O Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU-IAB), constituído pelos ex-presidentes do IAB e mais 40 membros eleitos, reuniu-se de 17 a 20 de janeiro em Brasília para seu 153º Encontro. Na pauta, debates sobre Concursos Públicos de Arquitetura, Novo Marco Legal de Regularização Fundiária e a experiência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF). A Codhab-DF está realizando desde 2015 um projeto revolucionário na periferia de Brasília, com a instalação de dez postos de assistência técnica em comunidades, 50 mutirões de renovação urbana, 12 concursos públicos de Arquitetura e mais de 30.000 escrituras entregues (saiba mais). O trabalho é liderado pelo arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB e atual diretor da Codhab-DF. Houve ainda o lançamento do livro “Arquitetura em Retrospectiva”, publicação que resgata a história das 10 Bienais de Arquitetura de São Paulo, realizadas entre 1973 e 2013, da arquiteta e urbanista Elisabete França.
O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, participou do encontro no dia 18 de janeiro. Luciano reafirmou sua intenção de promover um diálogo constante do CAU/BR com as entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo e reafimrou seu compromisso com a realização do Congresso Mundial de Arquitetos UIA.2020.Rio, que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, com organização do IAB. Espera-se reunir mais de 10.000 arquitetos de todo o mundo na ocasião. Saiba mais aqui. O presidente do CAU/BR falou ao lado de Nivaldo Andrade, presidente do IAB Nacional, e Célio Costa, presidente do IAB-DF.
No dia 18, Luciano Guimarães retornou ao COSU, desta vez acompanhado pela engenheira Fátima Có, presidente do CREA-DF, que cedeu seu auditório para o encontro. Na década de 90, ela presidiu pela primeira vez o CREA-DF, mesma época em que Luciano presidiu o CREA-CE. “Minha visão é de que arquitetos e engenheiros devem estar unidos, pois atuamos na mesma área e temos os mesmos princípios e cuidados que a sociedade espera de nosso trabalho”, disse ela aos participantes do encontro. Citou como exemplo uma ação de fiscalização que o CAU/DF e o CREA-DF realizaram em conjunto impedindo a continuidade de obras irregulares em escolas da cidade. Luciano Guimarães igualmente enfatizou a necessidade desse trabalho integrado em benefício de nossas cidades. “Já trabalhamos nessa forma em campo, não serão dois Conselhos que nos distanciarão”.
O Encontro acontece em homenagem aos arquitetos e urbanistas Christina Jucá e Raul Nobre Jr, falecidos em 2017. Christina foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), onde marcou gerações de arquitetos que passaram pela escola. Saiba mais aqui. Raul foi vice-presidente do CAU/BA entre 2011 e 2017, vice-presidente do IAB/BA e membro da Comissão de Exercício Profissional da UIA, representando o Brasil.
O 153º Encontro do Conselho Superior do IAB conta ainda com uma programação cultural, que inclui uma visita à exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Na sexta, os arquitetos e urbanistas vão visitar dois postos de assistência técnica da Codhab-DF, onde conhecerão as equipes que realizam projetos gratuitos para a população com renda inferior a três salários mínimos.