UIA 2023

De olho no mercado global: CAU Brasil fortalece laços com Sociedade de Arquitetos da China durante o UIA2023CPH

 

O CAU Brasil está no Congresso Mundial de Arquitetos em Copenhagen (Dinamarca) expandindo horizontes e buscando acordos internacionais. No encontro com a Sociedade de Arquitetos da China (ASC), as duas entidades debateram as diferenças e semelhanças entre as regulamentações profissionais dos dois países. O CAU Brasil e a ASC possuem um acordo de entendimento firmado desde 2017, durante o Congresso Mundial de Arquitetos em Seoul (Coreia do Sul). 

 

Estavam presentes o presidente  da ASC, Xiu Long; o vice-presidente, Cui Kai; o secretário-geral, Li Cundong; e seu vice, Xiaojing Wang. Por parte do Brasil, participaram a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; o conselheiro Valter Caldana; a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista; e o ex-presidente do IAB Nivaldo de Andrade. O encontro contou também com o presidente do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), Rui Leão. A organização partiu da Comissão de Relações Internacionais (CRI) do CAU Brasil, representada na ocasião pelo conselheiro Valter Caldana. 

 

Na reunião desta segunda-feira, brasileiros e chineses falaram sobre ensino, fiscalização do exercício profissional e como funciona o mercado da construção civil para arquitetos e urbanistas. Uma curiosidade: na China, é necessário passar em um exame nacional para exercer a profissão de arquiteto. Apenas 12% dos bacharéis formados conseguem ser aprovados nessa prova. 

 

 

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, reforçou a necessidade de  se retomar as tratativas acerca do Memorando de Entendimento assinado entre o CAU e a ASC em 2017. Para mostrar a importância do Brasil para a China, os arquitetos chineses destacaram em seu stand no UIA2023CPH a realização do Congresso no Rio de Janeiro, em 2021. 

 

Eles também reforçaram o pedido de apoio para a realização do Congresso Mundial da UIA de 2029 em Beijing. A decisão será tomada ainda nesta semana. 

 

O CAU Brasil segue no UIA2023CPH determinado a fortalecer suas parcerias internacionais e abrir as portas do mercado global para arquitetos(as) e urbanistas brasileiros(as). 

 

Não perca as atualizações do CAU Brasil no UIA2023CPH

MAIS SOBRE: UIA 2023

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

CAU Brasil assinou memorando de entendimento com CPNAA e RAGA

Relações Internacionais

CAU Brasil firma termo aditivo com Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha

Relações Internacionais

Na Dinamarca, CAU Brasil e OA/PT assinaram aditamento do acordo das duas instituições

UIA 2023

Arquiteto brasileiro Nivaldo Andrade é o novo vice-presidente das Américas para a UIA

Pular para o conteúdo