ANUIDADE

Profissionais já podem pedir novos descontos da Anuidade 2023. Veja quem tem direito

Na Anuidade do CAU 2023, arquitetos e urbanistas poderão desfrutar de três novos descontos aprovados pelo CAU Brasil. Objetivos desses benefícios, válidos para o ano que vem, são reduzir as desigualdades existentes no mundo do trabalho e ampliar o acesso de jovens profissionais ao mercado formal. Descontos valem para novos profissionais que: participaram de programas de políticas afirmativas (raciais ou sociais) na faculdade; ou receberam bolsas integrais; ou foram beneficiados por programas públicos de financiamento estudantil; ou tiveram filhos recentemente.

 

“Trata-se de uma política afirmativa com propósito de diminuir as desigualdades e incluir aqueles arquitetos que não estão ou tem dificuldades de se manter no CAU. Por meio de muitos debates, identificamos as categorias que poderíamos incentivar por meio dos descontos”, afirmou a vice-presidente do CAU Brasil e coordenadora da Comissão de Planejamento e Finanças, Daniela Sarmento.

 

Para ter acesso aos benefícios, os arquitetos devem fazer solicitação específica no SICCAU o quanto antes, para que possam valer já para a Anuidade 2023. Estão disponíveis no SICCAU os módulos para fazer a solicitação, que será analisada pelo CAU/UF no qual o profissional está registrado.

 

A solicitação é simples, feita por meio de protocolo no SICCAU.
CLIQUE AQUI PARA VER TUTORIAL

 

Destaque-se que, caso o arquiteto e urbanista tenha direito a mais de um desses descontos listados abaixo, será concedido ao profissioal apenas o desconto de maior valor.

 

DESCONTO DE 90%: POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA EDUCAÇÃO
Destinado para egressos de universidades públicas ou privadas que ingressaram por meio de políticas afirmativas (raciais ou sociais) ou receberam bolsas integrais ou participaram de programas públicos de financiamento estudantil. Esse desconto vale por até dois anos depois da data de colação de grau na faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

 

Exemplo: se o profissional colou grau em junho de 2021, o desconto será válido até dezembro de 2023. Depois desse período, ele se enquadrará na próxima escala de descontos por tempo de formação (veja abaixo).

 

DESCONTO DE 50%: LICENÇA-PARENTALIDADE
Destinado aos profissionais que estejam usufruindo ou tenham usufruído de licença-parentalidade. Desconto vale para a Anuidade do CAU no ano seguinte à licença, e também vale para casos de parto a termo, antecipado e/ou com bebê natimorto, adoção de menor de idade ou guarda judicial para fins de adoção.

 

Nesses casos, para ter direito ao desconto já na Anuidade 2023, os arquitetos e urbanistas devem fazer a solicitação no SICCAU até o dia 31 de dezembro. E mais: desconto poderá ser prorrogado por mais um ano para as lactantes, também mediante solicitação específica no SICCAU.

 

Haverá ainda um terceiro desconto, de 15% no valor da Anuidade do CAU, destinado aos arquitetos e urbanistas com até cinco anos de formado e que comprovem a participação, no exercício corrente, de no mínimo 10 horas em cursos de capacitação. A solicitação para esse desconto está em desenvolvimento no SICCAU e tem o objetivo de incentivar a formação continuada em jovens profissionais. 
 

NOVA POLÍTICA DE DESCONTOS

Esses novos descontos fazem parte do pacote aprovado em 2021 pelo Plenário do CAU Brasil. A Nova Gestão ampliou a sua política de descontos considerando as dificuldades econômicas e de trabalho que arquitetos e urbanistas e empresas do setor enfrentaram devido à pandemia de covid-19.

 

Confira abaixo os descontos por tempo de formado:

– 50% de desconto para profissionais com menos de dois anos de formado;
– 50% de desconto para profissionais com mais de 30 anos de formado;
– Desconto adicional de 30% para profissionais com 2 a 3 anos de formado (apenas para pagamento à vista);
– Desconto adicional de 20% para profissionais com 3 a 4 anos de formado (apenas para pagamento à vista);
– Desconto adicional de 10% para profissionais com 4 a 5 anos de formado (apenas para pagamento à vista);

 

Existem também mais descontos cumulativos para pagamento à vista:

– 10% de desconto para pagamento à vista até o dia 28 de fevereiro de 2022
– 5% de desconto para pagamento à vista até 31 de março

 

Descontos para Empresas de Arquitetura e Urbanismo:

– 90% de desconto para pessoa jurídica com apenas um único sócio, desde que o mesmo seja arquiteto e urbanista com registro ativo no CAU. Válido apenas para pagamento à vista!
– 60% de desconto para pagamento à vista até 31 de julho
– 30% de desconto para pagamento à vista até 31 de agosto.

 

Mais prazos:

– Arquitetos e urbanistas também podem parcelar a Anuidade do CAU, sem juros e encargos, em até seis meses, a partir de janeiro 
– Para Pessoas Jurídicas de Arquitetura e Urbanismo, o parcelamento sem juros pode ser feito de julho a dezembro. 

 

ATENÇÃO: Prazo final para arquitetos e urbanistas quitarem a Anuidade do CAU 2023 é 30 de junho. Para empresas, esse prazo é 20 de dezembro. Após esses prazos, o CAU considerará a anuidade vencida e o valor será acrescido de juros e multa.

 

Nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender. ??

 

?Ligação gratuita: 0800-883-0113
?Ligação de celulares: 4007-2613
?Na internet: www.caubr.gov.br/atendimento 
De segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília)

MAIS SOBRE: ANUIDADE CAU/BR CAU/UF

10 respostas

  1. Olá, gostaria de saber sobre a devolução do valor descontado da anuidade de 2021. Eu fui uma das profissionais que pagou a anuidade antes do desconto ser aplicado. Estou aguardando a devolução do meu valor

    1. Nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender. ??

      ?Ligação gratuita: 0800-883-0113
      ?Ligação de celulares: 4007-2613
      ?Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      De segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília)

  2. Profissionais que só atuam como docentes deveriam ser isentos de anuidade.

    Já passamos por dificuldades imensas com salários baixíssimos e horas-aula ainda piores, degradação das condições de trabalho, desvalorização de mestres e doutores etc. Não é justo sermos tratados pelo CAU da mesma forma que outros profissionais.

  3. Parcelei minha anuidade em seis parcelas e, infelizmente, acabei esquecendo de pagar a última mensalidade que vencia em 30/06. Emiti um novo boleto para essa última mensalidade e para minha surpresa devo pagar juros de mora de praticamente R$ 70,00, ou seja, os juros não são sobre a última parcela e sim sobre o valor total da mensalidade. Um absurdo e uma penalidade para aquele profissional que sempre pagou em dia as demais parcelas.
    E o CAU ainda publica que incorpora novos descontos considerando a realidade enfrentada por arquitetas e arquitetos em todo o país. Oferece descontos para um e penaliza outros….um roubo isso.
    Tenho quase 30 anos de formada e até agora ainda não descobri para que serve um Conselho…
    Marliese Kreuzner

    1. Nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender. ??

      ?Ligação gratuita: 0800-883-0113
      ?Ligação de celulares: 4007-2613
      ?Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      De segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília)

  4. O funcionário público, ou cargos de confiança enquanto vigente deveria ter desconto na anuidade.

  5. O arquiteto, servidor publico, deveria ter um desconto proporcional ao salario minimo que ele não recebe, visto que os órgãos públicos não cumprem a Lei do SM.

  6. Se para exercer qualquer função técnica é necessário emitir/pagar uma RRT, a anuidade poderia ter um valor inferior ao atual e não seria necessário criar diversas modalidade e desconto.
    Assim todos os profissionais teriam direito a um valor mais adequado.

  7. Funcionários públicos, arquitetos que fazem projetos prestando serviço à sociedade, esses deveriam ser isentos da anuidade.

  8. Servidor público que ganha menos da metade do piso que vcs estipulam faz como pra pagar essa anuidade?
    pra mim esse conselho não serve pra nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

Pular para o conteúdo