Contrate um arquiteto. Essa é a mensagem que o CAU/BR está promovendo em nova etapa da campanha nacional de valorização da profissão. Agora a divulgação sobre a importância dos arquitetos e urbanistas acontece nas principais revistas de Arquitetura do Brasil. Neste mês de julho, as revistas GOL (distribuída gratuitamente a todos os passageiros da companhia aérea), Casa & Jardim, AU e Projeto Design publicaram anúncios sobre o Ache um Arquiteto e Urbanista, serviço do CAU/BR destinado às pessoas que estão construindo ou reformando.
Os anúncios explicam a necessidade de se contratar um arquiteto e urbanista para obras, destacando a economia e as vantagens que eles trazem:
- Arquitetos e urbanistas planejam a obra do início ao fim, gerenciando prazos, equipe, fornecedores e custos.
- Projetos bem-feitos ajudam a economizar na obra.
- Casas e apartamentos projetados por arquitetos e urbanistas possuem mais conforto e são mais valorizados.
Orienta-se que as pessoas que estão querendo construir ou reformar a buscar o serviço Ache um Arquiteto e Urbanista, para encontrar um profissional qualificado em sua cidade ou bairro. Com o Ache um Arquiteto e Urbanista, possíveis clientes de todo o Brasil podem pesquisar portfólios e currículos dos profissionais. Saiba mais aqui.
As revistas possuem a seguinte tiragem:
- GOL: 130.000 exemplares
- Casa e Jardim: 140.000 exemplares
- AU: 11.000 exemplares
- Projeto: 11.000 exemplares
Em maio, o CAU/BR já havia anunciado o lançamento da plataforma Ache um Arquiteto e Urbanista em um anúncio de página inteira na edição de domingo do jornal Folha de S. Paulo, também mostrando a necessidade de se contratar um arquiteto e urbanistas para planejar e executar obras de construção ou reforma.
OUTRAS CAMPANHAS
Essa campanha soma-se a outras ações de valorização da profissão que o CAU/BR vem realizando desde 2013, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos arquitetos e urbanistas para a construção de cidades mais eficientes, justas e com qualidade de vida. Em 2014, foi realizada uma grande campanha nacional em TV aberta e fechada, jornais, revistas e internet. O tema era “arquitetos e urbanistas constroem a cidade em que você vive”.
Em 2015, o CAU/BR conseguiu diversos espaços em veículos de comunicação de todo o Brasil com a divulgação dos dados da Pesquisa CAU/BR-Datafolha, que mostrava a percepção da sociedade brasileira quanto ao serviço prestado por arquitetos e urbanistas. Houveram reportagens em jornais e emissoras de TV em todo o Brasil mostrando as vantagens e a economia de se reformar e construir com um profissional especializado. E também os riscos de fazer tudo isso sem assistência técnica. O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou uma matéria de cinco minutos sobre o tema. Veja abaixo.
A campanha do Dia do Arquiteto, promovida pelo CAU/BR e pelos CAU/UF em todo o Brasil, seguiu essa mesma linha, mostrando como arquitetos e urbanistas podem transformar vidas, trazendo qualidade, eficiência e principalmente economia para as obras. Um filme que conta a história da Dona Dalva, empregada doméstica que reconstruiu sua casa com arquitetos e urbanistas, foi veiculado em rede nacional em dezembro de 2015 e janeiro de 2016. A campanha também foi estampada no metrô de São Paulo e em ônibus em todo o Brasil.
Em 2016, seguiu-se a campanha da Nova Agenda Urbana, destacando a necessidade do planejamento urbano para todas as cidades brasileiras, com a presença de arquitetos e urbanistas nas prefeituras. Mais recentemente, o CAU/BR lançou uma campanha de valorização da Arquitetura e Urbanismo específica para mídias sociais. Foram cinco peças mostrando as diferentes atribuições dos arquitetos e urbanistas, com anúncios no Facebook e Instagram, voltados às pessoas que buscam orientações sobre como conduzir obras de construção e reforma.
70 respostas
Excelente iniciativa.
Boa tarde a todos.
É uma boa iniciativa.
O que não me é claro é até onde e tipo de obra o arquiteto pode ser responsável pela execução.
Fazemos todo o projeto arquitetônico e na hora de executar no caso um prédio de mais de cinco pavimentos não podemos ser responsáveis técnicos? Quem tiver uma construtora (arquiteto) tem que contratar um engenheiro civil?
