A Câmara Temática de Empreendedorismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) está prestes a formalizar um protocolo de intenções que terá um impacto significativo no apoio ao empreendedorismo feminino. A conselheira federal Fernanda Basques anunciou que o acordo a ser assinado visa fortalecer o Observatório de Empreendedorismo Feminino (OEMFE), uma plataforma dedicada à pesquisa e promoção das mulheres no mundo dos negócios.
Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a expectativa é de que o OEMFE desempenhe um papel fundamental na coleta e análise de dados sobre o cenário das empreendedoras no Brasil. O projeto pretende não apenas identificar os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente empresarial, mas também oferecer ferramentas e programas de capacitação para que possam prosperar.
Os principais objetivos do OEMFE incluem a criação de redes de apoio, a promoção de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e o desenvolvimento de programas que reforcem o papel das mulheres no mercado.
“A profissão de Arquitetura e Urbanismo é majoritariamente desempenhada por mulheres. A cooperação com o Observatório Feminino nos munirá de informações para planejamento de políticas públicas, reafirmando o compromisso do CAU/BR em promover um ambiente empresarial mais inclusivo e equitativo”, destacou Fernanda Basques.
O acordo, uma das iniciativas da Câmara do Empreendedorismo do CAU/BR, é resultado do encontro realizado no dia 29/8, quando a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, recebeu representantes do OEMFE em Brasília. Durante o encontro, o projeto foi apresentado com ênfase em sua missão de reduzir as desigualdades de gênero e fortalecer o empreendedorismo feminino no Brasil.