanista Heitor Antônio Maia da Silva Dores presidirá o CAU/AL na gestão 2018/2020. Ele foi eleito por unanimidade no dia 4 de janeiro.

 

Heitor Maia

 

A arquiteta Gianna Melo Barbirato será a vice-presidente em 2018.

 

Gianna Barbirato

O CAU/AL possui Comissões permanentes de Administração e Finanças, Ensino e Formação, Ética e Disciplina e Exercício Profissional, e mais uma comissão temporária dedicada a Política Urbana e Ambiental. 

 

Alagoas possui, atualmente, 1.643 profissionais e 110 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

AMAPÁ –   O arquiteto e urbanista Cesar Augusto Batista Balieiro foi eleito presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP), na sessão plenária ordinária N.º 073/2018, que foi realizada no dia 5 de janeiro, na sede do conselho, em Macapá.

 

Cesar Augusto Batista Balieiro e John David Belique Covre

 

Para vice em 2018 foi eleito o arquiteto  o arquiteto e urbanista John David Belique Covre. Foram escolhidos ainda os membros das comissões permanentes de Ensino e Formação, Ética e Exercício Profissional e Planejamento, Finanças, Orçamento e Administração.

 

O Amapá possui 519 arquitetos e urbanistas na ativa e 175 empresas no setor.

 

Clique aqui para saber mais. 

 

AMAZONAS – O arquiteto e urbanista Jean Faria dos Santos presidirá o CAU/AM na gestão 2018/2020. Ele foi eleito em 10 de janeiro.

 

Jean Faria dos Santos

 

Meglen Cristina Valau da Silva

 

Como vice foi escolhida a arquiteta e urbanista Meglen Cristina Valau da Silva. Foram eleitos ainda os membros e coordenadores das comissões permanentes de Exercício Profissional, Ética e Disciplina; Ensino e Formação Profissional; e Organização, Administração, Planejamento e Finanças, bem como da comissão especial de Política Profissional e Política Urbana e Ambiental. 

 

O Estado do Amazonas conta, hoje, com 1.596 profissionais e 193 empresas no setor.

 

Clique aqui para saber mais.

 

BAHIA – Durante a reunião plenária ocorrida no dia 2 de janeiro, conduzida pelo conselheiro decano Paulo Ormindo, o CAU/BA elegeu sua nova presidente a arquiteta e Urbanista Gilcinéa Barbosa da Conceição. Seu mandato vai até 2020.

 

Neilton Dórea, Gilcinéa Barbosa, Paulo Ormindo e Eunice Gusmão

 

A vice presidência do CAU/BA em 2018 será ocupada pelo arquiteto e urbanista Neilton Dórea. A arquiteta e urbanista Eunice Gusmão foi eleita tesoureira do Conselho. Foram definidas também as composições das cinco Comissões Regimentais:  Ética, Exercício Profissional, Ensino e Formação, Planejamento e Finanças e Atos Administrativos. 

 

Atuam na Bahia, atualmente, 4867 profissionais e 783 empresas do setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

CEARÁ – O arquiteto e urbanista  Napoleão Ferreira da Silva Neto é o novo presidente do CAU/CE. A eleição ocorreu na noite do dia 9 de janeiro.

 

Napoleão Ferreira da Silva Neto, Rebeca Gaspar Maia e Francisco Antonio Laprovítera Teixeira, coordenador da Comissão de Organização, Planejamento, Administração e Finanças

 

A vice Presidência ficou com a arquiteta e urbanista Rebeca Gaspar Maia. 

 

O Estado do Ceará possui atualmente 2.335 arquitetos e urbanistas ativos e mais 285 empresas no setor.

 

Clique aqui para saber mais. 

 

DISTRITO FEDERAL – O arquiteto e urbanista Daniel Mangabeira da Vinha irá presidir o CAU/DF na terceira gestão da história da instituição.

 

Daniel Mangabeira da Vinha
Daniel Mangabeira da Vinha

Helena Zanella foi eleita vice-presidente para 2018.

 

Helena Zanella
Helena Zanella

 

Foram escolhidos também os membros e coordenadores(as) das Comissões de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Finanças e Atos Administrativos.

 

Atuam no DF hoje 4.853 profissionais e 612 empresas do setor. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

ESPÍRITO SANTO – A arquiteta e urbanista Liane Destefani foi eleita presidente do CAU/ES para o período 2018/2010. 

 

Liane Becacici Gozze Destefani

 

A vice em 2018 será a arquiteta e urbanista Carolina Gumieri.

 

Carolina Gumieri

 

Foram escolhidos também os membros e coordenadores (as) das Comissões de Ensino e Formação Profissional, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Planejamento, Finanças e Atos Normativos. 

 

O Espírito Santo conta, atualmente, com 2.709 arquitetos e urbanistas na ativa, além de 343 empresas do setor. 

 

GOIÁS – O arquiteto e urbanista Arnaldo Mascarenhas Braga foi reeleito presidente do CAU/GO em plenária realizada na manhã de 8 de janeiro.

 

Arnaldo Mascarenhas Braga

 

Para a vice presidente foi eleito o arquiteto e urbanista Frederico Rabelo. 

 

Frederico Rabelo

 

Goiás tem, atualmente, 3.418 arquitetos e urbanistas na ativa, além de 524 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

MARANHÃO – No dia 8 de janeiro o CAU/MA elegeu seu novo presidente o arquiteto e urbanista Marcelo Machado Rodrigues.

 

Marcelo Machado Rodrigues
Marcelo Machado Rodrigues

 

Para vice presidente foi eleita a arquiteta e urbanista Carla de Azevedo Veras.

 

Carla de Azevedo Veras
Carla de Azevedo Veras

 

Foram escolhidos ainda os integrantes das comissões de Atos Administrativos, Orçamento e Contas, Ensino e Formação, Ética e Disciplina e Exercício Profissional.

 

Atuam hoje no Maranhão 1.221 arquitetos e urbanistas e 214 empresas no setor.

 

Clique aqui para saber mais.

 

MATO GROSSO DO SUL – O arquiteto e urbanista Luis Eduardo Costa foi eleito presidente do CAU/MS, por unanimidade, na 74ª Reunião Plenária Ordinária, realizada na tarde do dia 4 de janeiro.

 

Luis Eduardo Costa

 

Para a primeira e segunda vice presidências foram eleitos, respectivamente, a arquiteta e urbanista Mellina Bloss Romero e o arquiteto e urbanista Carlos Lucas Mali. O CAU/MS também escolheu os membros e coordenadores das Comissões de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Finanças e Administração.

Mellina Bloss Romero

 

Carlos Lucas Mali

 

O Estado possui hoje 2.498 arquitetos e urbanistas na ativa e mais 527 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

MATO GROSSO – Em eleição realizada dia 6 de janeiro, o CAU/MT escolheu como presidente para a gestão 20118/2020 o arquiteto e urbanista André Nör.

 

Carlos Alberto Oseko Júnior, André Nör e João Antonio Silva Neto

 

Como primeiro vice-presidente foi eleito Carlos Alberto Oseko Junior, enquanto João Antônio Silva Neto ficou com a segunda vice. 

 

O CAU/MT tem quatro comissões ordinárias: Ensino e Formação; Exercício Profissional; Organização, Administração, Planejamento e Finanças; e Ética e Disciplina, além de uma especial (Política Urbana e Ambiental) e uma temporária (Aquisição da Sede). 

 

O Mato Grosso conta, atualmente, com 2.222 arquitetos e urbanistas ativos e 416 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

MINAS GERAIS – Em sua  73a Plenária, a primeira da terceira gestão, o CAU/MG elegeu presidente para o período 2018/2020 o arquiteto e urbanista Danilo Silva Batista. A reunião ocorreu dia 4 de janeiro, sob a condução da arquiteta e urbanista Marília Palhares Machado, presidente em exercício e conselheira estadual decana.

