CATEGORIA

Declaração aponta a arquitetura como profissão chave para o desenvolvimento

 

 

A União Internacional dos Arquitetos (UIA), divulgou nesta segunda-feira, 1º de junho, sua newsletter mensal. Entre as notícias, destaca-se a declaração assinada pela UIA, pelo Conselho de Arquitetos da Europa (ACE, sigla em inglês) e pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA, sigla em inglês). O documento define a profissão do arquiteto e urbanista como chave para os atuais desafios locais e globais, especialmente no que se refere a mudanças climáticas, regeneração urbana, inclusão social e preservação do patrimônio.

De acordo com a declaração, as três organizações internacionais de arquitetura se comprometem a promover a capacidade dos arquitetos de criar e estruturar espaços que garantam o bem-estar e o futuro do nosso planeta. O documento foi assinado em Tallinn, na Estônia, no dia 17 de abril, durante a Assembleia Geral do Conselho de Arquitetos da Europa, pela presidente da AIA, Elizabeth Chu Richter, pelo presidente da UIA, Esa Mohamed, e pelo presidente da ACE, Luciano Lazzari.

A iniciativa da comunidade arquitetônica mundial é uma parte dos preparativos para a Conferência de Mudanças Climáticas (COP21), que vai acontecer em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015.

 

 

Sexta edição do Prêmio de Arquitetura Barbara Cappochin – A Fundação Barbara Cappochin e a Ordem dos Arquitetos, Planejadores, Paisagistas e Conservadores da Província de Pádua, na Itália, anunciaram a sexta edição do Prêmio Barbara Cappochin. Organizado a cada dois anos, desde 2005, o prêmio tem como objetivo sublinhar a arquitetura como função vital para a evolução do paisagismo.

O prêmio é aberto a arquitetos e a equipes multidisciplinares lideradas por arquitetos de todo o mundo. Podem participar construções concluídas entre 1º de julho de 2012 e 1º de julho de 2015. O prazo para a submissão dos documentos é até 30 de junho.

Conferência em acessibilidade na Eurocity – A rede Eurocity, em parceria com as cidades de Lisboa e Berlim, vai organizar a conferência “Livre de barreira, Cidade para todos”. O evento visa a discutir a acessibilidade e seus impactos em economia, emprego, inclusão social, planejamento urbano e regeneração. Os participantes também vão analisar o papel das autoridades locais na implementação de metas que favoreçam a acessibilidade universal. O evento acontece em Lisboa, nos dias 18 e 19 de junho. Fionnuala Rogerson vai representar a UIA e estará entre os palestrantes.

Newsletter 6/2015 EN
Newsletter 6/2015 FR

 

 

Publicado em 08/06/2013. Fonte: IAB.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

3 respostas

  1. Então onde estão os empregos para os muitos arquitetos que estão por ai?

    1. Infelizmente com os engenheiros que não possuem habilitação em arquitetura. E nós aguardando o CAU, principalmente em MG

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo