Evento

Corumbá recebe o lançamento da Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural

Imagem: Divulgação

O arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques lança nesta quarta-feira (28/8), às 18h, a 3ª edição do livro “Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense”, na cidade mato-grossense de Corumbá. A cerimônia acontece na Casa da Memória Beneficência.

A publicação do profissional, que também é professor e pesquisador, é um compilado de quase 30 anos de pesquisas e reúne cerca de três mil imagens, que apresentam aspectos históricos, culturais e arquitetônicos dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

A terceira edição da obra, com 400 páginas, traz registros sobre a arte vitral – comum em igrejas e santuários –, portais, arabescos, ferragens e revestimentos de outros países utilizados em prédios do Estado.

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais do Mato Grosso do Sul, a pesquisa incentiva a valorização e preservação patrimonial e é pioneira no conteúdo e em sua forma de apresentação.

Em vários prédios visitados, Marques se deparou com depredação e alterações profundas no conjunto arquitetônico, principalmente naqueles que estão sem o devido cuidado do poder público. “É urgente falarmos da necessidade de preservação do nosso patrimônio, que está se deteriorando e a nossa história, se perdendo”, destaca.

No dia 20/8, o profissional também realizou o lançamento da publicação, desta vez no município de Campo Grande, em evento na Plataforma Cultural. O pesquisador recebeu, na ocasião, cerca de 200 pessoas, entre autoridades, arquitetos, historiadores, professores, ex-alunos, familiares e amigos.

O autor

Rubens Moraes da Costa Marques tem 55 anos e é natural de Curitiba, Paraná. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1996 e concluiu o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional em 2009, na Universidade Anhanguera (Uniderp), onde ministrou as disciplinas de História da Arquitetura Brasileira, Técnicas Retrospectivas, Patrimônio Histórico e Restauro, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo.

Atuou ainda como chefe da Divisão de Patrimônio Cultural e Espaços Culturais da Prefeitura Municipal de Campo Grande, entre 2003 e 2016; expandiu a atuação profissional nas áreas de Projeto e Execução de Obras, Interiores, Paisagismo, Design e Restauro; e publicou as duas primeiras edições da Trilogia em 2001 e em 2007.

O autor também foi conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS) na gestão de 2021-2023.

(Com informações de CAU/MS)

MAIS SOBRE: Evento

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bienal de Arquitetura Latino-americana 2025: chamada aberta para jovens arquitetos brasileiros

CAU/SP participará de edição local da CASACOR em Ribeirão Preto

CAU/PI convida para palestra sobre eficiência de estruturas de concreto armado

Pular para o conteúdo