O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União do dia 25 de março despacho que homologa o Parecer CNE/CES n° 948/2019, do Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento delibera sobre a alteração da Resolução CNE/CES nº 2/2010, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
A partir de 2021, o Desenho Universal passa a fazer parte do Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação das matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior (IES), como conteúdo obrigatório. “Embora tardio, o despacho do MEC vem ratificar uma prática adotada pelas instituições na formação acadêmica há muito tempo”, afirmou o coordenador da Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF) do CAU/DF, arq. urb. Ricardo Meira.
Porém, os cursos devem deixar claro nas suas ementas e Projeto Pedagógico do Curso (PPCs) essa mudança. Recomenda-se, ainda, que o desenho não seja uma disciplina em isolado, mas que integre diferentes disciplinas, visando contribuir para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do formando.
Leia AQUI o Despacho do MEC com relação à essa questão.