ARQUITETOS EM DESTAQUE

Cristina Barreiros: “Porto Velho é o nosso lar porque nos define!”

Desde menina Cristina Barreiros sempre quis ser arquiteta. Aos 16 anos entrou no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, em Belém, sua cidade natal. Em 1985, aos 21 anos e já formada foi convidada a trabalhar para o governo de Rondônia, onde teve oportunidade de contribuir com a produção arquitetônica do recém-instalado estado, em suas várias cidades emergentes e em especial na capital Porto Velho, onde também organizou seu escritório. Nessa efervescência local, as oportunidades foram muitas e sempre abraçadas pela arquiteta em sua trajetória de 34 anos de atuação profissional, com centenas de projetos realizados.

 

Irrequieta, buscou seu aperfeiçoamento, através de titulações como o mestrado, o doutorado, com trabalhos acadêmicos sempre voltados para a realidade urbana e o patrimônio local. Dedica-se
também ao ensino da profissão, tendo organizado e coordenado o primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia, pontapé inicial para o surgimento de vários outros e para a formação de inúmeros profissionais no estado. Participou da organização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em suas primeiras gestões como conselheira federal, sendo atualmente presidente do CAU/RO.

 

Arquiteta e Urbanista Cristina Barreiros. Foto: Acervo pessoal.

 

“Ser escolhida nessa votação me emociona não só por me fazer relembrar toda essa experiência profissional aqui adquirida, mas, sobretudo pela construção da minha história de vida e quero compartilhar esse sentimento de agradecimento com todos que contribuíram para isso. Porto Velho não é necessariamente onde nascemos, nos criamos ou vamos morar para sempre, mas Porto Velho é o nosso lar porque nos define!”

 

 

Por Cristiane Barros, Arquiteta e Urbanista do CAU/RO. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo