Agenda Urbana

Consulta pública do CAU/BR vai contribuir para melhoria das cidades. Participe!  

Imagem: Ascom | CAU/BR

Você já imaginou ter a possibilidade de participar das decisões urbanas da sua cidade? Por meio de uma consulta pública nacional sobre Agenda Urbana promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com a empresa Colab, você pode fazer valer a sua opinião.

A pesquisa é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da sua Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI), em parceria com a Colab Tecnologia e Serviços de Internet S.A, uma empresa especializada em pesquisa e levantamento de dados no processo urbano de construção das cidades. O objetivo é justamente incentivar a participação cidadã nas decisões urbanas.

Para se ter uma ideia de como é importante voltar os olhares para questões de planejamento urbano, basta analisar alguns números: dados de 2022 da ONU-Habitat indicam que 55% da população global vive em áreas urbanas, e esse número deve chegar a 68% até 2050. As projeções mostram como é importante mapear as dificuldades enfrentadas diariamente nas cidades para, aí sim, ser possível verificar o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida nos municípios.

A consulta mapeará a situação da agenda urbana no Brasil, identificando demandas que serão encaminhadas aos gestores públicos. O conselheiro federal Kleyton Marinho da Silva, coordenador da Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI) do CAU/BR, explica que a pesquisa ajudará a apurar dados sobre os temas mais importantes das cidades, como habitação, resiliência climática e modalidade urbana. “Responda essa pesquisa para que o Conselho de Arquitetura leve aos gestores municipais propostas para a melhoria das nossas cidades”, incentiva o conselheiro.

 Quem pode participar e como?

A consulta Colab possui dois públicos: profissionais de arquitetura e urbanismo e sociedade como um todo. Clique aqui e participe! Você será redirecionada diretamente para a página da consulta. Ao abrir a página, basta inserir seus dados e começar a responder. Você vai levar aproximadamente quatro minutos para responder tudo e contribuir para o futuro da sua cidade.

Para a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden, a consulta pública é uma oportunidade única para que todos possam contribuir diretamente para a construção de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. “Sua participação vai possibilitar identificarmos as principais demandas e possíveis soluções para os problemas urbanos nas nossas cidades”, frisa.

MAIS SOBRE: Agenda Urbana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prazo final para participar da consulta nacional sobre Agenda Urbana: dia 11/9!

Participe da consulta sobre Agenda Urbana: prazo prorrogado até 11/9

Consulta nacional sobre agenda urbana vai até o dia 31 de agosto

Pular para o conteúdo