No Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista 2021, conselheiros do CAU Brasil e presidentes dos 27 CAU/UF estiveram reunidos em Brasília para a 38ª Reunião Plenária Ampliada. Encontro serviu para um extenso balanço das ações realizadas em benefício dos arquitetos e urbanistas e da sociedade neste ano. “Nós temos uma missão de ter uma projeto para o CAU, que também é um projeto para o Brasil”, afirmou a presidente do CAU Brasil Nadia Somekh, primeira mulher eleita para o cargo. Nadia apresentou os resultados deste primeiro ano da Nova Gestão do CAU Brasil, que assumiu em janeiro.
Desde o começo do ano, o CAU Brasil e os CAU/UF tiveram como horizonte de trabalho o Planejamento Estratégico elaborado de forma conjunta nos primeiros 100 dias da Nova Gestão do CAU. “Planejamento Estratégico é a busca de uma construção coletiva com foco. Entre nós somos um CAU único, é um trabalho horizontal” disse a presidente Nadia. “Trata-se de um trabalho coletivo. É menos do que a gente gostaria de ter feito, mas é muita coisa. Queremos mais.”
Na apresentação dos resultados da Nova Gestão do CAU Brasil, Nadia Somekh destacou a melhoria do SICCAU, com mais de 100 pontos de melhoria, redução das reclamações e novas ações – como pagamentos por cartão de crédito e pix, além do monitoramento permanente do desempenho do sistema. “Essa foi a demanda básica, prioridade zero”, afirmou. “Estamos também, desde a gestão passada, conseguindo melhorar os descontos para arquitetos e urbanistas na Anuidade do CAU. Isso é super importante porque temos novos incentivos para jovens profissionais acompanharem e se envolverem com nosso Conselho.”
Confira os Resultados do CAU Brasil em 2021
MAIS ARQUITETOS
Outro destaque foi a Campanha Mais Arquitetos, que já atingiu mais de 10 milhões de pessoas em todo o país, na sua maioria entre a população de baixa renda. “Queremos conquistar mais trabalho para arquitetos e urbanistas. Estamos fazendo um serviço de utilidade pública explicando para a população mais pobre que ela tem direito à ATHIS. A marca de ATHIS já está sendo reconhecida como algo do nosso Conselho”, disse a presidente. “Estamos começando por ATHIS mas não vamos parar por aí.”
Participação do CAU Brasil no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), realizado em julho no Rio de Janeiro. “Colocamos o CAU no mundo durante o UIA2021RIO. Fizemos uma exposição da nossa Arquitetura, assinamos um convênio de cooperação com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Fórum Internacional de Entidades e o Prêmio CAU Educa”, afirmou Nadia. Ela também reforçou a posição do Conselho quanto ao Ensino a Distância na área de Arquitetura e Urbanismo. “Para ensinar Arquitetura, a gente precisa do contato, do desenho, das oficinas.”
Presidente do CAU Brasil ressaltou ainda os editais de fomento lançados este ano, para financiar ações de ATHIS (no valor total de R$ 1 milhão) e projetos culturais (R$ 100.000). Essa ação de fomento fez com que o CAU Brasil ganhasse o prêmio “Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais” na categoria “Cooperação Institucional”, durante a 5ª. Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais.
ACESSE VÍDEOS E INFORMAÇÕES SOBRE OS PROJETOS ATHIS PATROCINADOS
MATRICIALIDADE COM CAU/UF E COMISSÕES
Depois da apresentação dos resultados do CAU Brasil, todos os presidentes dos CAU/UF também apresentaram as ações desenvolvidas em 2021 nos seus rspectivos estados. Em nome do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti, ressaltou as demandas que foram apresentadas ao CAU Brasil em termos de regulamentação. Um exemplo é a revisão da Resolução CAU/BR Nº 193, que trata de anuidades, realizada em novembro com a criação de novos descontos e definição das formas de cobranças de dívidas junto aos CAU/UF.
Pablo também destacou que é preciso dar atenção às tentativas de limitar as concorrências de serviços públicos de Arquitetura e Urbanismo por meio da exigência do uso da tecnologia BIM e também realizar em 2022 um seminário nacional sobre RRT. “Há muitas discussões sobre isso, se continuamos com o mesmo valor para qualquer tamanho de obra, tipos de documentos, etc”, afirmou.
As Comissões Permanente, Especiais e Temporárias do CAU Brasil também apresentaram suas conquistas de 2021. Os coordenadores puderam mostrar a todos conselheiros federais e aos presidentes dos CAU/UF puderam conhecer as ações realizadas pela Comissão de Exercício Profissional; Comissão de Ética e Disciplina; Comissão de Ensino e Formação; Comissão de Organização e Administração; Comissão de Planejamento e Finanças; Comissão de Relações Institucionais; Comissão de Política Profissional; e Comissão de Política Urbana e Ambiental.
Criadas em 2021, a Comissão Temporária de Fiscalização e a Comissão Temporária de Raça, Gênero e Equidade também mostraram o trabalho realizado até aqui e também os projetos já alinhados para 2022. Entre eles, um Seminário Nacional de Fiscalização e a realização de lives pra públicos específicos a partir de recortes obtidos no Censo dos Arquitetos e Urbanistas 2020.
Confira abaixo a íntegra da 38ª Reunião Plenária Ampliada do CAu Brasil