Concluído em outubro, o curso “Gestão para Escritórios de Arquitetura 2024”, oferecido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), reuniu 94 profissionais de forma gratuita ao longo de 10 encontros virtuais. A avaliação do curso foi positiva, com 86,4% dos participantes classificando-o como “ótimo”.
O curso foi estruturado em cinco disciplinas, abrangendo temas como “Gestão para Escritórios de Arquitetura”, “Gerenciamento de Projetos para Arquitetos”, “Branding para Escritórios de Arquitetura”, “Negociação de Alto Impacto” e “Finanças para Arquitetos”. O objetivo foi contribuir para o aprimoramento dos profissionais que já gerenciam ou que estão começando seus escritórios de Arquitetura.
“Foi uma excelente e exemplar iniciativa do CAU/GO, que nos trouxe grande alegria. Tivemos uma turma numerosa, formada por alunos interessados, diversos e engajados, com uma forte vontade de aprender, e nós com a mesma disposição de ensinar. Agradeço imensamente ao CAU, aos alunos participantes, que dão sentido a essa iniciativa e nos motivam a continuar com o projeto “, afirmou a professora e coordenadora do curso, Paula Neder.
A professora Sonia Lopes, da disciplina Gerenciamento de Projetos para Arquitetos, reforçou a importância do tema para os profissionais: “Gerenciar projetos e a gestão dos escritórios de arquitetura deve ser um processo integrado, desde a precificação até a entrega final. Cada projeto concluído traz lições valiosas que enriquecem o acervo do escritório, alimentando um ciclo contínuo de aprendizado e melhoria dos processos”.
Avaliação positiva
A arquiteta e urbanista Vitória Perdigão, que possui um escritório próprio há quase três anos, destacou: “Achei incrível essa iniciativa do CAU/GO em oferecer o curso. Eles trouxeram estratégias que a gente consegue aplicar no dia a dia, como as dicas de negociação, que eu já testei com meus clientes e fizeram diferença.”
Formado há 13 anos e com escritório próprio há 6 anos, o arquiteto e urbanista Milton José dos Santos, afirmou: “O módulo de gestão com a professora Paula e o de finanças com o professor Nuno foram os mais importantes para mim. Esse aprendizado tem me ajudado a reformular estratégias e monitoramentos, com a visão de transformar meu escritório em uma grande empresa de arquitetura.”
Arquiteto e urbanista há 25 anos, André Brandão elogiou a iniciativa do CAU em capacitar os profissionais para o empreendedorismo: “Eu achei fantástica a iniciativa. A faculdade nos habilita em várias áreas, mas para quem quer ser empreendedor, a carência de treinamentos específicos é grande. É muito bacana ver o CAU/GO oferecer essa atualização”.
Murillo Carvalho Monteiro, arquiteto e urbanista há seis anos, reforçou: “A iniciativa do CAU/GO foi de extrema importância ao oferecer um curso de tamanha necessidade para os profissionais de arquitetura. Um curso de alta qualidade, com profissionais experientes na área e muito didáticos”.
(Com informaçõe do CAU/GO)