CAU/BR

Conheça projetos inovadores da CEF/CAU Brasil para o avanço da qualidade da formação

Os principais desafios da formação profissional em arquitetura e urbanismo estiveram em debate nos dias 10 e 11 de março, durante o Encontro de coordenadores das Comissões de Ensino e Formação do CAU Brasil. Em formato híbrido, presencial e on-line, o evento reuniu arquitetos e urbanistas que exercem a docência e atuam como conselheiros nas comissões que tratam do tema dentro dos CAU/UF. Foi um espaço para apresentação dos projetos que vem sendo gestados pela Comissão de Ensino e Formação e que serão desenvolvidos ao longo de 2022. A programação também contou com uma palestra do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro, Renato Janine. Assista aqui

 

Em sua saudação, a presidente do CAU Brasil Nadia Somekh falou sobre o papel estratégico da CEF para alcançar a missão do sistema CAU e os objetivos da gestão. A presidente parabenizou os coordenadores de comissão pelo trabalho que vem desenvolvendo junto à comissão. “Este grupo seleto é nossa pérola. Se o ano passado foi um ano de listar os nossos desafios, este é o ano de executar as ações e este grupo tem uma missão muito importante”, afirmou.

 

 

Nadia retomou as cinco frentes em que a gestão pretende priorizar sua atuação: a relação com a sociedade, a fiscalização, o fortalecimento institucional do CAU e a formação de arquitetos comprometidos com um projeto nacional. Destacando este último ponto, a presidente retomou a fala do ex-ministro Renato Janine durante o evento. “Este grupo ouviu o recado sobre a necessidade de construir um projeto de Brasil. Isso se faz com educação, que é o objeto de vocês”, afirmou.

 

O Encontro de coordenadores das Comissões de Ensino e Formação começou no na tarde do dia 10 de março com o intercâmbio entre os CAU/UF. Os projetos que a CEF/CAU Brasil vai desenvolver em 2022 foram apresentados na sexta-feira, dia 11. Entre eles, estão a retomada do Projeto de Acreditação de Cursos, desenvolvido pelo Comitê Executivo do Projeto Piloto de Acreditação (CEPPA) e CEF/CAU Brasil, e a revisão de normativas.

 

Confira outros projetos previstos para este ano:

 

Seminário Nacional de Coordenadores das CEF

 

O Seminário Nacional de Coordenadores das CEF, que pretende tratar da relação entre a formação, atribuição e prática profissional. Previsto para o mês de setembro, o evento deverá refletir sobre o papel do CAU na formação do arquiteto e sua contribuição para a qualificação dos egressos das faculdades de arquitetura e urbanismo. Através de mesas temáticas, painéis de apresentação de boas práticas, palestras e oficinas, o seminário deverá contemplar os eixos da formação continuada, pesquisa, extensão, ensino e práticas profissionais.

 

“É um seminário para construir a identidade do CAU nesta temática”, apontou Valter Caldana. Segundo o coordenador da CEF, a necessidade social da arquitetura e urbanismo e o papel do CAU estão na centralidade dos debates. “Sonhamos durante meio século ter um conselho para colocar a arquitetura no seio do Estado. Transformar a arquitetura numa carreira de Estado é nossa maior batalha, e isso se faz construindo a relação entre a formação, atribuição e prática profissional, que é o que debateremos neste seminário”, complementou.

Valter Caldana, coordenador da CEF

 

Banco de Dados Interativo

 

Procurando ampliar a disponibilidade de informações sobre a formação em arquitetura e urbanismo no Brasil, a CEF está construindo o Banco de Dados Interativo. A intenção é criar um banco próprio e permanente com categorias aprimoradas, aprofundando os dados disponíveis na base oficial dos cursos e Instituições de Educação e_MEC, do Ministério da Educação. Através do sistema, que será desenvolvido por uma startup contratada por meio de licitação, a CEF pretende consolidar uma base de dados capaz de instrumentalizar tomadas de decisão e a formulação de políticas públicas. “Queremos que seja um poderoso instrumento de comunicação da nossa área de formação e ensino com todos os agentes e, assim, animar docentes, estudantes, empresas e administrações públicas envolvidas na área”, explicou Valter Caldana.

 

Projeto Lelé

 

Ao final do encontro, o coordenador Valter Caldana apresentou ao público o desenho geral do Projeto Lelé. A proposta prevê a inserção de estudantes em fase de conclusão de cursos de arquitetura e urbanismo em atividades práticas desenvolvidas por municípios brasileiros sem acesso a profissionais. Por meio do projeto, explicou Caldana, o CAU oferece uma ação prática e uma amostra da contribuição da arquitetura e urbanismo e dos profissionais para a construção da cidadania.

 

O nome do projeto é uma homenagem a João Filgueiras Lima, o Lelé, autor de um legado para a arquitetura brasileira que conjuga inovação e inserção social e que faria 90 anos em 2022. “Ele era um homo faber: detectava o problema, projetava a peça e ia à fábrica. Um exemplo do que é o nosso papel na Construção Civil do país, com “C” maiúsculo, no sentido de civilidade, urbanidade, construção da cidadania. Um exemplo para os nossos estudantes”, disse o coordenador.

 

A apresentação do projeto contou com a participação especial do arquiteto Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, que trabalhou com Lelé ao longo de quarenta anos da sua carreira. “Lelé é um exemplo a ser preservado, um arquiteto voltado para o seu tempo. Tem uma importância fundamental para minha formação não apenas como arquiteto mas também como cidadão”, declarou.

Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, ex-presidente do CAU Brasil 

 

Ex-presidente do CAU Brasil, Haroldo Pinheiro lembrou que a aproximação de estudantes de arquitetura e urbanismo com as necessidades dos municípios do interior do Brasil para realização de projetos de ATHIS era uma ideia alimentada desde a primeira gestão. “É muito parecido com o que a gente queria mesmo sem nunca ter conversado sobre isso. Torço muito por este projeto que representa o que é de fato o papel do CAU”, declarou.

 

O encontro teve transmissão ao vivo pelo canal do CAU/Brasil no Youtube ou diretamente. Acesse a íntegra dos vídeos do Encontro das Comissões de Ensino e Formação

 

 

 

Leia também:

 

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