ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

O CAU Brasil premiou cinco profissionais e uma iniciativa que se destacaram pela atuação em favor da valorização da Arquitetura e Urbanismo e em intervenções positivas nas cidades brasileiras ao longo de 2023. Os quatro profissionais reconhecidos na categoria Contribuição Profissional e um projeto na categoria Boas Práticas receberam a honraria durante a Solenidade Alusiva ao Dia do Arquiteto e Urbanista, realizada em 15 de dezembro, no Brasília Palace Hotel, na capital federal.

 

Na categoria “Contribuição Profissional”, o CAU reconheceu o trabalho de pessoas jurídicas ou projetos com atuação profissional relevante; engajamento social; inovação, criatividade e originalidade; e reconhecimento pela comunidade. O destaque na categoria “Boas práticas” considerou iniciativas realizadas em cidades de médio porte e que tenham impacto na comunidade; foco na sustentabilidade e meio ambiente; integração urbana; Inovação, criatividade e originalidade.

 

Conheça os premiados:

 

Categoria Contribuição Profissional

 

Karime Fayad

Arquiteta e urbanista, especialista em Gestão Urbana e Direito à Cidade e mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou na Prefeitura de Pinhais, onde atuou nas Secretarias de Obras Públicas e de Educação. Também participou do Planejamento Urbano da cidade. Atualmente é Prefeita de Rio Branco do Sul, onde montou sua equipe com mais de dez profissionais de arquitetura e urbanismo, possibilitando a execução dos programas Morar Bem e Cheque-Moradia em ATHIS – o primeiro deles, com patrocínio de editais de ATHIS do CAU/BR e CAU/PR. Realizou projetos de capacitação de mulheres para a realização de obras e melhorias habitacionais.

 

 

Pablo Cavalcante de Albuquerque Fernandes

Arquiteto e Urbanista (FAU-UFAL), atual Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas (IAB/AL) – Gestão “Cidade e Cultura”.  Coordenador do BrCidades Maceió, membro do Núcleo de Estudos – Morfologia dos Espaços Públicos (MEP-FAU-UFAL) e membro do Abrace a Garça (Movimento pelo Direito à Cidade). Responsável pela proposta no PPA Participativo “Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – 1 Arquiteto Urbanista para cada 20 mil habitantes”, sendo a 23ª proposta mais votada entre as 8.254 enviadas e incorporada parcialmente no planejamento do MCidades, através do programa “Periferia Viva”.

 

Ester Carro

Arquiteta e Urbanista Social, professora e pesquisadora no Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório de Cidades do Arq.Futuro e Insper e presidente do Fazendinhando, um movimento de transformação territorial, cultural e social nas comunidades de São Paulo. Em 2019, foi uma das selecionadas para participar da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura, com o projeto intitulado “Contribuições para outra narrativa”, exposto no Centro Cultural de São Paulo. Mestre em Projeto Produção e Gestão do Espaço Urbano pela FIAM – FAAM Centro Universitário, é Pós-graduada em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade e em Urbanismo Social pelo Insper. Vencedora do Prêmio Veja SP na categoria Prêmio Especial por seu ambiente na CASACOR SP 2023

 

Ângela Gordilho

Arquiteta e Urbanista (FAUFBA) com mestrado em planejamento urbano e regional (IPPUR-UFRJ) e doutorado em arquitetura e urbanismo (FAU-USP). É professora no PPGAU/UFBA e coordenadora do LabHabitar/FAUFBA. Foi Secretária de Habitação de Salvador (2005/2008), presidente da ANPARQ (2019/2020) e coordenadora da implantação da RAU+E/UFBA (2011 à 2019). Integra o Comitê Assessor CNPq/AU, BrCidades e o GT Extensão ANPARQ.

 

 

Categoria Boas Práticas

 Complexo Turístico – Igarapé Ilha do Coco e Parque dos Ipês – Igarapé Lajeado | Prefeitura de Parauapebas, Pará

 

Arquiteto: Marcio Ricardo Dos Santos Levy

 

O Complexo Turístico e o Parque dos Ipês são dois equipamentos de preservação ambiental, cultura, lazer e impacto social de Parauapebas, executados no âmbito do Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). O Prosap é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da área de intervenção, mediante a oferta de infraestrutura de saneamento ambiental, mobilidade urbana, qualificação de espaços públicos, reassentamento e remanejamento de pessoas de áreas de risco e a integração das áreas de intervenção ao restante do tecido urbano da cidade. Os dois parques possuem modelo de gestão participativo, com escuta e integração constante com lideranças das comunidades em que estão inseridos.

 

Inaugurado em junho de 2022, o Parque dos Ipês revitalizou uma grande área de alagamento na periferia da cidade, sendo uma infraestrutura de macro e micro drenagem.  Com 28 mil metros quadrados, conta com pista de skate, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parque infantil, fonte luminosa e recebe 20 mil pessoas mensalmente.

 

O Complexo Turístico foi  inaugurado em novembro de 2022 e inserido na Área de Preservação Ambiental (APA) do Igarapé Ilha do Coco. Tem como finalidade a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, se consolidando como um equipamento de proteção e promoção do conjunto paisagístico e ecológico da região. Além de contar com programas de recuperação de recursos naturais, pesquisas cientificas, educação ambiental, turismo ecológico e ser um instrumento de combate a ocupação ordenada do solo.  Conta com diversos exemplares da biodiversidade da região amazônica apoiados do ICMBio e recebe cerca de 20 mil visitantes por mês.

 

SAIBA MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DOS PREMIADOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Autor da Lei da ATHIS, arquiteto Zezéu Ribeiro ganha homenagem póstuma na Câmara Federal

Pular para o conteúdo