A 4ª Semana da Habitação (SDH), organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo CAU/CE, começou nesta segunda-feira (19/8), em Fortaleza/CE. O evento foi marcado pelo 3º Encontro Nacional de Coordenadores das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs), onde foram discutidos os avanços e os desafios das políticas urbanas e ambientais no Brasil.
Durante a abertura, a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/BR, composta exclusivamente por mulheres, apresentou um panorama dos trabalhos desenvolvidos até o momento e os desafios a serem enfrentados.
Sob a coordenação da conselheira federal Carla Tames Alvarez (RO), as integrantes da CPUA destacaram o andamento de iniciativas estruturantes, como o projeto “Instrumentos das Políticas Urbanas e Ambientais e os Planos Diretores”, que já está em sua sexta fase, envolvendo a “Carta aos Candidatos Municipais/2024”. O trabalho é liderado pela conselheira Denise Vogel Custodio Martins, que relatou as etapas concluídas e as próximas ações previstas, como o diagnóstico situacional dos instrumentos de políticas urbanas no Brasil.
Carla Tames Alvarez também abordou o projeto “Amazônia Legal: CAU na COP”, que será apresentado no 1º Encontro de Arquitetura e Urbanismo da Amazônia, de 15 a 19 de outubro, em Manaus/AM, como parte da preparação do CAU para a COP25. Além disso, mencionou o concurso “Um Olhar do CAU sobre a Amazônia”, que visa destacar boas práticas e projetos para a minimização dos impactos climáticos na região.
A conselheira federal Graciete Guerra da Costa (RR), coordenadora da Câmara Temática de Patrimônio (CTP) do CAU/BR, destacou a expansão da Câmara para incluir aspectos históricos, culturais e ambientais, tornando-a mais abrangente e inclusiva. Ela mencionou, entre outros, a participação ativa da CTP no Concurso Tripartite durante o seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre os 60 Anos da Carta de Veneza”, e o apoio de 10 CAUs estaduais.
Rossella Rossetto, conselheira federal suplente por São Paulo, apresentou o projeto “Potencializar ATHIS”, que tem como foco principal a análise da atuação do CAU/BR e dos CAU/UFs em relação à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), além da estruturação do Observatório de ATHIS, em conjunto com o gabinete do CAU/BR.
A conselheira federal Teresinha da Silva Melo (AC) destacou o projeto “CAU Educa Mais”, um programa de educação urbana e ambiental voltado para o ensino fundamental. Ela destacou a necessidade de melhorias no site atual e a preparação de um edital para a contratação de consultoria para a criação de material didático.
Regina Faria Brito, conselheira suplente por Goiás, falou sobre a “Carta aos Candidatos Municipais/2024”, enfatizando o papel da arquitetura na construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas, com acesso a infraestrutura, saneamento básico e equipamentos comunitários.
Já a conselheira federal Leila Marques (RJ), coordenadora da Câmara Temática de Meio Ambiente e Extremos Climáticos, ressaltou a colaboração da Câmara para a criação de um plano nacional integrado de resiliência urbana. Ela destacou a importância de ações que visam combater as mudanças climáticas e garantir a disponibilidade sustentável de água e saneamento para todos.
Ao encerrar o painel, a coordenadora Carla Tames afirmou que os sete projetos estruturantes da CPUA continuarão a ser desenvolvidos em diálogo constante com os CAUs estaduais.
Saiba mais. Assista a íntegra do encontro no canal oficial do CAU/BR no YouTube.