Desde menina Cristina Barreiros sempre quis ser arquiteta. Aos 16 anos entrou no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, em Belém, sua cidade natal. Em 1985, aos 21 anos e já formada foi convidada a trabalhar para o governo de Rondônia, onde teve oportunidade de contribuir com a produção arquitetônica do recém-instalado estado, em suas várias cidades emergentes e em especial na capital Porto Velho, onde também organizou seu escritório. Nessa efervescência local, as oportunidades foram muitas e sempre abraçadas pela arquiteta em sua trajetória de 34 anos de atuação profissional, com centenas de projetos realizados.
Irrequieta, buscou seu aperfeiçoamento, através de titulações como o mestrado, o doutorado, com trabalhos acadêmicos sempre voltados para a realidade urbana e o patrimônio local. Dedica-se
também ao ensino da profissão, tendo organizado e coordenado o primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia, pontapé inicial para o surgimento de vários outros e para a formação de inúmeros profissionais no estado. Participou da organização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em suas primeiras gestões como conselheira federal, sendo atualmente presidente do CAU/RO.
“Ser escolhida nessa votação me emociona não só por me fazer relembrar toda essa experiência profissional aqui adquirida, mas, sobretudo pela construção da minha história de vida e quero compartilhar esse sentimento de agradecimento com todos que contribuíram para isso. Porto Velho não é necessariamente onde nascemos, nos criamos ou vamos morar para sempre, mas Porto Velho é o nosso lar porque nos define!”
Por Cristiane Barros, Arquiteta e Urbanista do CAU/RO.