Sessões temáticas presenciais fazem parte da programação da exposição sobre a obra de Souto de Moura, que encerra com o Encontro Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira, em Brasília

Em paralelo à exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, quatro sessões temáticas presenciais reunirão profissionais e pesquisadores das obras do arquiteto português, Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2011, entre os meses de março e maio. Os primeiros encontros discutem as três dimensões que dão título à exposição e acontecem no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, cidade que acolhe a mostra. O último debate será o “Encontro Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira” e ocorre em Brasília.
Os debates são promovidos pelo CAU Brasil, CAU RJ, IAB nacional , IAB – RJ e Instituto Camões, com apoio da Embaixada e do Consulado de Portugal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A exposição, por sua vez, é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília, em parceria com a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.
A primeira sessão temática explora a “Memória” e acontece logo após a inauguração da exposição, em 22 de março. O encontro traz o foco para o acervo de Souto de Moura, incentivando a reflexão sobre a importância da preservação documental para fomentar o estudo e o desenvolvimento do campo de projeto e a valorização da arquitetura como manifestação cultural.
Além do próprio Eduardo Souto de Moura, que fará uma participação por vídeo, são convidados o professor da Universidade de Coimbra, Jorge Figueira, autor de texto do catálogo da exposição; o presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, Sérgio Magalhães; a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Maria Elisa Batista; e o coordenador da CPUA-CAU/BR, Ricardo Mascarello. A mediação será da arquiteta Marcella Abla, presidente do departamento RJ do IAB.
O debate”Projetos” ocorre no dia 5 de abril e vai explorar a forma de trabalho de Eduardo Souto de Moura dentro do contexto da arquitetura contemporânea de Portugal, apresentando suas ideias, seus cadernos e seu método de trabalho. Já o terceiro encontro, que refletirá sobre as “Obras” do arquiteto, está programado para o dia 19 de abril. Ambos também no Paço Imperial, Sala dos Archeiros.
O “Encontro Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”, organizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais do CAU Brasil, encerra a temporada da mostra e ocorre no dia 25 de maio na Embaixada de Portugal em Brasília. A programação prevê debates sobre a preservação da memória, acervos em risco e caminhos para o estabelecimento de uma estrutura de guarda do patrimônio no Brasil.
SERVIÇO:
Encontro “Memória”
QUANDO: 22/03, 15h
ONDE: Paço Imperial, Sala dos Archeiros, Rio de Janeiro
Encontro “Projetos”
QUANDO: 05/04, 17h
ONDE: Paço Imperial, Sala dos Archeiros, Rio de Janeiro
Encontro “Obras”
QUANDO: 19/04, 17h
ONDE: Paço Imperial, Sala dos Archeiros, Rio de Janeiro
Encontro “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”
QUANDO: 25/05
ONDE: Embaixada de Portugal em Brasília