 

Danilo Silva Batista

 

O arquiteto e urbanista Paulo Henrique Silva de Souza foi eleito vice-presidente. Foram igualmente compostas as comissões com os respectivos coordenadores. Elas são seis:  Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Organização e Administração, Planejamento e Finanças e Política Urbana e Ambiental.

 

Paulo Henrique Silva de Souza

 

Minas Gerais possui atualmente 11.952 arquitetos e urbanistas na ativa, ao lado de 1.573 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

PARÁ – O arquiteto e urbanista José Akel Fares Filho foi eleito presidente do CAU/PA para o triênio 2018/2020. 

 

Filomena Mata Vianna Longo e a nova vice-presidente.

 

O CAU/PA tem comissões ordinárias de Administração, Planejamento e Finanças;  Atos Administrativos;  Ética e Disciplina e Ensino e Formação. E mas comissões especiais de Política Urbana e Ambiental e Política Profissional. 

 

São 2319 os arquitetos e urbanistas atualmente na ativa no Pará e mais 333 empresas no setor.

 

PARAIBA – O arquiteto e urbanista Ricardo Victor de Mendonça Vidal foi eleito presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) para o período 2018/2020. A escolha ocorreu na sessão Plenária Ordinária N.º 071/2018, realizada na manhã do dia 3 de janeiro, na sede do Conselho, em João Pessoa, conduzida pelo decano Walter Muniz.

 

Ernani Henrique, Ricardo Vidal e Juliana Queiroga

 

Foram eleitos também o primeiro e o segundo vice-presidentes do CAU/PB para o ano de 2018, respectivamente o conselheiro Ernani Henrique e a conselheira Juliana Queiroga.Em seguida foram escolhidos os membros das comissões permanentes do CAU/PB, assim como seus coordenadores e coordenadores adjuntos. As Comissões são  quatro: Ética e Disciplina; Exercício Profissional, Ensino e Formação; Planejamento e Finanças e Organização e Administração. 

 

Atuam na Paraiba, atualmente, 1851 profissionais e 336 empresas do setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

PARANÁ – O conselheiro Ronaldo Duschenes é o novo presidente do CAU/PR. A eleição ocorreu durante a 76ª Reunião Plenária, realizada no dia 5 de janeiro.

 

Dois conselheiros concorreram à presidência do CAU/PR. Foram oito votos para Duschenes, sete para o conselheiro Cláudio Forte Maiolino e uma abstenção.

 

Margareth Ziolla Menezes e Ronaldo Duschenes

 

A arquiteta e urbanista Margareth Ziolla Menezes foi eleita a vice-presidente do Conselho. 

 

Atualmente, o Paraná tem 9.688 arquitetos e urbanistas ativos e 1.979 empresas no setor.

 

Clique aqui para saber mais.

 

PERNAMBUCO – O novo Conselho Diretor do CAU/PE para o triênio 2018/2020 foi eleito no dia 10 de janeiro. Os arquitetos urbanistas Rafael Amaral Tenório de Albuquerque e Tomás de Albuquerque Lapa assumem, respectivamente, a presidência e vice.

 

Rafael Amaral Tenório de Albuquerque e Tomás de Albuquerque Lapa

 

Também foram escolhidos os membros e coordenadores das comissões permanentes de Ensino, Formação e Exercício Profissional; de Ética e Disciplina; e de Organização, Administração e Finanças, assim como da comissão especial de diretrizes estratégicas. 

 

Pernambuco tem, atualmente, 4.056 arquitetos e urbanistas e 458 empresas no setor.

 

Clique aqui para saber mais.

 

PIAUÍ – No dia 9 de janeiro foi eleito presidente do CAU/PI para a gestão 2018/2010 o arquiteto e urbanista Wellington Carvalho Camarço.

