ARQUITETOS EM DESTAQUE

Denyse Coelho: “Contribuição feminina é grande, mas reconhecimento ainda pequeno”

Denyse Coelho de Azevedo (Foto: Arquivo Pessoal)

 

“A paixão pela concepção de espaços, pela arte, pela geometria, pelo desenho, pelo paisagismo e pelo ser humano acabou me lavando para a Arquitetura e o Urbanismo. Gosto de organizar idéias, criar espaços de uma maneira que esses interajam com o mundo em que vivemos sempre pensando nas pessoas que irão utilizá-los. É uma emoção criar esses espaços com harmonia e equilíbrio usando a arte, a ciência, a tecnologia e a criatividade. A Arquitetura me escolheu, sou antes de tudo uma humanista. A atuação do arquiteto abrange tanto a escala da cidade à da cadeira, estamos aptos a projetar pequenos ou grandes espaços para melhorar a vida e proporcionar conforto ao ser humano.

 

A Arquitetura fascina, transforma pensamentos em forma, desenha a realidade urbana, o horizonte, a paisagem. Foi essa vontade de criar e de construir espaços que me trouxe a Rondônia em 1984, um estado novo, com tudo por se fazer e trazendo na bagagem experiência em habitação de baixa renda, urbanização em conjuntos habitacionais decorrentes dos três anos trabalhados no ex Banco Nacional da Habitação. Já em Rondônia tive a oportunidade de trabalhar na elaboração de quatro Planos Diretores Participativos, em dezesseis Planos Municipais de Habitação de Interesse Social e vários projetos ao longo desses 30 anos no estado todo desde o uso habitacional, ao assistencial a saúde, ao educacional, ao industrial, ao corporativo, ao institucional, mas sempre procurando inspiração nas pessoas e nos lugares. Fui Secretaria Municipal de Planejamento em três gestões diferentes bem como Inspetora do CREA Cacoal por um período de 10 anos.

 

Com isso aprendi que o crescimento profissional depende de trabalho duro e de como comunicar idéias. Nós arquitetos e urbanistas podemos visualmente comunicar nossas idéias e realizar sonhos se estivermos abertos a ouvir. Considero a relação de cumplicidade entre cliente e arquiteto muito importante. Gosto que o cliente participe de todas as etapas do projeto, pois transformamos os seus sonhos em realidade e o sucesso de nosso trabalho esta na dedicação, na exclusividade e na agilidade no atendimento priorizando função, forma e custos com o objetivo de que o cliente consiga executá-lo como planejado. Nossa realização é a satisfação do cliente e com qualidade. A profissão do arquiteto é antiga, mas uma das primeiras mulheres no mundo licenciadas em Arquitetura foi Marion Mahony Griffin no século 18. Atualmente, a contribuição profissional feminina é grande na Arquitetura e no Urbanismo, mas seu reconhecimento ainda pequeno. Aos poucos isso vem mudando, e o exemplo que sito é o da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, ganhadora do Premio Pritzker de Arquitetura que através do seu trabalho inovador e ousado atraiu atenção merecida para a participação feminina na profissão. Essas são algumas das muitas mulheres que ajudaram a construir a historia da arquitetura e que serviram de inspiração para mim.

 

A Arquitetura e o Urbanismo está se tomando uma profissão importante na sociedade, visto que reflete e propõe a organização do território e do espaço construído, tem uma vocação indiscutivelmente transformadora. A participação da sociedade na ordem social das cidades colocou em evidência o participação da sociedade na ordem social das cidades colocou em evidencia o profissional da Arquitetura e do Urbanismo, portanto vejo um amplo campo de trabalho para esses profissionais e perspectiva de melhoras na atuação desses profissionais. Formei-me no Rio de Janeiro minha cidade natal, mas escolhi Rondônia e a cidade de Cacoal para viver, morar e desenvolver-me como profissional. No começo as pessoas não conheciam e não entendiam o trabalho do arquiteto. Hoje vejo que esse trabalho é reconhecido e que vários jovens se inspiram nele escolhendo seguir a carreira de Arquiteto e Urbanista. Com muito orgulho.”

 

 

Depoimento concedido Jeferson Santos Schurmann e Denyse Coelho de Azevedo, do CAU/RO

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

Uma resposta

  1. Orgulho de viver proxima a você, mulher exemplar, não so na arquitetura, mas para a vida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo