CAU/BR

Debates online discutem as cidades pós-pandemia

O momento atual revela inúmeras implicações da pandemia do coronavírus com a estrutura e o planejamento das cidades em todo o mundo.

 

Vista panorâmica da capital de Goiás, Goiânia

 

 

Alguns estudiosos avaliam que as cidades, como as conhecemos, serão mudadas para sempre no pós-pandemia.

 

 

As mudanças de hábitos das pessoas e sua relação com os espaços urbanos de moradia, trabalho e lazer estão cada vez mais latentes.

 

A pandemia trouxe importantes reflexões e deu mais visibilidade a problemas há tempos latentes nas casas e nas cidades brasileiras como o déficit habitacional e a insalubridade das periferias.

 

Todas essas questões, o futuro das cidades e da habitação têm sido discutidos em lives e webinares no Brasil e no mundo.

 

Hoje, 04/04, às 16h, será realizado o webinar Pandemia: o fracasso das Cidades? Será o primeiro evento online da série promovida pelo Laboratório de Cidades, uma parceria entre o Arq.Futuro e o Instituto de Ensino Insper.

 

O debate reunirá os arquitetos e urbanistas Anthony Ling, Vinícius Andrade e Tomas Alvim, que discutirão a estrutura e o papel das cidades como as conhecemos e se o atual modelo está posto em xeque. Para participar basta se inscrever, antecipadamente, na página do evento.

 

 

Já às 18h, as arquitetas e urbanistas Raquel Rolnik e Regina Dulce Lins debaterão a Pandemia nas Cidades, da Escala Regional à Escala da Casa.

 

Será uma live inaugural, de uma série de bate-papos online pelo canal da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL).

 

A FAU organizou o comitê Juntos a Distância para organizar as atividades da área na quarentena. A live será aberta a todos os interessados e ficará gravada no canal da UFAL no YouTube. Quem se inscreveu até ontem (3) terá direito a certificado.

 

O futuro das cidades deverá levar em consideração as mudanças que já foram verificadas atualmente como a queda acentuada na poluição atmosférica, a ponto de reduzir as emissões totais de carbono no mundo. Esta é a constatação da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, publicada em artigo no portal UOL, em 2 de maio.

 

 

Para o diretor do Instituto Kinder de Pesquisa Urbana da Universidade Rice da Califórnia-EUA e autor de vários livros, incluindo o “Guia para o planejamento da Califórnia”, William Fulton, a vida urbana no futuro terá mais moradias multifamiliares em antigos locais de varejo, que serão substituídos pela ascensão dos varejistas online.

 

A crise na saúde pública mundial também é uma constatação de diversos estudos, especialmente no que se refere a sua estrutura inadequada.

 

“Nossos hospitais têm sido inadequados. E nossas cidades, planejadas para atender as nossas necessidades em um momento particular que não se parece com o presente, alimentaram o contágio”, afirmou a co-fundadora da empresa internacional de Arquitetura e Design Antonio Citterio, a arquiteta italiana Patrícia Viel, em artigo publicado no portal Project Syndicate, em 16 de abril.

 

Para ela, como o contágio pode se transformar numa ameaça crônica a longo prazo, adaptar o design e o gerenciamento urbano de acordo com as necessidades do momento se tornou uma questão importante para os arquitetos. “Planejar corretamente significa projetar um sistema em evolução com limites e uma visão clara dos riscos”, defende Viel.

 

 

Lives e webinars: especial o futuro das cidades e habitações pós-pandemia CAU/BR. Acesse!

Uma resposta

  1. Cidades como New York fracassaram em tempos de pandemia, a telecomunicação permite trabalhar em distancia, a maior expectativa de vida e um mundo mais vigiado, o beco sem saída do consumerismo, o maior respeito ao meio ambiente, as fontes autonomas de energia.
    Todas estas questões,respostas e constatações exigem uma nova maneira de pensar o habitat humano que deve ser cada vez mais plural e não obrigatoriamente denso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Com avanços, Câmara aprova projeto do Governo que retoma o programa Minha Casa Minha Vida 

Clipping

CAU Brasil lança e-book Projeto Amazônia 2040 no Dia Mundial do Meio Ambiente   

Clipping

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Clipping

ELEIÇÕES DO CAU: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU 

Skip to content