ASSESSORIA PARLAMENTAR

Deputado Joaquim Passarinho recebe arquitetos para debater Assistência Técnica

 

Arquitetos e urbanistas apresentaram ao deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA) – ele próprio arquiteto de formação – propostas de ações de regularização fundiária e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O objetivo do encontro, realizado em Belém (PA),
foi pedir apoio do deputado no acompanhamento da aplicação da Lei 11.888, que garante assistência técnica de arquitetos e engenheiros na construção e reforma de habitações com renda mensal inferior a três salários mínimos.

 

Participaram o conselheiro do CAU/BR Emerson do Nascimento, coordenador-adjunto da Comissão de Política Profissional do CAU/BR, o presidente do CAU/PA, José Akel Fares Filho e a professora Mirian Cardoso, coordenadora da Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará. “Cerca de 85% dos brasileiros que construíram suas casas não foram assistidas por profissionais habilitados em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia”, disse o conselheiro. “Precisamos de políticas públicas para mudar essa realidade, não em números, mas também na qualidade dessas habitações”.

 

Foram apresentados ao deputado as ações do CAU/BR e do CAU/PA na área de Assistência Técnica e os resultados do programa de regularização fundiária realizado pela Universidade Federal do Pará em pequenas cidades do estado, com a atuação de equipes multidisciplinares e uso de ferramentas tecnológicas de georreferenciamento. O presidente do CAU/PA destacou que é preciso aliar a Assistência Técnica à regularização fundiária para combater a evolução urbana desordenada.

 

Joaquim Passarinho parabenizou os arquitetos pelas iniciativas e colou-se à disposição para a intermediar, em Brasília, o diálogo com representantes do governo federal que atuam na área de habitação e gestão do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Shoppings centers: livro, com participação de arquiteta, apresenta conceitos e métodos para avaliação de aluguéis

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Sugestão do CAU Brasil se torna indicação na grade curricular de Educação Básica

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

COMISSÕES

Comissão Especial de Políticas Afirmativas do CAU Brasil é aprovada durante a 136ª Plenária

Skip to content