Quando eramos filiados ao CREA estávamos regidos pela Resolução 218 do CONFEA que nos permitia executar obras sem restrições no âmbito de EDIFÍCIOS.
Dessa forma ficamos brigando com engenheiros para aprovar uma mancha na prefeitura?
Gostaria de um esclarecimento.
Obrigado
Paulo, não existe essa limitação. Veja todas as atribuições dos arquitetos e urbanistas em http://www.caubr.gov.br/resolucao21/
ótima iniciativa! Gostaria de aproveitar e dar a dica que este tipo de campanha tem que ser veiculada em revistas que não são focadas em Arquitetura, como a Exame, Veja, entre outras!
Heloisa, a campanha ainda será divulgada em outros meios ao decorrer do ano. Mas observe que a revista da GOL é uma revista de interesse geral, como as que você citou.
Acho excelente essa proposta, e ainda faço uma sugestão: que seja promovida o uso da tabela de sugestão de valores mínimos do CAU para que não haja leilão da cobrança de projetos o que desvaloriza o profissional e a profissão.
Andrea, agradecemos a atenção e a sugestão!
Contrate um arquiteto e pague direito. E contrate um escritório de arquitetura e exija que ele pague um salário decente aos seus arquitetos contratados, e não os 1500 reais sem carteira assinada ou qualquer outro direito que os grandes escritórios praticam no mercado!!!
Jair, pedimos que envie uma denúncia ao sindicato de seu Estado. Veja a lista completa dos sindicatos no Manual do Arquiteto e Urbanista, em http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/LIVRO-Manual_Arquiteto_2015-INTERATIVO1.pdf
Muito importante. Execelente!!
* excelente!!
Boa iniciativa, mas divulguem em revistas de outros segmentos. De nada adianta a revista AU e Projeto, que só arquitetos lêem. Nem na Revista da Gol! Por que não Veja, Isto É, Caras???? Que é onde estão os clientes.
Lívia, a campanha será ampliada até o fim do ano. Houve a necessidade de fazer a divulgação nas revistas especializadas também para que os arquitetos e urbanistas cadastrem seus portfolios na plataforma Ache um Arquiteto e Urbanista. Saiba mais em http://www.caubr.gov.br/ache-um-arquiteto-caubr/
Boa tarde!
Acredito que o CAU está empenhado em “achar” uma maneira para valorizar o arquiteto.
Mas reafirmo que baseado em dados divulgados pelo CAU que mais de 80% da população brasileira constrói sem um profissional.
Gostaria te ser respondido as seguintes questões:
– As mídias que foram divulgadas, atingem qual público? Desse público há parâmetros de saber quantos contratam um arquiteto? Qual o valor de investimento da campanha?
– Como será a divulgação em áreas de baixa renda? Em classe média? Como que será medido o alcance/repercussão?
– Em relação ao nome do site “ACHE um arquiteto e urbanista” não seria a palavra “ENCONTRE”?
É questão se semântica. Mas o verbo achar me remete a algo empírico, e todos nós trabalhamos com informação exata, a impressão é de informalidade.
Eu li várias vezes a campanha e ainda não entendo o que se propõem? Para mim está confusa pois parece que tenho que achar um arquiteto na página que contém imagens de interiores, como se algo estivesse escondido.
A propaganda parece mais uma página de decoração (corretamente faz menção ao projeto nas imagens) mas qual foi o critério de escolha do profissional?
O destaque deveria ser para a ferramenta, e não para o nome do CAU que é apenas parte do processo, afinal é o arquiteto exercendo sua profissão que dá subsidio para que tudo isso que estamos conversando exista.
A frase de efeito “Quem não tem arquiteto, tem dor de cabeça” me soa antiquada para o nosso momento, parece coagir os futuros clientes ao invés de instiga-los. Nossa profissão é tão digna como outras, assim como também tem erros, mas calculamos os riscos, para diminui-los, então: Contratar arquiteto faz bem para sua saúde. Faz bem para o bem-estar. Faz bem para o convívio. Precisamos de uma frase positiva e afirmativa.
A ordem de valores ainda não está clara, venho repassando minhas indagações a três anos e vou ter que aguardar até a próxima campanha.
Adriano, agradecemos a atenção e as sugestões. Informamos que nesta primeira fase a campanha tem o objetivo de atingir tanto o público de clientes, que devem encontrar um profissional no site do CAU/BR, como de profissionais, que devem inserir suas informações na plataforma Ache um Arquiteto e Urbanista.
Concordo plenamente com sua postura Adriano. O CAU precisa se empenhar mais e melhor para justificar a arrecadação e o simples fato de ter sido criado.
Acho que a campanha da CAU apesar de ser bem intencionada esta muito mais para agradar aos arquitetos do que propriamente aos futuros clientes.Que tipo de resultados já foram comprovados? Isto sim agradaria aos arquitetos saber. E eu perguntaria finalmente; alguém já arranjou cliente graças aos anúncios “ache um arquiteto”? Algum arquiteto já comprovou que essa mídia funciona?
Em minha modesta opinião a CAU teria como investir bem na mídia e organizar uma escala de atendimento aos arquitetos, ou seja a CAU recruta e repassa para os profissionais os serviços, que tal?
Bem colocado, Adriano, o discurso da arquitetura ainda está muito associado a uma visão comercial de serviço a ser prestado à classe média e classes mais altas.
Como servidor do cau, presencio claramente o quanto essa visão classista permeia, na sua grande maioria, as atividades do órgão.
Há excessões, mas oriundos de uma minoria.
Num país com uma população majoritariamente pobre (os 80% a que você se referiu), a arquitetura tem que se revestir de maior função social.
Boa tarde Paulo, acredito que a legislação não limita o arquiteto de executar obras de edificações, acho que ao longo do tempo foi difundido (equivocada ou propositadamente) que Arquitetos não podem fazer projeto estrutural, executar obras acima de 5 pavimentos, entre outras atividades. Ocorre que a resolução 218 citada, nem a legislação do CAU, fazem alusão à essas restrições, que na minha opinião não existem! Acho que o CAU poderia esclarecer melhor essa situação!
Almir, as atribuições de arquitetos e urbanistas são definidas pela Resolução CAU/BR Nº 21. Veja em http://www.caubr.gov.br/resolucao21/
Sugiro uma campanha mais ousada, que se contratem profissionais da área pra fazer esta campanha.
Chega de pobreza!
Interessante a campanha. Ratifico as sugestões dos colegas de divulgação em outras mídias, mas muito me surpreende que nem a própria divulgação do conselho atende à sua resolução.
Impossível, no celular, conseguir ler o texto referente à autoria dos projetos da imagem da campanha e pelo pouco que consegui ver não contém toda a informação exigida na resolução 75.
Art. 11. Na divulgação de projeto, obra ou serviço técnico no âmbito da Arquitetura e Urbanismo em jornais, revistas, televisão ou qualquer outro elemento de comunicação dirigida ao público em geral deverá conter:
I – indicação do(s) responsável (is) técnico(s);
II – título profissional e número(s) de registro no CAU;
III – atividade(s) técnica(s) desenvolvida(s).
Sugiro uma campanha mais ousada, que arrase!
Que se contratem profissionais da área pra fazer esta campanha.
Chega de pobreza!
Vicky, agradecemos a atenção e informamos que a campanha foi produzida pela agência de publicidade do CAU/BR, contratada via licitação conforme determina a Lei 12.232.
Acho muito válida esta campanha,mas como ja disseram, muito tímida. É preciso uma campa ha de maior abrangência, sem contar que as revistas AU e Projeto&Design são voltadas para profissionais e não para o publico final que é o consumidor dos serviços.
Adriano, é preciso levar em conta que o CAU/BR realiza campanhas periodicamente, como no Dia do Arquiteto e outras, com grande abrangência. Veja em http://www.caubr.gov.br/vidas. Já os anúncios nas revistas especializadas têm como objetivo fazer com que os arquitetos e urbanistas cadastrem suas informações na plataforma Ache um Arquiteto e Urbanista, para que os possíveis clientes tenham acesso a seus currículos e portfolios. Saiba mais em http://www.caubr.gov.br/ache-um-arquiteto-caubr/
Ótima iniciativa!!! Mas coloque para compartilhar no Instagram.
Amanda, está lá. Veja em https://www.instagram.com/p/BWqJGX2h0t4/
Parabéns. A iniciativa é maravilhosa. Já é um bom começo, poderá ser ampliada para outras fontes de divulgação futuramente.
Parabéns, ótima iniciativa. Tenho a certeza de que futuramente essa divulgação chegará a todas as camadas da sociedade. Abraço.
José, agradecemos a atenção. Aguarde novidades!
Muito útil! Mas agora podem divulgar para veículos cujo o público irá contratar o arquiteto, e não pra veículo direcionado aos profissionais né. No mais, parabéns!
Milena, agradecemos a atenção e informamos que as revistas Gol e Casa & Jardim possuem esse perfil. Aguarde novidades!
Iniciativa legal, mas esses veículos são destinados a uma classe bem mais “privilegiada” da sociedade, porque não veicular por mídias populares, Jornais populares, redes sociais….
O pequeno construtor é o que mais necessita de orientação em relação ao assunto. Vamos atingir uma classe até então totalmente desprovida de qualquer amparo para construir, acabando com o mito de que o arquiteto é somente para a classe média alta ou superior….
Concordo com o colega. Precisamos popularizar nossa profissão.
o conhecimento da função de um arquiteto, na importância de desenvolvimento de projetos é algo ainda bem limitado pela população, são poucos aqueles que sabem do real papel desse profissional, parabens pela iniciativas , vamos aguardar para ver o resultado
Rogério, veja como é o conhecimento da população sobre as atividades de arquitetos e urbanistas em http://www.caubr.gov.br/pesquisa2015/index.php/atribuicoes-de-arquitetos-e-urbanistas/
Os Arquitetos tem que provar primeiro que sendo contratados vai seguramente beneficiar os futuros proprietários. Simples propaganda não e suficiente. O futuro proprietário tem que saber que o arquiteto vai defender ele contra problemas surgidos durante construção e também problemas ocultos que aparecem mais tarde. O arquiteto tem que se tornar “agente principal” durante construção e contratar outros profissionais para elaborar projetos complementares. Esto é possível só elaborando o ” projeto executivo ” também. Esto e minha experiencia trabalhando na Europa e na Africa mas que 40 anos.
Ivan, agradecemos a atenção!
AQUI TAMBÉM TEM ARQUITETOS RESPONSÁVEIS.
Anúncios em revistas voltadas para arquitetos não é uma boa estratégia. Tão pouco para um público de classe A que já tem mais esclarecimento sobre a contratação de um arquiteto. Porque não publicar em jornais, explicar o porquê um arquiteto economiza 15% da obra – isso para os que conseguem cobrar esse percentual – explicar a responsabilidade social do cidadão e constrói algo e como o arquiteto é o único profissional qualificado para entender e atender questões técnicas da construção, questões sociais e sensoriais e qual o reflexo disso na vida de todos. o CAU precisa olhar mais para fora! Já uma iniciativa construtiva, mas é uma pena perder oportunidades.
Erwin, a campanha tem dois públicos: clientes e arquitetos. As revistas GOL e Casa & Jardim têm por objetivo alcançar pessoas que estão querendo construir ou reformar. Já os anúncios nas revistas especializadas têm como objetivo fazer com que os arquitetos e urbanistas cadastrem suas informações na plataforma Ache um Arquiteto e Urbanista, para que os possíveis clientes tenham acesso a seus currículos e portfolios. Saiba mais em http://www.caubr.gov.br/ache-um-arquiteto-caubr/
Bom dia a todos, eu concordo 100% com o ERWIN ZAIDOWICZ NETO pois vivemos em um pais de grandes extensões territoriais e hoje eu resido no interior de Goiás e enfrentamos muito a falta de divulgação e fiscalização por parte dos profissionais de Arquitetura nos interiores. Como o CREA tem uma grande atuação de fiscalizar e divulgar em nossa região a população acaba reconhecendo somente a importância do Engenheiro, chego a ouvir PARA QUE SERVE O ARQUITETO. Portanto SIM tem que ter uma divulgação de massa em todas as classes sociais para que todos conheçam a importância e a função do profissional de Arquitetura e Urbanismo e ai sim a população vai ter o interesse de querer consultar a plataforma ACHE UM ARQUITETO E URBANISTA.
E quando a gente pesquisa o nome do colega “arquiteto”e descobre que ele não tem registro?
Daniela, todos os arquitetos e urbanistas registrados no CAU aparecem na plataforma Ache um Arquiteto e Urbanista. Para registrar uma denúncia de exercício irregular da profissão, por favor acesse https://siccau.caubr.gov.br/app/view/sight/externo.php?form=CadastrarDenuncia
Fazem uns 5 anos que fiz a dunúncia de um “colega” desses e até hoje nada…
Rodrigo, pedimos que por favor relate esse caso à Ouvidoria, para verificação do andamento da denúncia. Por favor acesse http://ouvidoria.caubr.gov.br/
Boa tarde,
Vale ressaltar que alguns profissionais de Arquitetura e Urbanismo também possuem especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, o que lhes credencia a realizar projetos de proteção contra incêndio e pânico e planos de emergência, além de outras atribuições relativas à especialização (salubridade, ergonomia, mitigação de riscos, etc).
Esta especificidade permite que o projeto arquitetônico seja concebido não apenas com os critérios de funcionalidade, estética, sustentabilidade, custo racional, além de observar os princípios de segurança e salubridade, facilitando a posterior obtenção do AVCB e contemplando a saúde e o bem estar dos usuários.
Quando houve a notícia deste novo sistema de busca de arquitetos, em maio, fui logo fazer um teste básico. Busquei meu nome e arquitetos de minha cidade. E não houve retorno de NENHUM resultado, em ambas as buscas. Comuniquei ao CAU sobre o problema, e o sistema continua com os mesmos ERROS. As buscas com acento gráfico não são realizadas, e cidade cujo nome tenha mais de 20 caracteres também não pode ser buscada. Quando estes erros serão corrigidos? Mais alguém detectou este problema?
Luciano, as correções já foram realizadas e estão fase de testes. Nos próximos dias, será adicionado um recurso de “autocompletar” no campo do municípios, para que os clientes tenham mais facilidades na busca. Agradecemos a atenção!
Bom Dia!!!
Isso é uma ótima iniciativa!!! Acho que as pessoas estão mudando o conceito sobre a nossa profissão, e nos valorizando mais! Parabéns!
Acho que também deveriam fazer uma campanha na rede pública “PREFEITURAS” e falar da necessidade dos profissionais de Arquitetura, e principalmente do valor á ser pago ao nosso trabalho. Deveriam lutar para recebermos o SMP – Salário Mínimo Profissional. O salário de arquitetos e urbanistas empregados é protegido por lei. Conforme a lei 4.950-A/66 o piso salarial do profissional. No meu caso, já fiz contato com o CAU – com o SINARQ, com o FNA e não obtive nenhum sucesso.
A lei se aplica a categoria Celetista, e porque não lutar para enquadrar na categoria Estatutário. A lei deveria se aplicar ao profissional independente do órgão ou instituição de trabalho.
A Prefeitura Municipal de São Francisco/MG, onde sou concursada e tomei posse em 16/05/2017, paga o valor de r$ 1.408,00 (bruto). Isso é um absurdo! Desvalorizando o Profissional de Arquitetura e também o Conselho (CAU).
Danielle, agradecemos a atenção e as sugestões!
Acho muito boa a campanha, para conscientizar as pessoas da economia e qualidade que terão em suas obras.
Outro ponto muito importante que sempre venho resaltando, é a quantidade de obras construidas de forma irregular, sem projeto, aprovação na Prefeitura e acompanhamento ténico, na maioria das vezes executada por empreiteiros sem qualificações técnicas, e legais. Seria importante a Prefeitura criar mecanismos de fiscalização junto ao CAU e o CREA, de forma a coibir e multar estas obras irregulares.
Ótima iniciativa das propagandas.
Acredito que hoje muitas mídias digitais são mais vistas, como as redes sociais Facebook e Instagram.
Mesmo assim, tenho a opinião de que a contratação de arquitetos ainda precisa ser uma exigencia em aprovações de documentos, etc. Como aconteceu com a necessidade da contratação de arquitetos para qualquer reforma em apartamentos. A obrigatoriedade de apresentar uma RRT ao condomínio ajudou um pouco a aproximação arquiteto/cliente.
Mas acredito que precisariamos de muitas outras obrigatoriedades para termos nossas funções asseguradas e valorizadas. Só assim nao perderiamos mercado para outras áreas e naturalmente nossos serviços apareceriam como necessários!
Bruna, agradecemos a atenção e as sugestões!
A campanha pela mídia,seria o ideal, pois a mesma atinge, uma camada bem maior da população, no qual ficará mais consciente, da importância do arquiteto para sua obra
Excelente campanha, CAU! parabéns! Sempre é bom frisar a função do arquiteto na sociedade! Obrigada. Att.
