O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) realizou, na sexta-feira (29/11), uma palestra sobre transformação digital com Fernando Mitkiewicz, superintendente de Tecnologia e Transformação Digital (CIO) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ex-secretário do Governo Digital (líder do Gov.br). O evento ocorreu durante a 154ª Reunião Plenária Ordinária, na sede do CAU/BR.
Fernando Mitkiewicz apresentou vários conceitos que ajudam a entender o que de fato é Transformação Digital. O superintendente explicou que o conceito sobre o tema envolve mais transformação do que digital. Ele falou também que, para inovar, não basta ser criativo. “Quem é inovador é quem entrega”, destacou. “Inovação não é algo único, monolítico. Ela acontece dentro da organização em muitos lugares”, completou.
Octógono da inovação
Ao longo da apresentação, Mitkiewicz falou sobre o octógono da inovação, que envolve estratégia, liderança, cultura, pessoas, estrutura, funding, processo e relacionamento. Após apresentar os tópicos do octógono, Fernando falou sobre as vantagens de um portfólio de inovação, como a possibilidade de fazer um balanceamento das iniciativas entre as diversas dimensões e perspectivas de inovação, promover uma integração entre os diferentes tipos de iniciativas e buscar garantir a tração e mensurar o retorno.
Guia da Transformação Digital
Durante a palestra, Mitkiewicz apresentou um guia da transformação digital, baseado no livro de David Rogers, autor e professor considerado referência na área. O guia apresentado por Fernando sugere as seguintes ações:
- explore redes de clientes;
- construa plataformas;
- converta dados em ativos;
- inove por experimentação rápida;
- adapte sua proposta de valor.
O superintendente de Tecnologia e Transformação Digital (CIO) da ANAC detalhou e exemplificou essas ações e como elas influenciam na Transformação Digital.
Governo Digital
A última parte da palestra foi sobre o Governo Digital. Fernando apresentou o histórico do tema no governo federal. Inicialmente, era o chamado Governo Analógico, com foco, como o próprio nome sugere, em processos analógicos. Depois, houve um avanço para o e-Governo, com foco no usuário e orientado para a oferta. Nesse modelo, a transparência começou a ganhar mais destaque.
Em seguida, chegou o Governo Digital, com foco nos serviços orientados para a necessidade do usuário. Nesse modelo, passa-se a entender o governo como plataforma e a transparência continua ganhando força.
Hoje, existe também o conceito de GovTech. De acordo com o site do próprio gov.br , GovTechs “são empresas focadas em tecnologia, processos de trabalho e soluções ágeis, com o propósito de gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos”.
Anac
Fernando falou também sobre o trabalho na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A autarquia trabalha com 132 serviços prestados para mais de 10 perfis diferentes de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas.
O superintendente contou que, no dia 4/12, será lançando o Super App da ANAC, um dos produtos que mostram a transformação digital da agência. Conforme informações do site da Anac, o Super App “é um aplicativo desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil para guiar aspirantes a pilotos em suas trajetórias iniciais para obtenção da primeira licença de piloto privado”.
Transformação Digital para o CAU/BR
A Transformação Digital vem ganhando destaque no dia a dia do CAU/BR após o diagnóstico do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), que pontuou a importância e a necessidade de se pensar melhor em uma estratégia de transformação digital para a autarquia. Ao longo de novembro, colaboradores do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e da Secretaria Geral da Mesa (SGM) participaram de uma capacitação sobre o tema.
No fim da apresentação, Fernando Mitkiewicz deixou recomendações para o processo de transformação digital no CAU/BR. Entre as sugestões, ele falou, entre outros pontos, sobre direcionadores estratégicos e diagnóstico institucional.
“Conseguimos perceber o quanto a Transformação Digital é peça fundamental neste novo momento do CAU e o quanto a Gestão da Inovação é estratégica para o Conselho. Através desta integração entre Conselheiros, gestores e times técnicos e, através de um processo de experimentação contínua, conseguiremos avançar na criação de novas soluções no CAU Digital que realmente resolvam os problemas e dores dos Arquitetos e Urbanistas, CAU/UFs e CAU/BR”, comentou Bruno Neri Torquatto, gerente do CSC.
Após a palestra, os conselheiros federais puderam fazer contribuições e tirar dúvidas.
Leia também
CAU/BR promove capacitação sobre transformação digital para colaboradores
Especialista em TI da ANAC fala sobre transformação digital no governo