CATEGORIA

HOJE (O6), 14H: Conheça o case de ATHIS que o CAU Brasil levará para o AHA UIA 2022

As ações empreendidas pelo CAU Brasil e CAU/UF no fomento do direito à moradia por meio da Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) ganharão holofotes durante o AHA – Affordable Housing Activation (Ativação da Moradia Econômica). O case brasileiro será apresentado na sessão a sessão Global Architecture Exchanges (GAE) que faz parte da programação do Fórum Internacional promovido pela UIA (União Internacional de Arquitetos), entre 18 e 20 de maio em Madri, na Espanha. Em preparação ao evento que projeta o esforço dos arquitetos e urbanistas brasileiros em nível internacional, o CAU Brasil promove em 6 de maio o evento Mais arquitetos: uma proposta do CAU Brasil para promoção de moradia digna para todos. A conferência acontece em formato on-line com transmissão pelo canal do CAU Brasil no Youtube a partir das 14 horas.

 

 

O evento propõe a reflexão sobre a importância do financiamento de ações em ATHIS e melhorias habitacionais no Brasil como forma de remover barreiras para o acesso a moradia.  Desde 2015, o CAU Brasil vem fortalecendo a Lei da ATHIS como política pública para o pleno acesso do direito à moradia. Em 2017, o sistema CAU passou a dedicar 2% de seu orçamento para fomentar atividades e experiências práticas, o que resultou em mais de duzentas ações em todo o país. A partir de 2021, o CAU Brasil concentrou este esforço no programa Mais Arquitetos, com ênfase no Edital de Fomento 05/2021, que destinou R$ 1 milhão para nove projetos de diferentes regiões do Brasil. Somando o aporte adicional das entidades patrocinadas, o montante investido apenas no ano passado chega a quase R$ 1,5 milhão. 

 

Os resultados preliminares dos projetos contemplados pelo edital serão apresentados durante o evento, que contará com com abertura oficial da Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e da coordenadora da Comissão Especial de Política Profissional, Ana Cristina Lima Barreiros da Silva. A Diretora executiva da TETO Brasil, Camila Jordan, fará comentários sobre as ações desenvolvidas a partir do edital. Ela é uma das brasileiras convidadas a palestrar durante o AHA/UIA-Madri, juntamente com a arquiteta e urbanista Elisabete França, ex-coordenadora do Plano Municipal de Habitação de São Paulo e o ex-secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Sergio Magalhães.

 

CONHEÇA OS PAINELISTAS

 

Ana Cristina Lima Barreiros  

Arquiteta formada pela Universidade Federal do Pará, Doutora pela Universidade Federal Fluminense na área do Ordenamento Territorial Ambiental Urbano, Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Reabilitação Ambiental Urbana e Paisagística pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Desenho Estratégico pelo Instituto Europeo di Design. É conselheira federal do CAU/BR (2011 a 2017; 2021 a 2023), atual coordenadora da CPP-CAU/BR e foi presidente do CAU/RO de 2018 a 2020. 

 

Nádia Somekh 

Professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e conselheira da União Internacional de Arquitetos – UIA (2017). Atual Presidente do CAU Brasil na gestão 2021-2023, sendo a primeira mulher eleita para o cargo. Na cidade de São Paulo foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris. Foi conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020. 

 

Camila Jordan 

Engenheira ambientalista, foi membro do Ginsberg em CHPC, Nova Iorque, no qual utilizou tecnologia de ponta para buscar novas perspectivas no serviço público para a habitação. Também foi Diretora de Programa do The Basement Pilot, em Nova Iorque. No Brasil, dirige a ONG TETO, que trabalha pela construção de habitações de emergência a partir da mobilização de comunidades e de jovens voluntários, buscando o desenvolvimento de soluções centradas na infraestrutura e no desenvolvimento da capacidade comunitária. 

 

Evento AHA Mais arquitetos: uma proposta do CAU Brasil para promoção de moradia digna para todos

AHA Event: MORE ARCHITECTS – a proposal of CAU BRASIL to foster decent housing for all 

Data: 06 de Maio de 2022 

Horário: das 14h às 16h

 

PROGRAMAÇÃO:

 

– Abertura – Presidente do CAU Brasil Nadia Somekh 

– Apresentação geral do programa Mais Arquitetos 

– Apresentação do Edital de Fomento de ATHIS 2021 do CAU Brasil e apresentação dos resultados Projetos Contemplados

– Análise de Camila Jordan 

 

Saiba mais sobre a lei e as ações de ATHIS no Portal Moradia Digna 

 

Acesse o site do evento: www.ahamadrid.com/event

 

Atualizada em 05/05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Oficinas do Projeto Amazônia 2040: Construindo um Futuro Sustentável na Amazônia Legal

CATEGORIA

24º Seminário Regional da CED estuda aperfeiçoamento do Código de Ética e Disciplina

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Skip to content