Agradecemos o apoio, Beatriz!
Boa tarde caros colegas:
Toda campanha de valorização da profissão sempre é bem vinda, porém ela precisa ser cada vez mais intensificada porque a população em geral tem a idéia que o Arquiteto e Urbanista não pode assinar e ser responsável técnico de uma simples obra.A campanha tem que atingir o interior do Brasil, principalmente nos municípios é lá que está a grande concentração dos profissionais.As campanhas de participação dos Arquitetos em concursos nacionais e internacionais é importante mas não basta é no dia a dia lá dos cafundó dos judas é que precisamos fazer mostrar que existimos.
Um abraço a todos.
José, o CAU/BR vem realizando campanhas de valorização profissional em todo o Brasil, há alguns anos. Todos os anos, no Dia do Arquiteto, realizamos uma grande campanha em TV aberta e fechada, internet, jornais e mobiliário urbano, com o objetivo de atingir todo o Brasil. Veja um exemplo em http://www.caubr.gov.br/vidas
Parabéns à iniciativa do CAU em fazer uma campanha de valorização de um profissional necessário,mas não compreendido pelos clientes e público em geral. Já há muito tempo penso que este é um dos objetivos deste conselho que deve não só proteger as pessoas dos maus profissionais, mas valorizar e dar visibilidade aos que estão no mercado exercendo com competência e seriedade esta profissão tão bela e abrangente.
Lívia Baraúna Sentges/Bahia
Lívia, agradecemos a atenção e o apoio. Aproveitamos para informar que o CAU/BR realiza campanhas de valorização profissional periodicamente, listamos as principais na reportagem acima.
Infelizmente o sistema não retorna nada, apenas o total Brasil. Fico pensando se é assim tão complicado um simples cadastro dos profissionais lembrando que até pelo CPF, que são milhões, se pode acessar os nomes de qualquer pessoa. Precisamos de uma assessoria de TI melhor qualificada e mais ágil. Existem, podem acreditar.
Existe alguma imagem de folheto pra se expor em locais públicos? Sou servidor da UFMS no curso de Arq e Urb, gostaria de imprimir algo em A3, por exemplo. Obrigado
Muito ruim esta divulgação, temos que ser mais direto e simples, a frase lema é horrível.
Quem desenvolveu isto não é arquiteto….
verdade tá terrível..
Saudações;
Entendo como válida toda transmissão da compreensão da necessária contratação do profissional Arquiteto e Urbanista, contudo, solicito que o nosso produto principal, o Projeto e o Planejamento Urbano seja foco de esclarecimento perante a sociedade.
O que é o Projeto?
Quais suas fases?
Quanto demanda em tempo?
Sou da opinião que o Projeto, assim com “P” maiúsculo, precisa de mais tempo que a obra, quanto mais se pensar, estudar, prever, melhor será o resultado. Há a prevalência de uma cultura que o projeto deve sair em pouco tempo e o reflexo, volta e meia, é o retrabalho, correções durante a obra e consequentes atrasos no cronograma.
Repito: É necessário esclarecer o que é ” Projeto”.
Votos de trabalho probo e eficiente.
Atenciosamente,
Roberto Costa Farias
Roberto, agradecemos a sugestão!
Já na década de 80 existia uma Campanha “Construa certo. Contrate um Arquiteto” da federação dos arquitetos. Decepcionante constatar o pouco que evoluímos. O CAU ainda é uma conquista recente, espero que junto com ele nossa profissão possa realmente evoluir e ser valorizada. Mas, para mim, este tipo de campanha agrega muito pouco, se desse certo estaríamos colhendo os frutos hoje.
Gostaria de ver o CAU com campanhas mais positivas como “O Arquiteto fazendo a diferença” ,porque as pessoas já conseguem ver a diferença da atuação de arquitetos, principalmente em cidades menores. Mas sobretudo gostaria de ver o CAU defendendo e intervindo a favor dos arquitetos em questões práticas do dia a dia… Já tive que reconhecer firma em RRT, achei um absurdo e não obtive ajuda do CAU. Nós arquitetos estamos conquistando nosso espaço e a atuação do CAU é fundamental neste processo.
Fui procurar na net vaga para arquiteto pois estou desempregado do meu ultimo registro em carteira, quando digitei vi um monte de vaga para Arquiteto fiquei impressionado com a quantidade, mas não, foi de TI.