Dia da Mulher Arquiteta

Dia da Mulher Arquiteta: presidente do CAU/MT recebe profissionais

Café com a Presidente abordou carreiras, empreendedorismo, finanças e marketing pessoal (Foto: Laura Resende – CAU/MT)

Na manhã do dia 31 de julho, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso (CAU/MT), Lise Bokorni, recebeu, na sede do Conselho, profissionais de arquitetura e urbanismo para um bate-papo sobre a profissão. O evento aconteceu em parceria com o Sebrae-MT e foi feito em comemoração ao Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista, celebrado no dia 31/07.

Com o tema “Protagonismo Feminino na Arquitetura – Diálogos inspiradores”, o Café Com a Presidente teve uma roda de conversa e contou com a participação de Carollyna Bernardo, arquiteta e urbanista; Célia Alves, publicitária; e Patrícia Capitanio, gestora financeira. Começando o bate-papo, Lise pontuou que 57% dos profissionais da área são mulheres, mas o reconhecimento não acontece na mesma medida.

“Os principais escritórios de arquitetura são liderados por homens, os principais prêmios da área têm poucas ganhadoras mulheres. Por que isso ainda acontece?”, provocou. Carollyna pontuou que o formato de sociedade em que vivemos hoje acaba exigindo que mulheres tenham mais jornadas, fazendo com que a “disputa” fique desigual. “Homens não têm dupla ou tripla jornada para se preocupar”, acrescenta. Lise também pontuou que, na faculdade, não se tem tanta noção de que é preciso empreender quando se inicia a carreira de arquiteta e urbanista, na maioria das vezes. Carol contou a história do seu escritório, Beiral – Estúdio de Arquitetura. Comentou que ela e sua sócia, Tamires de Alcântara, decidiram se planejar para que o negócio desse certo. “Fizemos um planejamento de negócios para podermos mitigar os erros e conseguirmos precificar nosso trabalho”, comentou.

Patrícia aproveitou para provocar as participantes perguntando quantas sabiam realmente cobrar pelo trabalho prestado e poucas manifestaram certeza. “É importante termos as finanças alinhadas ao nosso objetivo, pois somos empreendedoras, então, em um mês podemos lucrar muito e, em outro, pouco. Por isso, o planejamento é importante”, falou.

Célia ressaltou que mulheres tendem a não divulgar o próprio trabalho, se comparado aos homens. “A autoimagem é de extrema importância e hoje, com as redes sociais, podemos levar isso a outros patamares. Não só saber o valor do seu trabalho e cobrar por ele de forma devida, mas também mostrar para o seu cliente de forma clara o motivo daquele valor”, explica.

As participantes interagiram, relatando as próprias experiências e expondo as principais dificuldades, transformando o Café com a Presidente em uma troca de saberes enriquecedora.

Falaram sobre a importância de saber cobrar pelo trabalho executado, sobre se colocar nas redes sociais, manter planejamento financeiro e a importância de uma boa gestão de negócios. Por fim, trocaram dicas valiosas em um encontro que fortaleceu a categoria.

(Com informações do CAU/MT)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/RO realiza 1º Encontro da Mulher Arquiteta e Urbanista do Estado

CAU/AC promove reconhecimento e discussão sobre a representatividade da mulher

Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista é comemorado nesta quarta-feira (31)

Pular para o conteúdo