RECENTES

Desenho universal passa a integrar disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União do dia 25 de março despacho que homologa o Parecer CNE/CES n° 948/2019, do Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento delibera sobre a alteração da Resolução CNE/CES nº 2/2010, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

 

A partir de 2021, o Desenho Universal passa a fazer parte do Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação das matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior (IES), como conteúdo obrigatório. “Embora tardio, o despacho do MEC vem ratificar uma prática adotada pelas instituições na formação acadêmica há muito tempo”, afirmou o coordenador da Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF) do CAU/DF, arq. urb. Ricardo Meira.

 

Porém, os cursos devem deixar claro nas suas ementas e Projeto Pedagógico do Curso (PPCs) essa mudança. Recomenda-se, ainda, que o desenho não seja uma disciplina em isolado, mas que integre diferentes disciplinas, visando contribuir para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do formando.

 

Leia AQUI o Despacho do MEC com relação à essa questão.

MAIS SOBRE: RECENTES

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo