Entre 3 e 6 de julho, Copenhagen foi palco do 28º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH), e o Brasil marcou presença em grande estilo! O CAU Brasil valorizou a e Arquitetura e Urbanismo e fechou novas parcerias incríveis com várias instituições internacionais. No encerramento do evento, a União Internacional dos Arquitetos (UIA) lançou as “Lições de Copenhagen”, 10 princípios para a mudança radical e sustentável no ambiente construído.
Esses princípios são a resposta para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Refletem uma revolução no jeito como projetamos e construímos, pensando no combate às mudanças climáticas, na promoção da biodiversidade e na inclusão social:
01: Dignidade e arbítrio para todas as pessoas é fundamental na arquitetura, não há beleza na exclusão.
02: As pessoas em risco de serem deixadas para trás devem ser acomodadas primeiro quando construímos, planejamos e desenvolvemos o ambiente construído.
03: As estruturas construídas existentes devem ser sempre reutilizadas primeiro.
04: Nenhum novo empreendimento deve apagar os campos verdes.
05: Os ecossistemas naturais e a produção de alimentos devem ser sustentados independentemente do contexto construído.
06: Nenhum material mineral virgem deve ser usado na construção quando a reutilização é possível.
07: Nenhum resíduo deve ser produzido ou deixado para trás na construção.
08: Ao adquirir materiais para construção, os materiais renováveis locais vêm em primeiro lugar.
09: Em tudo que construímos, a captura de carbono deve exceder a pegada de carbono.
10: Ao desenvolver, planejar e construir o ambiente construído, toda atividade deve ter um impacto positivo nos ecossistemas aquáticos e no abastecimento de água potável.

O presidente da UIA, José Luis Cortés, apresentou um relatório de suas atividades nos últimos 3 anos, com fotografias de todas as visitas a mais de 40 países. Destaque para o Brasil, que visitou duas vezes: para participar do Fórum de Entidades Internacionais em Brasília e do Fórum Internacional de Patrimônio em São Luís. José Luis agradeceu os convites feitos pela presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e ressaltou a importância do patrimônio arquitetônico das duas cidades e do Brasil.
Arquiteto Thomas Vonier, ex-presidente da UIA, falou que o papel da UIA é a união, influência a formulação de políticas públicas e valorização da arquitetura. “Somos todos voluntários para mostrar para a sociedade o nosso papel”, afirmou.

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, ficou muito feliz com os resultados do Congresso. “Foi uma passagem muito positiva para nós. A arquitetura brasileira foi valorizada e nossos projetos encantaram a todos. Participamos ativamente de várias sessões e, o mais importante, assinamos acordos para melhorar a vida dos arquitetos”, disse.
Foram firmadas parcerias com Portugal, Espanha, Alemanha e países do Grupo Andino. É uma troca de conhecimento e experiências que vai impulsionar o desenvolvimento da arquitetura brasileira e elevar nosso país a um novo patamar.
Com essas parcerias sólidas e as “Lições de Copenhagen” em mãos, o CAU Brasil ganha força na sua missão de ajudar a construir um mundo sustentável e inclusivo. Arquitetura e Urbanismo são as nossas ferramentas.
Uma resposta
Importantes resultados atingidos pelo Brasil no UIA2023CPH em continuidade ao trabalho iniciado pelo IAB, CAU e demais entidades de Arquitetura na consturção do bem sucedido UIA2021RIO. Rendo aqui minha homenagem à Nadia Somekh pela sua fundamental contribuição.