CATEGORIA

CPUA/CAU/BR participa do Seminário de Política Urbana na cidade de Macapá

Foi realizada na cidade de Macapá, nos dias 30 e 31, uma ampla programação com a participação da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA/CAU/BR. No dia 30 de agosto, a comissão participou do Seminário de Política Urbana e Ambiental que contou com a presença de um público de mais de 120 pessoas, entre acadêmicos, arquitetos e urbanistas e representantes da sociedade civil, o local do evento foi na sede da Organização dos Advogados do Brasil – OAB, oportunidade em que a entidade através de seu representante em parceria com Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – CAU/AP, criou a Comissão de Desenvolvimento Urbano.

 

No dia 31, a programação constou de visitas técnicas aos conjuntos habitacionais “Minha Casa Minha Vida”. Os conjuntos foram construídos pelo Governo do estado do Amapá e pela Prefeitura local. A comissão também teve a oportunidade de conhecer a dinâmica das orlas das cidades de Macapá e Santana, onde constatou-se a influência de toda a região das ilhas do estado do Pará. A CPUA CAU/BR reuniu com a equipe da Prefeitura Municipal de Macapá para tratar de diversos assuntos relacionados ao planejamento urbano e ambiental da cidade de Macapá. A reunião contou com a presença do Prefeito, Clécio Luís.

 

Para coordenadora da CPUA/CAU/BR, a arquiteta e urbanista, Lana Jubé. “Os eventos que vem sendo realizados por várias cidades brasileiras mostram as imensas fragilidades das cidades brasileiras, principalmente das precárias condições dos municípios e cidades em relação aos mecanismos de planejamento e gestão.”

 

Para o conselheiro federal pelo estado do Amapá, arquiteto e urbanista, José Alberto Tostes. “O evento com a participação da CPUA/CAU/BR possibilitou grandes contribuições para o debate local sobre o melhor e maior aproveitamento do potencial hídrico da cidade de Macapá.”

 

Para o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em exercício do estado do Amapá – CAU/AP, arquiteto e urbanista, Nivaldo Ferreira. “A realização do Seminário de Política Urbana e Ambiental e a participação da CPUA/CAU/BR em Macapá consolida o papel político do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na discussão dos temas cruciais para o desenvolvimento das cidades brasileiras.”

 

Como resultado concreto da missão da CPUA/CAU/BR na cidade de Macapá foi apontado por membros da Comissão uma série de ações e estratégias, tanto para o Governo do estado, quanto para Prefeitura. Entre os itens mais expressivos, destaca-se: fortalecer a parceria com o CAU/AP, oportunizar o potencial hídrico da cidade, a valorização do modo de vida do lugar, aproveitar os materiais já produzidos anteriormente e efetivar as parcerias com as instituições que vem trabalhando as temáticas urbanas e ambientais, e por último, estabelecer os mecanismos mais coerentes para a revisão de instrumentos de política pública, como o Plano Diretor. Para CPUA, Macapá tem enormes potenciais para o desenvolvimento do turismo integrado com as ilhas do estado do Pará, mas é preciso trabalhar bem as questões dos impactos ambientais e urbanos das chamadas áreas úmidas.

 

Visita técnica nas orlas das cidades de Macapá e Santana. Fonte: CAU/AP

 

 

Reunião com a Secretaria das Cidades do Governo do estado do Amapá. Fonte: CAU/AP.
Reunião com a Secretaria das Cidades do Governo do estado do Amapá.
Fonte: CAU/AP.

 

 

Seminário de Política Urbana e Ambiental – sede da OAN/Ap. Fonte: CAU/AP.
Seminário de Política Urbana e Ambiental – sede da OAN/Ap.
Fonte: CAU/AP.

 

 

 

 

 

Seminário de Política Urbana e Ambiental – sede da OAB/Ap. Fonte: CAU/AP.
Seminário de Política Urbana e Ambiental – sede da OAB/Ap.
Fonte: CAU/AP.

 

 

 

 

 

 

Publicado em 06/09/2016

 

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo