No último dia do ano, 31 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) encerrou o prazo de inscrições e de envio dos trabalhos do Edital de Chamada Pública Aberta para Registro em Acervo de Boas Práticas Urbanas. A chamada pública não envolvia concurso e premiações ou qualquer prêmio em dinheiro para às iniciativas que registraram inscrições.
As experiências que atenderam os critérios de acordo com o edital descrito na chamada publicada começaram a ser publicadas no hotsite do CAU Brasil. Dentre elas estão projetos de Palhoça, em Santa Catarina; São Carlos, Araraquara e Santos, em São Paulo; Juiz de Fora e Uberaba, em Minas Gerais, entre outros.
As inscrições obtidas permitirão a criação de um acervo de boas práticas urbanas com soluções para problemas com impacto coletivo nas cidades a partir da Arquitetura e Urbanismo. As experiências poderão fomentar a replicação das práticas pelo território nacional inspirado a formulação de políticas públicas dirigidas a superar problemas urbanos.
De acordo com o edital, os trabalhos poderiam ser realizados em qualquer município do país, desde que houvesse na equipe responsável pelo projeto, obra ou instalação ao menos um profissional de arquitetura e urbanista com a sua regularidade comprovada perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Clique aqui e conheça projetos de referência de boas práticas.
O edital é um desdobramento da “Carta Aberta aos (à) Candidatos (as) Eleições 2022” que reuniu as propostas dos arquitetos e urbanistas para embasar políticas públicas capazes de impactar questões estruturais no território brasileiro. Com o objetivo de registrar e divulgar iniciativas bem-sucedidas de intervenções urbanas, agregando contribuições de cidadãos e cidadãs, organizações e órgãos públicos interessados em somar ao debate introduzido pela Carta.
Acesse “Carta Aberta aos (à) Candidatos (as) Eleições 2022”.