UIA 2023

Copenhagen conclui o Congresso Mundial de Arquitetos com 10 princípios inovadores

 

Entre 3 e 6 de julho, Copenhagen foi palco do 28º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH), e o Brasil marcou presença em grande estilo! O CAU Brasil valorizou a e Arquitetura e Urbanismo e fechou novas parcerias incríveis com várias instituições internacionais. No encerramento do evento, a União Internacional dos Arquitetos (UIA) lançou as “Lições de Copenhagen”, 10 princípios para a mudança radical e sustentável no ambiente construído.

 

Esses princípios são a resposta para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Refletem uma revolução no jeito como projetamos e construímos, pensando no combate às mudanças climáticas, na promoção da biodiversidade e na inclusão social:

 

01: Dignidade e arbítrio para todas as pessoas é fundamental na arquitetura, não há beleza na exclusão.
02: As pessoas em risco de serem deixadas para trás devem ser acomodadas primeiro quando construímos, planejamos e desenvolvemos o ambiente construído.
03: As estruturas construídas existentes devem ser sempre reutilizadas primeiro.
04: Nenhum novo empreendimento deve apagar os campos verdes.
05: Os ecossistemas naturais e a produção de alimentos devem ser sustentados independentemente do contexto construído.
06: Nenhum material mineral virgem deve ser usado na construção quando a reutilização é possível.
07: Nenhum resíduo deve ser produzido ou deixado para trás na construção.
08: Ao adquirir materiais para construção, os materiais renováveis ​​locais vêm em primeiro lugar.
09: Em tudo que construímos, a captura de carbono deve exceder a pegada de carbono.
10: Ao desenvolver, planejar e construir o ambiente construído, toda atividade deve ter um impacto positivo nos ecossistemas aquáticos e no abastecimento de água potável.

 

O presidente da UIA, José Luis Cortés, lembrou em seu discurso final as visitas que fez ao Brasil

 

O presidente da UIA, José Luis Cortés, apresentou um relatório de suas atividades nos últimos 3 anos, com fotografias de todas as visitas a mais de 40 países. Destaque para o Brasil, que visitou duas vezes: para participar do Fórum de Entidades Internacionais em Brasília e do Fórum Internacional de Patrimônio em São Luís. José Luis agradeceu os convites feitos pela presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e ressaltou a importância do patrimônio arquitetônico das duas cidades e do Brasil.

 

Arquiteto Thomas Vonier, ex-presidente da UIA, falou que o papel da UIA é a união, influência a formulação de políticas públicas e valorização da arquitetura. “Somos todos voluntários para mostrar para a sociedade o nosso papel”, afirmou.

 

Estande do Brasil recebeu arquitetos(as) de todo mundo para apresentar projetos sustentáveis da Amazônia

 

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, ficou muito feliz com os resultados do Congresso. “Foi uma passagem muito positiva para nós. A arquitetura brasileira foi valorizada e nossos projetos encantaram a todos. Participamos ativamente de várias sessões e, o mais importante, assinamos acordos para melhorar a vida dos arquitetos”, disse.

 

Foram firmadas parcerias com Portugal, Espanha, Alemanha e países do Grupo Andino. É uma troca de conhecimento e experiências que vai impulsionar o desenvolvimento da arquitetura brasileira e elevar nosso país a um novo patamar.

 

Com essas parcerias sólidas e as “Lições de Copenhagen” em mãos, o CAU Brasil ganha força na sua missão de ajudar a construir um mundo sustentável e inclusivo. Arquitetura e Urbanismo são as nossas ferramentas.

 

Leia mais sobre o UIA2023CPH

MAIS SOBRE: UIA 2023

Uma resposta

  1. Importantes resultados atingidos pelo Brasil no UIA2023CPH em continuidade ao trabalho iniciado pelo IAB, CAU e demais entidades de Arquitetura na consturção do bem sucedido UIA2021RIO. Rendo aqui minha homenagem à Nadia Somekh pela sua fundamental contribuição.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

CAU Brasil assinou memorando de entendimento com CPNAA e RAGA

Relações Internacionais

CAU Brasil firma termo aditivo com Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha

Relações Internacionais

Na Dinamarca, CAU Brasil e OA/PT assinaram aditamento do acordo das duas instituições

UIA 2023

Arquiteto brasileiro Nivaldo Andrade é o novo vice-presidente das Américas para a UIA

Pular para o conteúdo