DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto 2023: Construindo sonhos, projetando o futuro

 

 

“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”.  A frase do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer inspira a campanha do Dia do (a) Arquiteto (a) e Urbanista 2023 promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) para celebrar junto com os CAU dos Estados e do Distrito Federal a data comemorada no próximo dia 15 de dezembro.

 

A campanha, que conta com vídeo para o Youtube, Reels para o Instagram e peças de divulgação para as demais redes sociais, tem como tema “Construindo sonhos, projetando o futuro”. Com depoimentos de profissionais experientes, jovens recém-formados e, ainda, de estudantes de Arquitetura e Urbanismo que mostram como sonhar e tornar possível uma Arquitetura que seja para todos (as) é uma realidade para os (as) profissionais e, ainda, a sociedade.

 

 

Participam da campanha em homenagem ao Dia do (a) Arquiteto (a) e Urbanista José Carlos Coutinho, professor emérito aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). Profundo conhecedor da obra de Niemeyer, ele é muito conhecido e admirado no meio acadêmico e na cidade de Brasília. Os outros participantes são Thiago Teixeira de Andrade, arquiteto e urbanista, ex-presidente do IAB/DF e secretário de Gestão do Território e Habitação (SEGETH/DF) e Joice Aparecida Silva, arquiteta e escritora autora das obras “Se a cidade fosse nossa”, “Empoderamento” e “O que é empoderamento? ”. Conhecida como Joice Berth, ela adotou o nome em homenagem a uma de suas avós, cujo sobrenome era “Bertolino”. Completam a lista Marco Artigas, arquiteto do Estúdio Artigas e neto de Vilanova Artigas; Tatiana Rezende, arquiteta e urbanista recém-formada e Rayssa Cardoso, estudante de Arquitetura e Urbanismo.

 

O vídeo aborda um olhar atento dos (as) profissionais para as novas questões envolvendo Arquitetura além dos projetos e reformas de residências como, por exemplo, o planejamento de cidades envolvendo as políticas públicas, a participação de arquitetos (as) e urbanistas no debate político sobre cidades e outros assuntos como a preocupação com as questões climáticas.

 

A frase de Oscar Niemeyer foi dita durante entrevista para a Revista Caros Amigos conforme citado em “Teoria & Debate: revista trimestral do Partido dos Trabalhadores”, Volume 19, Edições 64-68, Partido dos Trabalhadores, em 2005.

 

A campanha também comemora os 12 anos do início do funcionamento do CAU em 15 de dezembro de 2011, para coincidir com o aniversário de Oscar Niemeyer. O dia do (a) Arquiteto (a) e Urbanista entrou no calendário oficial brasileiro por meio da Lei nº 13.627/2018, a partir de proposta do deputado federal Luiz Carlos Busato (hoje no União Brasil), que também é arquiteto e urbanista, foi prefeito de Canoas (RS) e teve importante papel na promulgação da Lei nº 12.378/2010, que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo e criou o CAU Brasil e os CAU/UF.

 

Acompanhe a campanha!

MAIS SOBRE: DIA DO ARQUITETO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023: CAU Brasil homenageia arquitetos(as) e urbanistas de destaque

DIA DO ARQUITETO

Solenidade de posse do Plenário do CAU Brasil para gestão 2024/2026 é realizada em Brasília

DIA DO ARQUITETO

Congresso Nacional comemora Dia do Arquiteto e Urbanista em sessão solene

DIA DO ARQUITETO

Gestão do CAU Brasil apresenta retrospectiva na comemoração do Dia do Arquiteto

Pular para o conteúdo