ATHIS

21 de Agosto, Dia Nacional da Habitação: acesse os vídeos da Semana da Habitação 2023

Ato solene que marcou os 15 anos da Lei 11.888/98 durante a III Semana da Habitação

 

A defesa da implementação em escala nacional da Lei 11.888/2008 (Lei da ATHIS) é uma constante na pauta do CAU Brasil e das entidades do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) e os resultados têm sido promissores.

 

A inclusão de melhorias habitacionais no programa Minha Casa Minha Vida, após audiência pública no Congresso, foi um deles, e é algo a ser comemorado neste Dia Nacional da Habitação. Na semana passada, o Ministério das Cidades manifestou interesse em contar com a colaboração do CAU Brasil no desenvolvimento do programa.

 

Um panorama dos avanços das discussões e ações ATHIS no país pode ser conferido nos vídeos das palestras e mesas de debates da Semana de Habitação 2023, disponíveis  no  Canal TV CAU, no Youtube e no Portal da Moradia Digna. Realizado em Aracaju entre 25 e 29 de julho, o evento celebrou os quinze anos da Lei da ATHIS e apresentou em primeira mão dados atualizados da demanda por habitação no Brasil.

 

Além de conectar profissionais, gestores públicos e movimentos de luta por moradia, o evento resultou em um documento com propostas concretas: Carta da III Semana da Habitação, que aponta diretrizes para que a Lei 11.888/2008 (Lei da ATHIS) seja realidade no Brasil.

 

ACESSE A CARTA DA III SEMANA DA HABITAÇÃO

 

Em formato híbrido, a terceira edição da Semana da Habitação teve a participação de mais de 800 pessoas à distância ou presencialmente. Em 7 oficinas, 6 painéis, mesas temáticas e outras atividades paralelas.

 

Um dos pontos altos do evento foi a solenidade em comemoração aos 15 anos da Lei da ATHIS, realizada na sede do Sesc Comércio, região central de Aracaju. Diante de representantes do Ministério das Cidades, do Governo do Estado de Sergipe e outras autoridades, as entidades que representam os arquitetos e urbanistas e que foram protagonistas da formulação da lei que prevê o direito da população de baixa renda a assistência técnica para habitação destacaram os avanços, os desafios e a urgência de uma política habitacional eficiente no Brasil.

 

ASSISTA À SOLENIDADE:

 

 

O evento também mostrou uma vitrine das oportunidades que a ATHIS oferece para enfrentar o cenário brasileiro em que há 25 milhões de moradias precárias e 82% das construções são feitas sem a assistência técnica de arquitetos, urbanistas ou engenheiros.

 

A programação, a cobertura completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis no portal Moradia Digna, na seção Semana da Habitação/2003. ACESSE AQUI

 

ACESSE A PLAYLIST COMPLETA NO CANAL DO CAU BRASIL NO YOUTUBE

MAIS SOBRE: ATHIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

Pular para o conteúdo