O CAU/BR participou em junho do A’2018, Conferência de Arquitetura do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), em Nova York. O presidente Luciano Guimarães e o conselheiro Fernando Márcio de Oliveira (coordenador da Comissão de Relações Internacionais), promoveram encontros com organizações de arquitetos de diversos país, com o objetivo de proporcionar mais oportunidades para os profissionais brasileiros no mercado internacional. Eles estavam acompanhados pelo vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas, o brasileiro Roberto Simon – que também atua como ouvidor-geral do CAU/BR.
“Surgiram boas oportunidades como o Índice Global de Faturamento em Arquitetura (GABI), que contará também com o apoio dos conselhos da Austrália, Canadá e Japão. Temos também a oportunidade de aprofundar os estudos sobre programas bem estruturados nas entidades anglo-saxônicas no âmbito da Educação Continuada, Acreditação de Cursos, iniciativas de fomento à pesquisa técnica, e plataformas e serviços de relacionamento com a comunidade profissional e com a sociedade”, afirma o presidente do CAU/BR. “Avançamos também na organização do R/UDAT, um workshop de assistência técnica que será feito juntamente ao AIA, ao CAU/RJ e ao IAB na zona portuária do RIO de janeiro, como evento preparatório ao congresso UIA.2020.RIO”.
Nas reuniões, o Instituto Americano de Arquitetos (AIA) e o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) ficaram impressionados com o tamanho do mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, com 160.000 profissionais e 22.000 empresas. Presenteados com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018, eles elogiaram a qualidade da publicação e reconheceram que a maioria dos países têm dificuldades de reunir dados e mapas tão precisos sobre a atividade profissional. O presidente Luciano Guimarães destacou que esse trabalho foi feito a partir do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), duas ferramentas tecnológicas implementadas desde a criação do CAU, em 2012. “Certamente somos os únicos no mundo com um sistema de gerenciamento da atividade profissional tão desenvolvido e abrangente. Foi unânime o interesse pelo nosso Anuário e pelos ricos subsídios que a nossa base de dados nos fornece para a tomada de decisão e a regulação da profissão”, disse Luciano.
Na Convenção do AIA, a delegação do CAU/BR participou das exposições de tecnologias e fornecedores do setor da construção e palestras com o premiado arquiteto David Adjaye, de origem tanzaniana e atuação no Reino Unido, e com Sheela Sogaard, diretora executiva do escritório dinamarquês BIG, de Bjarke Ingels. O presidente Luciano Guimarães foi condecorado com a medalha de Companheiro do AIA (fellow). Houve também o Fórum Internacional de Presidentes, que reúne os dirigentes de associações de arquitetos de todo o mundo. O CAU/BR esteve presente nas discussões sobre projetos na área de saúdel, energia, diversidade e inclusão.
O CAU/BR organizou ainda encontros com arquitetos brasileiros que atuam nos Estados Unidos, para o conhecimento das experiências de internacionalização e as dificuldades para o reconhecimento de títulos. A arquiteta Denise Hochbaum, por exemplo, é brasileira e diretora de relações públicas de uma das comissões profissionais do AIA. Ela tem promovido a arquitetura brasileira no país com a organização de mostras culturais sobre Lina Bo Bardi e com os projetos e autores dos estádios da Copa do Mundo 2014. Na viagem aos EUA, o CAU/BR oficializou o convite para que o RIBA envie uma delegação da Inglaterra ao Brasil para participar do seminário “Gestão Inovadora de Bairros Históricos – Fábrica de Restauro”, a ser realizado pelo CAU/BR em setembro, na cidade de São Paulo.
Foto de abertura: Conselheiro do CAU/BR Fernando Márcio de Oliveira (coordenador da Comissão de Relações Internacionais), a analista técnica do CAU/BR Ana Laterza, a diretora-executiva do Comitê Nacional de Acreditação em Arquitetura dos Estados Unidos (NAAB), Helene Combs, e o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.