CATEGORIA

Conselho de Arquitetura entrega carta aberta a candidatos de Tangará

O documento foi entregue aos quatro candidatos.
O documento foi entregue aos quatro candidatos.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil de Mato Grosso (CAU/MT), na ocasião representado pelo conselheiro federal Luciano Narezi, entregou na noite da última segunda-feira, 19, uma carta aberta aos quatro candidatos a prefeito de Tangará da Serra.

 

Neste documento, assinado pelo presidente do CAU/MT, Wilson Fernando Vargas de Andrade, o Conselho de Arquitetura propõe à sociedade, aos políticos candidatos nas eleições municipais deste ano, um pacto pela qualidade de vida da cidade. “O CAU Brasil, juntamente com todos os Conselhos de Arquitetura dos Estados, fez uma carta aberta a todos esses candidatos falando de planejamento urbano e falando sobre os rumos que nós arquitetos, o nosso olhar, para a cidade. Então essa carta fala de mobilidade urbana, de infraestrutura urbana, de planejamento urbano, os espaços livres e os espaços que os cidadãos tem direito e querem ocupar na cidade”, explica o conselheiro, ao destacar que este documento provém de um movimento nacional dos arquitetos e urbanistas mobilizados com o propósito de debater as questões relevantes para  a Gestão Municipal.

 

“A carta tem por objetivo proporcionar à população parâmetros para orientar sua reivindicação por cidades mais dignas e justas, sustentáveis e ambientalmente seguras na perspectiva de uma gestão democrática baseada no planejamento e organização, com a garantia da continuidade de planos, projetos, ações e a aplicação de políticas que reflitam as realidades sociais”.

 

Documento será entregue a todos candidatos

 

A carta aberta está sendo entregue pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em praticamente todos os municípios, oportunizando que os políticos candidatos contem no documento com as bases para a formulação ou aperfeiçoamento de seus programas de governo integrados à visão de um planejamento de longo prazo, que expresse o compromisso com uma agenda urbana transformadora do destino das cidades e dos cidadãos brasileiros.

 

“Essa carta é como se fosse um grande pedido aos candidatos que forem eleitos, para que cuidem do Brasil, cuidem das cidades brasileiras. E eu, como representante do CAU Brasil e CAU Mato Grosso, venho trazer essa carta aberta aos nossos quatro candidatos de Tangará da Serra, com muito orgulho”, destacou o conselheiro federal Luciano Narezi.

 

No documento estão três os grandes fundamentos do pacto: a governança metropolitana; plano de desenvolvimento urbano integrado e integrador da cidade, e seu desdobramento para as escalas do bairro, da quadra, da rua e do lote; e o monitoramento constante das metas desses planos, a ser efetuada pelos gestores das cidades, com total transparência para a população. “Quero deixar isso registrado como uma contribuição que o CAU Brasil e CAU Mato Grosso tem para os próximos prefeitos eleitos no Brasil inteiro e, especialmente, aqui em Tangará”.

 

O documento foi entregue aos candidatos Fábio Martins Junqueira (PMDB), Sílvio José Sommavilla (PDT), Vander Alberto Masson (PSDB) e Vanderlei Reck Júnior (PSD) pouco antes do início do debate promovido pela 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tangará da Serra.

 

Clique aqui e leia a carta na íntegra. 

 

FONTE: CAU/MT

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo