ARQUITETOS EM DESTAQUE

Denise Scott Brown: Trabalho era conjunto, mas só marido recebeu o Pritzker

Por Emerson Fonseca Fraga, Jornalista CAU/BR

 

 

Arquiteta Denise Scott Brow (Foto: Alchetron)

 

A arquiteta Denise Scott Brow recebeu, no último mês de fevereiro, o Jane Drew de 2017, que reconhece o trabalho de profissionais que “elevaram o perfil das mulheres na Arquitetura”. “Sou um pouco atordoada em relação a prêmios, como você pode imaginar, dada a minha história com eles. Mas aconteceram coisas que me fizeram muito feliz na minha velhice e uma delas é este prêmio”, reagiu.

 

Denise se refere ao fato de não ter sido reconhecida pelo Prêmio Pritzker ao lado de seu sócio e marido Robert Venturi, em 1991. Os dois fundaram juntos o escritório Venturi, Scott Brown and Associates, na cidade de Filadélfia, Estados Unidos. Juntos, foram responsáveis por obras como a Ala Sainsbury da British National Gallery, na Inglaterra, o edifício do Capitólio de Toulouse, na França, e o Nikko Hotel e Spa Resort, no Japão.

 

Ala Sainsbury da British National Gallery, em Londres, Inglaterra (Foto: Beyondships.com)

 

À época, a Hyatt Foundation, mantenedora do prêmio, disse que a premiação não poderia ser concedida a mais de um profissional por edição – prática que mudou em 2001, quando foram vencedores Jacques Herzog e Pierre de Meuron.

Em 2013, a Women In Design, uma organização estudantil da Escola de Design de Harvard, realizou uma petição online para pedir o reconhecimento retroativo do prêmio a Denise Scott Brown. O grupo foi respondido pelo presidente do prêmio Pritkzer, Peter Palumbo, que negou a possibilidade. “Os júris do Pritzker, ao longo do tempo, são compostos por indivíduos diferentes, cada um deles faz o seu melhor para encontrar o candidato mais bem qualificado. Um júri não pode reaberto posteriormente, e outro júri não pode adivinhar o trabalho de um júri anterior”.

 

No ano de 2016, Scott Brown e o marido, Robert Venturi, receberam, dessa vez juntos, a Medalha de Ouro do American Institue of Architects (AIA). A instituição selecionou a dupla por seus “projetos construídos e literários que definiram o curso do pós-modernismo e quase toda a evolução formal na arquitetura”, Scott Brown e Venturo são a primeira dupla a receber a Gold Medal após o AIA aprovar em 2013 uma mudança em seu regulamento, que passou a permitir que a honraria seja concedida a duplas que trabalham juntas.

 

Denise também é autora, em parceria com Robert e Steven Izenour, do livro Las Vegas: o simbolismo esquecido da forma arquitetônica”, mundialmente traduzido e conhecido dos pesquisadores e profissionais da área.

 

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo