PRÊMIOS

Conheça o Projeto Rede Acessível, vencedor do I Prêmio de Acessibilidade

 

Arquiteta Mônica Flores com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra Damares Alves em Prêmio de Acessibilidade (Foto: Divulgação)

 

A arquiteta e urbanista mineira Mônica Flores recebeu o I Prêmio de Acessibilidade, no eixo de Acessibilidade Arquitetônica, pelo seu projeto Rede Acessível. O prêmio foi promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pela Casa Civil da Presidência da República e coordenado pelo Projeto Pátria Voluntária. O objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho de entidades públicas, privadas e indivíduos com notória atuação na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência. A cerimônia aconteceu no dia 03 de dezembro de 2021 no Palácio do Planalto (DF).

 

O Rede Acessível tem o objetivo de integrar pessoas engajadas na promoção da acessibilidade mostrando a importância da arquitetura e urbanismo para a formação de uma cidade mais inclusiva. Segundo a reportagem do Jornal Voz Ativa, sobre a arquiteta e o seu projeto, “o conceito da rede é o próprio princípio da criação de uma rede, onde os fios são entrelaçados através de nós e que juntos formam um elemento firme, capaz de suportar grandes cargas”. O movimento tem como frase de impacto “A REDE somos todos nós”.

 

Foi a partir da iniciativa de Mônica Flores que muitas pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida passaram a se informar por meio da rede Whatsapp, compartilhando informações acerca da acessibilidade e interagindo entre si. O movimento Rede Acessível também foi o primeiro crowdfunding inclusivo das cidades históricas mineiras. A arrecadação coletiva tem o objetivo de implementar projetos e soluções arquitetônicas factíveis, compatíveis e em consonância com as cidades históricas.

 

A arquiteta Mônica Flores é natural de Ouro Preto, formada em Edificações pelo Instituto Federal Minas Gerais em 2010 e formada em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Anhanguera de Niterói em 2018. Atualmente trabalha no Studi○ MF Arquitetura e se dedica ao Rede Acessível.

 

Notícias relacionadas

Fonte: CAU/MG

 

MAIS SOBRE: PRÊMIOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo