Assistência Técnica

DIA DO ARQUITETO E URBANISTA: CAU/BR homenageia jovens profissionais

Presidentes do CAU/BR e IAB entregam prêmio á equipe vencedora do Concurso de Arquitetura

 

No Dia do Arquiteto e Urbanista, 15 de dezembro, o CAU/BR realizou cerimônia especial para premiar as sete equipes de arquitetos e urbanistas premiadas no Concurso Público de Arquitetura da Nova Sede do IAB-DF e CAU/BR. “Quero agradecer a todos os arquitetos e urbanistas que participaram desse debate cultural, travado na linguagem que conhecemos melhor: a do traço, do projeto”, afirmou o presidente Haroldo Pinheiro.

 

A cerimônia, comandada pelo jornalista Paulo Markun e realizada no Brasília Palace Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, foi carregada de simbolismos diversos: comemorou os cinco anos de CAU, a realização do concurso com 210 projetos participantes e a vitalidade e a criatividade dos jovens arquitetos premiados, quase todos com menos de 40 anos.

 

“Ver esses jovens entusiasmados, ganhando concursos, é muito gratificante”, afirmou a arquiteta Bete França, que compôs a comissão julgadora do concurso. “Gostaria de agradecer à juventude dos arquitetos premiados hoje. Vocês são a melhor prova de que temos sim qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo do Brasil”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA), Andrea Vilella, também secretária-executiva do Colegiado Permanente com Participação das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

 

A arquiteta e urbanista Taís Cristina da Silva

 

A arquiteta e urbanista Tais Cristina da Silva, coordenadora da equipe que venceu o concurso, agradeceu a oportunidade de poder imaginar como seria a sede do CAU/BR e do IAB-DF, a Casa dos Arquitetos em Brasília, “essa cidade que nos toca o coração”. “Será um lugar de encontro, felicidades e muitas realizações”, disse Tais.

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacou que o objetivo do concurso é servir de modelo para todo o Poder Público no Brasil. “Concursos atingem o cotidiano, precisamos levá-los aos lugares que mais necessitam, recuperando áreas degradadas, devolvendo cidadania para a população”, disse.

 

Ele também destacou o trabalho importante que vêm sendo feito por vários arquitetos em cargos públicos, como Gilson Paranhos na CODHAB-DF, com concursos e assistência técnica; Bete França na Prefeitura de São Paulo, valorizando o planejamento urbano; e Sergio Magalahães, presidente do IAB, na Prefeitura do Rio, com a criação do programa Favela-Bairro.

 

Arquitetos premiados e jurados do concurso

 

“Temos que apoiá-los com entusiasmo e mostrar à sociedade o que a Engenharia e Arquitetura brasileiras podem fazer pelo país”, disse.

 

Na ocasião, foram apresentadas a campanha publicitária do CAU/BR em favor do planejamento urbano (veja aqui) e o livro comemorativo que reúne os 210 projetos que participaram do concurso (saiba mais aqui).

 

 

 

 

Publicado em 19/12/2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Assistência Técnica

Nota Técnica do IPEA defende inclusão de melhorias habitacionais no programa “Minha Casa, Minha Vida”

CONCURSOS DE AU

Conheça o projeto vencedor do concurso para requalificação da Feira Central de Campina Grande (PB)

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Skip to content