CATEGORIA

Datapedia: conheça o site que agrupa dados sobre todos os municípios do país

Página inicial da Datapedia (Imagem: datapedia.info)

 

O acesso à informação é uma ferramenta crucial para manutenção das cidades. Com a interpretação correta de dados é possível se traçar um caminho eficaz para políticas públicas. A partir dessa missão nasceu a Datapedia, uma plataforma digital de serviços que agrupa em uma única janela dados oficiais de todos os municípios do país.

 

A plataforma – que pode ser acessada em www.datapedia.info – inclui informações das 5.570 localidades brasileiras agrupadas, organizadas e apresentadas de uma forma simples em tela com visualização intuitiva. A ferramenta agrega dados das mais diversas fontes oficiais, como o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional e o Ministério da Saúde. Atualmente são mais de 10 bilhões de dados compondo o site.

 

 

Após pesquisa todos os dados do local aparecem agrupados e prontos para análise (Imagem: datapedia.info)

 

 

FERRAMENTA PARA OS GESTORES MUNICIPAIS – O CEO da Datapedia é o administrador público Marcos Silveira. Ele teve a ideia de criar a plataforma quando trabalhava com políticas públicas em Prefeituras. 

 

“Percebi que gastava mais tempo coletando dados, espalhados por diversos sites,  do que fazendo análise das informações.Existem muitos dados e informações importantes, mas estavam escondidas e em linguagem técnica que dificultava o trabalho”, explicou.

 

Silveira acredita que ferramentas como a Datapedia podem ajudar gestores e políticos a identificar necessidade e prioridades de determinado local para assim desenvolver políticas que sejam aplicadas de maneira mais dinâmica e eficaz. 

 

“Um gestor que pretende melhorar a habitação precisa definir um índice de qualidade, saber qual a meta e em quanto tempo poderemos alcança-la. Traçar esse tipo de plano só é possível se os dados estiverem disponíveis de maneira amigável”, afirmou.

 

ACESSO GRATUITO – Silveira afirma que sua empresa tem primeiramente um objetivo social, assim todos os dados publicados na plataforma estão disponíveis gratuitamente para a sociedade.  

 

“Para mim a Datapedia é uma plataforma para visualizar os invisíveis. A desigualdade do país deixa muitas pessoas escondidas, é aí que surge o desafio de melhorar os Municípios através do entendimento dos dados. É preciso lembrar que por trás dos números existem pessoas”, concluiu.

 

Um serviço de assinatura para pessoas que desejam construir análises comparativas e criar relatórios analíticos está em processo de construção pela equipe da Datapedia e deve estar disponível no segundo semestre de 2017.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Parabéns à iniciativa.
    A ferramenta está ótima, possibilitando acesso rápido o que ajuda muito a visualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

Seminário de Urbanismo debate Planos Diretores para novos tempos

CATEGORIA

Políticas urbanas e ambientais nas cidades brasileiras em pauta na Trienal

CATEGORIA

Seminário da AsBEA debate recuperação de imóveis subutilizados

Pular para o conteúdo