Inúmeras estratégias foram adotadas pela Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), durante a gestão 2018-2020, para cumprir com o preceito que levou a sua criação: “zelar pelo planejamento territorial, defender a participação dos arquitetos e urbanistas na gestão urbana e ambiental, e estimular a produção da Arquitetura e Urbanismo como política de Estado”.
Nos anos de 2018 e 2019 a CPUA realizou 15 eventos nacionais, sendo três em Brasília, sempre com foco no direito à cidade e na política urbana. Temas como cidades mais humanas, patrimônio, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Arquitetura Moderna na Amazônia e Assistência Técnica para Habilitação de Interesse Social (ATHIS) permearam todas as ações da comissão, produzindo maior visibilidade para o importante papel do arquiteto e urbanistas nas cidades.
A relevância da profissão para o desenvolvimento do País foi reafirmada no Congresso Nacional com o acompanhamento de projetos de lei de interesse da Arquitetura e Urbanismo. Também tratou dos trâmites necessários para o acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A articulação política também foi fortalecida junto à sociedade e aos candidatos às eleições de 2018 e 2020, com a discussão de subsídios para a elaboração de cartas que foram amplamente divulgadas nesses segmentos, com o objetivo de criar caminhos para a maior atuação dos arquitetos e urbanistas nas prefeituras e gestão pública.
Paralelamente, a comissão fortaleceu a integração das CPUAs de todo o país promovendo encontros, seminários e atividades que envolveram a CPUA e a comunidade local.
Mesmo num ano de pandemia, 2020 foi um período de muita atuação da comissão. Em julho realizou, em parceria com a CPP e os CAU São Paulo, Pará e Sergipe, o 1º Seminário Virtual em Arquitetura e Urbanismo; em novembro, o 1º Seminário Nacional de Urbanismo e, por fim, no mês de dezembro, lançou o CAU Educa, um projeto de educação urbanística e ambiental a ser desenvolvido com crianças do ensino fundamental.
Para o próximo triênio (2021-2023) um dos desafios da CPUA é fomentar políticas urbanas e ambientais por meio de convênios, parcerias ou projetos específicos.
Confira aqui a íntegra da apresentação da CPUA/CAU/BR
Mais sobre a III Conferência de Arquitetura e Urbanismo
III Conferência de Arquitetura e Urbanismo: Veja como foi o primeiro dia do evento
III Conferência: CEAU apresenta as ações realizadas entre 2018 e 2020
CAU/BR divulga vídeo para promover a equidade de gênero na cidade e no trabalho
CAU Educa levará educação urbana e ambiental para as escolas do ensino fundamental
CAU/BR lança documentário em defesa da Habitação Social como questão de saúde pública
Site oficial da III Conferência de Arquitetura e Urbanismo