O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, deu início à primeira Assembleia Global do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), no dia 27 de maio, na cidade de Nairóbi. A necessidade de ação coletiva internacional para enfrentar os desafios de uma rápida urbanização marcou o discurso do presidente Kenyatta.
Entre os convidados da cerimônia de abertura, estavam ministros e representantes de Estados-membros, governadores, prefeitos, representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, acadêmicos e empresários. A intenção do evento é fortalecer as estratégias com governos nacionais, locais, e entidades não governamentais de todo o mundo para acelerar a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU).
Para Kenyatta, o tema da Assembleia “Inovação para uma melhor qualidade de vida nas cidades e comunidades” é uma maneira de superar os obstáculos da urbanização.
“Não deixar ninguém e nenhum lugar de lado” é o lema adotado pela diretora executiva da ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), Maimunah Mohd Sharif, durante a cerimônia de abertura. “Como vamos superar os desafios e maximizar as oportunidades? O tema da assembleia diz. Se não inovarmos e se continuarmos a fazer negócios como antes, teremos poucas chances de progresso”, afirmou a diretora.
Durante o encontro, delegados de Estados-membros das Nações Unidas elegeram Martha Delgado, sub-secretária de assuntos multilaterais e direitos humanos do Ministério de Relações Exteriores do México, como presidente da Assembleia do ONU-HABITAT e do comitê executivo.
“Se administrarmos corretamente, o urbanismo tem o potencial de proporcionar oportunidades para uma vida melhor”, ressaltou a nova presidente da Assembleia, que disse que “o meio urbano é uma prioridade agora”.
O governo brasileiro foi representado na abertura do evento pela arquiteta e urbanista Mirna Quindere, Coordenador-Geral de Regularização Fundiária Urbana, que substituiu, na oportunidade, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto. A sua participação teve como destaque os avanços da Nova Agenda Urbana no Brasil.
Em vídeo exibido no fórum, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que “cidades bem planejadas e gerenciadas podem nos levar a um crescimento inclusivo e a um desenvolvimento sustentável com baixas emissões”. “Essa reunião ocorre em meio a um importante cenário: cerca de 60% da infraestrutura urbana necessária até 2030 ainda precisa ser construída, isso cria enormes oportunidades”, declarou.
Na terça-feira, 28 de maio, os representantes de Estados-membros participam das atividades do Fórum de Governos Locais e Regionais, organizado pela Organização Mundial Cidades e Governos Unidos (CGLU). Também está prevista uma reunião com o chefe da unidade de capacitação e formação da UN-Habitat, Claudio Acioly.
Confira aqui a cobertura em tempo real da Assembleia Global da UN-Habitat, que está sendo realizada por meio do Twitter oficial do Programa.
Com informações de Agência CNM de Notícias, Portal UOL e ONU.
Veja também:
Assembleia do UN-Habitat debate implementação da Nova Agenda Urbana