RECENTES

CAU/RR diploma conselheiros para o triênio 2015-2017

São três anos de instalação no estado e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Roraima (CAU/RR) avalia que os profissionais do ramo e a sociedade roraimense podem comemorar os avanços de valorização e implementação de tecnologias que ajudam a fiscalizar obras e interação da instituição com arquitetos e urbanista de Roraima e de todo o Brasil. Por isso para reconhecer essas e outras conquistas dia 12/12, o CAU/RR promoverá a diplomação dos novos conselheiros para o triênio 2015-2017, no Espaço Ideias, Bairro São Francisco, às 19h30.

No evento também houve homenagens aos conselheiros que foram pioneiros na implantação do Conselho em Roraima, desde quando a Lei 12.378/2010 instituiu a criação do CAU em cada estado do Brasil. Conforme o presidente do CAU/RR, o arquiteto e urbanista, Pedro Hees, os profissionais podem e devem comemorar, pois a criação e implantação do próprio Conselho não foi tarefa fácil depois da luta de 50 anos de história. Segundo ele, conseguiram implantar um Conselho forte, apesar do estado ser o menor em números de arquitetos e urbanistas formados em todo o Brasil com pouco mais de 80 profissionais.

“Temos muito a comemorar todo o processo de implantação. Nesses três anos Conseguimos colaborar na criação do novo Sistema de Cadastro de Profissionais o (Siccau – Sistema de Comunicação do CAU) que, também, é um sistema de registro onde há a facilidade de cadastrar as obras que serão executadas e o Registro de Responsabilidades Técnicas (RRTs) dos profissionais”, destacou Hees.

Além disso, segundo ele, os CAUs em todo o Brasil, conseguiram melhorar a visão que a sociedade tinha do profissional arquiteto e urbanista para o desenvolvimento da construção, dos projeto urbanos, nas cidades, nas obras, nas residências, nos escritórios, nos espaços de lazer e as atribuições exclusivas inerentes à profissão.

Outro fator que melhorou a visão dos arquitetos foram as inúmeras capacitações, palestras, workshops e seminários que trouxeram esclarecimentos de legislação, resoluções e tramites no Congresso Nacional para que os profissionais tivessem acesso à todas as mudanças vigentes do Conselho. Além de capacitá-los em obras, planejamento, orçamento, tecnologias e sustentabilidade.

“Temos apoio de uma assessoria parlamentar no CAU/BR. Conseguimos grandes vitórias com isso. Precisamos nos articular cada vez mais para fortalecer o CAU e garantir a continuidade em eficácia da nossa profissão”, defendeu Hees.

 

CAU e Universidade

Outra iniciativa que desenhou o fim positivo da gestão atual é o contato com os acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e os caminhos que o CAU pretende seguir para ajudar os novos profissionais que vão sair da universidade para o mercado de trabalho. E para isso, segundo Hees, o CAU/RR pretende levar o Conselho para dentro da UFRR e mostrar aos alunos de arquitetura como funciona e porque o CAU existe.

“Não estamos aqui somente para fiscalizar. Estamos à disposição do profissional e dos futuros profissionais, pois eles serão os próximos conselheiros e vão continuar o trabalho. Por isso em nossos eventos sempre chamamos os estudantes para participarem das atividades”, disse.

 

Benefícios em investir num profissional

Para quem ainda pensa que contratar o arquiteto é um gasto desnecessário, o presidente do CAU/RR defende que a obra pode ficar mais barata até 40% se o projeto for executado à risca.

“Na verdade Nunca foi caro contratar. Se alguém contrata um profissional qualificado, terá boa economia na obra do que fazer por conta própria. Uma obra planejada é executada de acordo com o planejamento, então você evita desperdício de mão-de-obra, de material, com quebradeira e modificação desnecessária durante a execução, sem contar com o conforto que vem após o término da construção”, disse.

Nova diretoria triênio 2015-2017

No dia 5 de novembro houve eleição para escolher os novos conselheiros que farão parte da diretoria do CAU/RR. Foram eleitos cinco conselheiros, que em Janeiro de 2015, em data ainda a ser definida, escolherão entre eles o novo presidente e os demais cargos institucionais. É uma espécie de regime parlamentar instituído pela lei 12.378/2010.

A nova gestão tem o desafio de continuar o trabalho que vem vendo feito pelo CAU/BR nas unidades federativas em todo o Brasil e construir novos rumos seguindo preceitos de valorização profissional.

Aniversário de Niemeyer

Dia 15 de dezembro, aniversário de nascimento de Oscar Niemeyer, foi escolhido como o Dia do Arquiteto e Urbanista. Nesse dia o CAU/BR fará homenagem ao ícone da arquitetura no Brasil e diplomará em Brasília os Conselheiros Federais. De Roraima, será diplomado o arquiteto e urbanista, Luiz Afonso Maciel.

“É um grande orgulho para todos os profissionais arquitetos e urbanistas terem nesse dia uma homenagem ao profissional e de um profissional tão qualificado como Niemeyer”, ressalto Maciel.

Oscar Niemeyer (1907-2012) foi arquiteto brasileiro. Responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, capital do Brasil. Possui mais de 600 projetos em todo o mundo. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história. Tem como característica principal o uso do concreto armado para as construções, com estilo inconfundível.
Fonte: CAU/RR – Publicado em 16/12/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo