O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) publicou os resultados do Edital de Apoio em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS 2024. A iniciativa, que busca promover melhorias habitacionais para famílias de baixa renda, recebeu propostas de 12 instituições, incluindo Instituições de Ensino Superior e Prefeituras Municipais.
O edital foi aberto a órgãos e entidades públicas, consórcios e entidades privadas sem fins lucrativos, buscando apoiar iniciativas que ampliem a capacitação e execução de ações voltadas à Arquitetura Social em Minas Gerais.
Os projetos selecionados terão apoio financeiro para desenvolver ações e capacitações ligadas à habitação social, promovendo impactos positivos e estruturais em diversas comunidades. Esse apoio é parte dos esforços do CAU/MG em investir no campo, reforçando a importância do acesso à moradia digna e contribuindo para a qualidade de vida de famílias de baixa renda.
Projetos contemplados
Os projetos aprovados no Edital de Apoio em ATHIS 2024 para receberão apoios de até R$100mil.
1º – Elaboração e execução de projetos de Arquitetura e Urbanismo para famílias clientes do GEPHIS – Escritório Público de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ: Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ e Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del-Rei – FAUF
2º – Programa HABMUR: Prefeitura de Muriaé
3º – Aprimoramento da Plataforma “[REFORMA] na palma da mão” versão 2.0: Fundação de Apoio Universitário – FAU
4º – Implementação, articulação e consolidação do Programa ATHIS: A experiência de Juiz de Fora/MG: Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva – EMCASA
5º – Formação de Assessorias Técnicas para Adequação Urbana articulada a Infraestrutura de microdrenagem e manejo de águas pluviais em assentamentos precários: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP.
(Com informações de CAU/MG)