 

Wellington Carvalho Camarço e João Alberto Cardoso Monteiro

 

A vice Presidência ficou com o arquiteto e urbanista João Alberto Cardoso Monteiro. O Piauí possui Comissões ordinárias  de Ética, Ensino e Formação e de Finanças, Atos Administrativos e Planejamento Estratégico, além de uma especial dedicada a Política Profissional e Política Urbana e Ambiental.

 

O Piauí conta, atualmente, com 848 arquitetos e 158 empresas no setor. 

 
Clique aqui para saber mais.

 

RIO DE JANEIRO – O arquiteto e urbanista Jeferson Salazar é o novo presidente do CAU/RJ. A eleição ocorreu no início da noite do dia 9 de janeiro.

 

Edivaldo Souza, Isabel Tostes, Jeferson Salazar, Nadir Moreira e Lucas Franco

 

Foram eleitos vice-presidentes os arquitetos e urbanistas Edivaldo Souza, Isabel Tostes, Lucas Franco e Nadir Moreira. Os componentes das Comissões Ordinárias de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Planejamento e Finanças, bem como da Comissão Especial de Política Urbana, serão escolhidos em nova plenária no dia 17.

 

O Rio de Janeiro possui atualmente 18.901 arquitetos e urbanistas na ativa e 2.596 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

RIO GRANDE DO NORTE – O arquiteto e urbanista Luciano Barros foi eleito por seus pares conselheiros do CAU/RN presidente para a gestão que vai até 31 de dezembro de 2020.  A escolha se deu no dia 8 de janeiro.

 

Luciano Barros e André Alves

 

O arquiteto e urbanista André Alves é o novo vice presidente.

 

Foram escolhidos também os integrantes das comissões de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Organização e Administração. O CAU/RN possui ainda as comissões especiais de Política Profissional e Política Urbana e Ambiental.

 

O Rio Grande do Norte concentra hoje 2.044 arquitetos e urbanistas e 232 empresas do setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

RIO GRANDE DO SUL –  A 81ª Sessão Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) ocorreu na manhã do dia 3 de janeiro. A reunião foi marcada pela eleição dos novos Presidente e Vice-Presidente e estruturação das Comissões de Ensino e Formação , Ética e Disciplina, Exercício Profissional , Organização e Administração, Planejamento e Finanças e Política Urbana e Ambiental. 

 

Tiago Holzmann da Silva foi eleito Presidente com 14 votos e 6 abstenções. 

 

Tiago Holzmann da Silva

 

Rui Mineiro foi eleito Vice, com 13 votos e 7 abstenções. As Comissões serão compostas por quatro conselheiros titulares. 

Rui Mineiro

 

O Rio Grande do Sul possui, atualmente, 13.951 arquitetos e urbanistas na ativa e 2.271 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

RONDÔNIA – A arquiteta e urbanista Ana Cristina Lima Barreiros da Silva é a nova presidente do CAU/RO. A eleição ocorreu dia 15 de janeiro  durante a 70ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/RO, a primeira da nova gestão eleita em 2017. Seu mandato vai até 31 de dezembro de 2020.

 

 

Ana Cristina da Silva e Adson Moreira

 

Em votação entre os coordenadores das comissões, foi eleito como vice-presidente o arquiteto e urbanista Adson Jenner de Araújo Moreira. O CAU/RO possui comissões Ética e Disciplina; de Comissão de Ensino, Formação e Exercício Profissional; e de Atos Administrativos e Finanças.

 

Rondônia possui atualmente 733 arquitetos e urbanistas e 132 empresas atuam no setor. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

RORAIMA – Em Plenária Ordinária promovida dia 15 de janeiro, os conselheiros estaduais  elegeram Jorge Romano como o novo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR).

 

Nova diretoria: Sharonn Torreias, Jorge Romano, Rodrigo Ávila, Luiz Afonso e Luiz Carlos Nistal.

 

Como vice-presidente do CAU/RR foi eleito Rodrigo Ávila, que coordenará a Comissão de Organização, Finanças, Administração e Planejamento (COFAP). Para  Comissão de Ética, Exercício Profissional, Ensino e Formação (CEPEF) foi indicada como coordenadora a conselheira titular Sharonn Lorrayne Mendes Torreias. 

 

Roraima possui atualmente  179 arquitetos e urbanistas e 36 empresas atuam no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

SANTA CATARINA – A arquiteta e urbanista Daniela Pareja Garcia Sarmento presidirá o CAU/SC na gestão 2018/2020. A eleição ocorreu em 9 de janeiro.

 

Daniela Pareja Garcia Sarmento e Everson Martins

 

Como vice-presidente foi escolhido o arquiteto e urbanista Everson Martins. 

 

O Estado de Santa Catarina possui hoje 7.696 profissionais na ativa e 1.401 empresas no setor. 

 

SÃO PAULO – O arquiteto e urbanista José Roberto Geraldine Júnior presidirá o CAU/SP na gestão 2018/2020. A eleição ocorreu na tarde do dia 4, sob a condução do decano Flávio Marcondes. Votaram 55 conselheiros estaduais. Geraldine obteve 34 votos e Nabil Bonduk 21 votos. 

 

José Roberto Geraldine Júnior e Valdir Bergamini

 

Como vice presidente foi eleito o arquiteto e urbanista Valdir Bergamini. Ele obteve 34 votos e Vinicius Andrade 20 – houve uma abstenção.

 

O CAU/SP possui cinco Comissões Ordinárias: Ensino e Formação; Ética e Disciplina; Exercício Profissional; Fiscalização; Organização e Administração e Planejamento e Finanças.  Seus membros e coordenadores (as) foram igualmente eleitos no dia 4. Na próxima Plenária serão escolhidos os integrantes das cinco Comissões Especiais: Desenvolvimento Profissional; Política Urbana, Ambiental e Territorial; Comunicação ; Relações Institucionais e Patrimônio Cultural.  

 

O Estado de São Paulo conta hoje com 50.192 arquitetos e urbanistas na ativa e 6.088 empresas do setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

SERGIPE – A arquiteta e urbanista Ana Maria de Souza Martins foi reeleita, por unanimidade,  presidente do CAU/SE. A escolha ocorreu em plenária realizada em 9 de janeiro sob a presidência da conselheira Rosany Albuquerque. 

 

Ana Maria de Souza Martins, Marcelo Augusto Costa Maciel e a condutora da plenária, conselheira Rosany Albuquerque

 

Para vice-presidente foi escolhido o arquiteto e urbanista Marcelo Augusto Costa Maciel. O CAU/SE possui quatro comissões ordinárias: Ética e Disciplina, Ensino e Formação, Exercício Profissional, Orçamento e Contas. E mais uma especial de Políticas Públicas. Clique aqui para saber mais.

 

Sergipe tem hoje 1.078 arquitetos e urbanistas na ativa e 126 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

TOCANTINS – O arquiteto e urbanista Silenio Martins Camargo foi eleito presidente do CAU/TO. A eleição foi realizada na primeira Plenária do ano, no dia 11 de janeiro. 

 

Silenio Camargo, presidente do CAU/TO, e Luis Hildebrando Paz, vice-presidente
Silenio Camargo, presidente do CAU/TO, e Luis Hildebrando Paz, vice-presidente

 

Para vice-presidente, foi escolhido o arquiteto e urbanista Luis Hildebrando Ferreira Paz. O CAU/TO possui comissões ordinárias de Ética, Disciplina e Exercício Profissional; Planejamento e Finanças e Ensino e Formação, além de uma especial dedicada às Políticas Públicas Urbanas e Ambientais.  

 

Tocantins conta atualmente com 585 arquitetos e urbanistas e mais 163 empresas no setor. 

 

Clique aqui para saber mais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo