CAU/BR

Delegação do IAB assina em Paris contrato para realização do UIA 2020 Rio

Sérgio Magalhães e Esa Mohamed

 

O presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), Esa Mohamed, e o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, assinaram em 13/0215, o contrato do 27º Congresso Mundial da UIA de 2020, que será realizado no Rio de Janeiro. O acordo foi fechado na Reunião do Conselho da UIA, que acontece em Paris. O apoio dado ao evento pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foi destacado na cerimônia.

 

Na assinatura do contrato, estavam presentes os ex-presidentes da UIA Albert Dubler, Rod Hackney e Vassilis Sgoutas, o secretário geral Thomas Vonier, a arquiteta suplente do conselheiro do IAB na UIA, Nadia Somekh, e o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira.

 

Com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta da candidatura brasileira é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social.

 

A escolha do Rio de Janeiro para sediar o congresso aconteceu em agosto do ano passado, no Congresso de Durban, na África do Sul. Melbourne (Austrália) e Paris (França) também concorriam para sediar o evento.

 

Nos dias 12 e 13 a delegação brasileira participou da reunião do conselho diretor da entidade, nos dias 12 e 13,  quando foram apresentados também o relatório do último congresso, realizado no ano passado na cidade de Durban, na África do Sul, e uma prévia da organização do próximo, na cidade de Seul, na Coreia do Sul, em 2017. “Conhecer esses dois relatos é muito importante para nos orientar na organização do nosso congresso, em especial a parte do financiamento”, afirmou Sérgio Magalhães.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a Rio 2020 criou uma oportunidade única para reflexões sobre  os problemas e encaminhamento de soluções para nossas cidades nos próximos seis anos, com as discussões prévias ao Congresso  e os demais eventos das entidades de Arquitetura e Urbanismo que serão realizados até 2020 .

 

Outro ponto importante, destacado por Pedro da Luz, é a inserção de questões da arquitetura brasileira na agenda internacional:

 

“Existe hoje uma certa espetaculização da arquitetura, que deixou de tentar criar soluções para o cotidiano das pessoas, de pensar o futuro das cidades para criar prédios icônicos. Existe é um desafio para a arquitetura do mundo todo, voltar a ser amigável ao espaço público”.

 

 

Publicado em 06/02/2015. Atualizado em 14/02/2015. Fonte: IAB.

MAIS SOBRE: Rio 2020

5 respostas

  1. Não adianta! é só ter a chance e a turma faz o trenzinho da amizade…
    Por que não fazem uma assinatura eletrônica (virtual) e enviam um representante, tão somente?
    Sei que este comentário não passará no crivo mas pelo menos desabafei!!!!

  2. Bom com relação a quem ou quantos estão em Paris, pouco adianta eu falar.Abono o comentário do colega.
    Todavia a observação final da reportagem é de maior importância.
    Se for o caso me coloco a disposição para trabalhar voluntariamente desde que eu possa acompanhar palestras.
    Quanto à visão do profissional ARQUITETO no Brasil, creiam é triste!

  3. Eu tive o privilégio de participar da equipe que organizou no Brasil a WEC 2008 – o Congresso Mundial dos Engenheiros. Posso garantir aos colegas arquitetos que trata-se de um evento ÚNICO. Se eu fosse arquiteto já estaria me organizando para participar. É uma oportunidade especial de entrar em contato com o estado da arte da profissão.
    Vale muito a pena!

  4. POR MAIS QUE SE EMPENHE TRABALHE CONSTRUA SEMPRE HAVERA CRITICAS! ESTE EVENTO N AO E UMA REUNIAO DE BOTEQUIM QUE TOMAREMOS UMAS CERVEJAS TROCAREMOS AQUELE DEDO DE PROZA E TAL……

    E IUM EVENTO COMPLEXO E DISPENDIOSO QUE DEMANDA MUITAS MAOS!

    ARQUITETOS VAMOS APOIAR E NOS CONGRAÇAR COM O EVENTO QUE SERA UM MARCO PARA ARQUITETURA MUNDIAL E BRASILEIRA!

  5. Creio este ser um dos mais importantes congressos de arquitetura. E é uma grande oportunidade para os arquitetos brasileiros participarem dessa experiência. Mais um evento para colocar e projetar o Brasil e sua bela arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

CAU/BR

Central de Atendimento funcionará normalmente durante a segunda e quarta-feira de carnaval

CAU/BR

AO VIVO: Manaus sedia, hoje (dia 10), Plenária Ampliada do CAU Brasil. Acompanhe

CAU/BR

Presidente do CAU Brasil visita sede do CAU/AM

Skip to content