Clipping

Conselhos de Arquitetura e Urbanismo recorrem de decisão judicial que restringe atribuições de arquitetos e urbanistas 

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 14 de Dezembro de 2023. 

Edição #16921 

 

Brasília, 14 de Dezembro de 2023. 

 

DESTAQUES 

 

CAU/BR: Conselhos de Arquitetura e Urbanismo recorrem de decisão judicial que restringe atribuições de arquitetos e urbanistas 

Em documento firmado pelos advogados do CAU/BR e do CAU/MT, os Conselhos requereram o ingresso dos dois na Ação movida por uma empresa contra o CREA/MT e, na mesma peça, ofereceram embargos de declaração buscando o esclarecimento da sentença. A motivação da ação da empresa é a lavratura de auto de infração pelo CREA/MT porque ela estaria realizando obra de ampliação de edificação supostamente sem responsável técnico. 

 

CAU/BR/INSTAGRAM: CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Lancenllotti, mas lamenta que mídia insista em usar expressão “arquitetura hostil”, que não consta em lei 

A medida, apoiada pelo CAU Brasil em 2021, veda o uso de técnicas construtivas hostis em espaços públicos, repudiando materiais e estruturas que afastem pessoas em vulnerabilidade. A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, celebra a regulamentação da lei, mas lamenta o uso por parte da mídia da expressão “arquitetura hostil” para referir-se a ela e acrescentou que: “A essência da arquitetura é o acolhimento, então é incongruente falar em arquitetura hostil”. 

 

CAU/BR: Athis: Iniciativas do CAU/RS são referência para Fiocruz 

Programas Casa Saudável e Nenhuma Casa sem Banheiro passam a integrar o banco de experiências na Plataforma IdeiaSUS, da Fiocruz. Iniciativas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), os programas ATHIS Casa Saudável e Nenhuma Casa sem Banheiro consolidam-se como referência nacional: ambas passam a integrar o banco de experiências exitosas do SUS da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. 

 

CAU/SP: Nova fase da campanha publicitária alcança bairros nobres e comunidades para valorizar arquitetos(as) e urbanistas 

Com o mote “Arquitetas, arquitetos e urbanistas desde sempre, sempre presentes”, a mensagem desta campanha é reforçar os ‘saberes e práticas’ dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, e mostrar que é ‘para todos os bolsos’, usando uma linguagem simples, e estando atenta à diversidade e variedade das áreas de atuação deste campo. 

 

CAU/MT: E-book gratuito “Documentos da Arquitetura moderna no Brasil”

O material é produto cultural planejado pela comissão executiva do Docomomo Brasil (gestão 2022-2023), com o objetivo de divulgar o resultado de pesquisas e atividades desenvolvidas por profissionais filiados a instituição que estudam e atuam com a preservação do patrimônio da modernidade no país. 

 

LEI DE ZONEAMENTO SP 

 

Folha de S. Paulo: Limites paulistanos 

Em uma metrópole marcada pelo crescimento vertiginoso e pouco ordenado, estabelecer e padronizar o alcance de edificações residenciais e comerciais —e seus impactos no tecido urbano— é estratégico na busca de um futuro mais sustentável, sobretudo diante dos porvires das mudanças no clima. 

 

Estadão: Ipiranga, Mooca e mais bairros: Câmara vota projeto que muda zonas sul e leste 

Operação urbana é discutida em São Paulo há mais de 20 anos; proposta prevê regras especiais para verticalizar e transformar áreas de passado industrial, com objetivo de dobrar número de moradores a longo prazo. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/AL: Resultado final | 1ª Etapa SPS Nº02/2023 

O CAU/AL torna público A LISTA DE CLASSIFICADOS FINAL PARA A 2ª ETAPA, em ordem alfabética, referente a análise curricular, após análise dos recursos conforme itens 5.2 e 6.2 do edital de SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2023. 

 

CAU/MT: Conselhos de Arquitetura e Urbanismo recorrem de decisão judicial que restringe atribuições de arquitetos 

Em documento firmado pelos advogados do CAU/BR e do CAU/MT, os Conselhos requereram o ingresso dos dois na Ação movida por uma empresa contra o CREA/MT e, na mesma peça, ofereceram embargos de declaração buscando o esclarecimento da sentença. 

 

CAU/MT: Regulamentada Lei Padre Júlio Lancellotti que veda técnicas construtivas com obstáculos em espaços públicos 

A Lei altera o Estatuto da Cidade vedando o emprego de materiais, estruturas, equipamentos e técnicas construtivas com obstáculos em espaços livres de uso público, de modo a promover o afastamento de pessoas em situação de rua e outros segmentos da população. 

  

CAU/RJ: FreeCAD melhora a bancada TechDraw com seleção múltipla 

Em um contexto relacionado a CAD e arquitetura, podemos comparar a bancada TechDraw do FreeCAD com os Layouts (ou paperspace) do AutoCAD .  

 

CAU/RJ: BlenderBIM adiciona acesso nativo ao dicionário bSDD 

Se você ainda não conhece o BlenderBIM, este é um complemento para o Blender que adiciona uma ampla gama de opções para desenvolver projetos de arquitetura usando BIM. 

  

CAU/SC: Plenária de posse do CAU/SC será no dia 18 de dezembro 

Conselheiros Estaduais eleitos em outubro vão tomar posse no Hotel Majestic, às 18h.  

  

CAU/SP: No dia 18/12, a última reunião plenária do ano e a posse dos novos conselheiros 

Nesta mesma data, serão realizadas a 36ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/SP – 2021-2023, na parte da manhã, e a 7ª Reunião Plenária Extraordinária do CAU/SP – 2021-2023, a partir das 14h. Ambas terão transmissão online pelo portal YouTube. 

 

CAU/SP: Agenda revela diretrizes e ações propostas para os próximos dez anos do CAU/SP 

A “Agenda de Futuro para a Arquitetura e Urbanismo” reúne eixos, diretrizes e ações que poderão nortear a atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP frente aos profissionais e à sociedade nos próximos dez anos. 

 

ENTIDADES 

 

CBIC: CBIC participa de seminário sobre Minha Casa, Minha Vida Cidades 

Promovido pelo Ministério das Cidades, o encontro teve o intuito de abordar os procedimentos da iniciativa que permite aporte de contrapartidas de estados e municípios, além de recursos extras que podem ser originários de emendas parlamentares. 

 

CBIC: Deu na Mídia: Fraudes em ações por ‘vício construtivo’ preocupam construtoras 

O volume de ações judiciais pedindo indenização por problemas em construções, conhecidos como “vícios construtivos”, saltou nos últimos cinco anos. Trazendo a visão do setor, o jornal Valor Econômico entrevistou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para falar sobre o problema enfrentado. 

 

FNA: Saergs divulga vencedores do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2023 

A premiação Arquiteto e Urbanista do Ano do Saergs já ocorre há 27 anos sem interrupção, tendo iniciado em 1996. Além disso, já foram quase 100 homenageados ao longo dos anos. O prêmio é conferido anualmente aos profissionais gaúchos que se destacam por sua atuação em atividade vinculada à arquitetura e urbanismo, seja de forma direta ou indireta. 

 

PATRIMÔNIO
 

G1/AM: Teatro Amazonas e Theatro da Paz preparam candidatura ao título de Patrimônio Mundial 

Teatros, situados em Manaus e Belém, respectivamente, são símbolos do ciclo da borracha na Amazônia. De acordo com a SEC-AM, os dois patrimônios já estão inseridos na Lista Indicativa da Unesco 

 

ESPECIALIZADOS 

 

VitruVius: Chamada Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo até 17 de março 2024 

A edição de 2024/2 agregará artigos bilíngues que tratam do tema “Espaço público. Projetos, Conceitos, Experiências. 

 

ArchDaily: Casas portuguesas: 10 projetos que misturam tradição e contemporaneidade 

A arquitetura contemporânea em Portugal é uma interessante mistura de elementos tradicionais e modernos, refletindo a rica herança cultural e histórica do país, juntamente com as tendências e influências globais da disciplina. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

Folha de S. Paulo: Pacaembu terá inauguração só parcial para final da Copinha em 2024 

As obras no estádio têm custo estimado em R$ 400 milhões. Na arquitetura, a principal mudança é a substituição do tobogã por um prédio de nove andares (quatro subterrâneos e cinco acima do solo) onde haverá um hotel, restaurantes, lojas e escritórios. Haverá uma passarela aberta a pedestres ligando as ruas Desembargador Paulo Passaláqua e Itápolis. 

 

Observatório das Metrópoles: Fortaleza em disputa: direito à cidade e política urbana 

Fortaleza, quarto município brasileiro em população e maior produto interno bruto do Nordeste, atravessa mais um processo de revisão do seu Plano Diretor. Iniciado em 2019, mais uma vez podem ser constatadas contradições na sua realização, prevalecendo a lógica da apropriação da cidade pelos grupos hegemônicos, em total consonância com o poder local. 

 

Gazeta do Povo: Conheça os temas que marcaram a arquitetura e o design em 2023 e como eles impactam o cotidiano 

O ano é 2023 e pela primeira vez na história o Brasil recebe o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, como melhor participação nacional da mostra. 

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Clipping

CAU/BR realiza IX Encontro Nacional de Coordenadores da CEF em Brasília

Clipping

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo