DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023: CAU Brasil homenageia arquitetos(as) e urbanistas de destaque

 

O Dia do Arquiteto e Urbanista foi celebrado com premiações, homenagens, memórias e muitos sonhos para o futuro. No Brasília Palace Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, o CAU Brasil entregou a Premiação do Dia do Arquiteto e Urbanista 2023: Reconhecendo Contribuições Excepcionais, a profissionais de todo o país que se destacaram na valorização e desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo. 

 

Evento também marcou o encerramento da gestão da presidente Nadia Somekh (2021-2023), primeira mulher a ocupar o cargo; e a posse dos novos conselheiros do CAU Brasil, que assumirão suas funções a partir de 1º de janeiro de 2024. Houve ainda o lançamento oficial da campanha “Construindo Sonhos, Projetando o Futuro”. Vídeo já conta com mais de 1,8 milhões de visualizações nas redes sociais. 

 


A Premiação do Dia do Arquiteto e Urbanista é uma iniciativa inédita que reconhece profissionais, projetos e iniciativas notáveis no campo da Arquitetura e Urbanismo. “Nossa proposta é uma homenagem a arquitetos que valorizam e lutam pela nossa profissão”, afirmou a  presidente do CAU Brasil. “Vamos botar o bloco na rua, o Brasil precisa de arquitetos e urbanistas”. 

 

Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh

 

Premiação compreendeu duas categorias. Prêmio Contribuição Profissional, destinada a arquitetos(as) e urbanistas com relevante atuação profissional, foi entregue aos(às) seguintes profissionais:

 

  • Karime Fayad, prefeita de Rio Branco do Sul, que liderou um programa de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em parceria com o CAU Brasil e os CAU/UF.
  • Pablo Fernandes, presidente do IAB-AL, foi reconhecido pela criação de uma proposta incorporada no Plano Plurianual Participativo 2023 do Governo Federal, visando a contratação de arquitetos e urbanistas pelas prefeituras (um profissional para cada 20.000 habitantes)
  • Ester Carro, foi laureada por sua trajetória no Projeto Fazendinhando, de intervenções urbanas e domésticas na comunidade do Jardim Colombo, em São Paulo. 
  • Angela Gordilho, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebeu reconhecimento pela criação do programa de Residência em Arquitetura focado em ATHIS.

 

Arquiteta e urbanista Karime Fayad, prefeita de Rio Branco do Sul (PR), recebe medalha da vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, e da presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh

 

Categoria Boas Práticas reconhece projetos de destaque em cidades de médio porte no Brasil. Neste ano, venceu o Complexo Turístico Igarapé Ilha do Coco e Parque dos Ipês, da Prefeitura de Parauapebas (PA). Com 150.000m²  de área, o ponto turístico que recebe 28.000 visitantes por mês se destaca pela sustentabilidade, uma vez que está inserido em Área de Proteção Ambiental. O arquiteto e urbanista responsável, Márcio Ricardo dos Santos Levy, recebeu a medalha em nome da equipe.

 

Arquiteto e urbanista Márcio Ricardo Levy, recebeu a medalha dos conselheiros Ana Cristina Barreiros (RO) e Fabricio Santos (AM)

 

 

Ao final do evento, os conselheiros do CAU Brasil que deixaram seus cargos foram reconhecidos com o Certificado de Serviços Públicos Relevantes prestados à Arquitetura e Urbanismo e à Nação. Esse gesto simboliza o reconhecimento pela atuação em defesa da Arquitetura e Urbanismo, reforçando o compromisso contínuo com o desenvolvimento e valorização da profissão.

 

Conselheiros do CAU Brasil receberam o Certificado de Serviços Públicos Relevantes prestados à Arquitetura e Urbanismo e à Nação

 

Todo o resultado do esforço empreendido pelos conselheiros federais do CAU Brasil entre os anos de 2021 e 2023 pode ser conferido no Relatório Marcas da Gestão, uma prestação de contas das ações realizadas nos últimos três anos.

 

Relatório Marcas da Gestão 2021-2023

MAIS SOBRE: DIA DO ARQUITETO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

DIA DO ARQUITETO

Solenidade de posse do Plenário do CAU Brasil para gestão 2024/2026 é realizada em Brasília

DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto 2023: Construindo sonhos, projetando o futuro

DIA DO ARQUITETO

Congresso Nacional comemora Dia do Arquiteto e Urbanista em sessão solene

DIA DO ARQUITETO

Gestão do CAU Brasil apresenta retrospectiva na comemoração do Dia do Arquiteto

Pular para o conteúdo