ARQUITETOS EM DESTAQUE

Críticos de Arte de São Paulo elegem melhores obras de Arquitetura e Urbanismo

 

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou a lista de vencedores de sua premiação anual em 2017. Na categoria “Arquitetura”, a nova sede do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista (foto acima), foi escolhida como a melhor obra em São Paulo. O projeto foi realizado pelo escritório Andrade Morettin, que desenvolveu uma série de inovações, como uma entrada emendada com a calçada, uma praça suspensa que funciona como um espaço de transição entre cidade e museu e uma “envelopagem” dupla, feita com concreto e vidros translúcidos, que garante ao mesmo tempo, luz natural para as áreas comuns e proteção para os espaços que exigem uma dose extra de silêncio e tranquilidade.

 

Na categoria “Urbanidade”, venceu o Sesc 24 de Maio, projetado por Paulo Mendes da Rocha e pelo escritório MMBB. O projeto intervem em uma antiga loja de departamentos, transformando os espaços internos a partir da estrutura existente e criando uma nova estrutura central que suporta a piscina na cobertura do edifício. Na categoria “Resistência Urbana”, venceu o bairro do Bixiga, pela concentração de eventos e equipamentos culturais, como o Teatro Oficina, a Casa de Dona Yayá (Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo), a Festa de Nossa Senhora Achiropita (que este ano realizou sua 91ª edição), a União das Mulheres de São Paulo e a Escola de Samba Vai-Vai, fundada em 1930. Recentemente, o IAB e outras organizações de Arquitetura e Urbanismo publicaram um manifesto em favor da preservação do Teatro Oficina e seu entorno. Saiba mais aqui. 

 

O jornalista Vicente Wissenbach recebeu o prêmio de Divulgação Cultural. Vicente, entre outros méritos, foi o criador do Jornal Arquiteto e da revista Projeto, além de editor de diversos livros no segmento e promotor de eventos como o prêmio Ópera Prima. Recentemente, ele recebeu uma homenagem especial no V Seminário Docomomo São Paulo realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2017 no auditório da Universidade Mackenzie, na capital paulista. Leia mais aqui. 

 

Sesc 24 de Maio. Projeto de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos

 

Veja a lista completa de vencedores:

 

Obra de arquitetura em São Paulo: Instituto Moreira Salles (nova sede na Avenida Paulista) – Andrade Morettin
Urbanidade: Sesc 24 de Maio – Paulo Mendes da Rocha; MMBB (Marta Moreira, Milton Braga e Fernando de Mello Franco), Danilo Santos de Miranda
Obra de Arquitetura no Brasil: Moradias de estudantes na Fazenda Canuanã – Rosenbaum (Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela), Aleph Zero (Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes), Ita Construtora (Helio Olga)
Obras referenciais: Alberto Xavier
Fronteiras da Arquitetura: Guto Lacaz
Resistência Urbana: Bixiga; Vai-Vai; Festa de Nossa Senhora Achiropita; Teatro Oficina; União de Mulheres de São Paulo; Casa de Dona Yayá / Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC USP)
Difusão Cultural: Vicente Wissenbach

 

Desde 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, concedendo anualmente sete prêmios: Obra de arquitetura em São Paulo, Urbanidade, Obra de arquitetura no Brasil, Obras referenciais, Fronteiras da Arquitetura, Resistência Urbana e Difusão Cultural.

 

O corpo de críticos da edição deste ano na categoria Arquitetura foi composto por Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Nadia Somekh, Renato Anelli.

Uma resposta

  1. Amei tudos os Projetos vencedoras, principalmento o Instituto M.Sales e Moradias de estudantes na Fazenda Canuanã, a gente tem prazer de olhar e entrar, isto é fazer: parte.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo