Assistência Técnica

DIA DO ARQUITETO E URBANISTA: CAU/BR homenageia jovens profissionais

Presidentes do CAU/BR e IAB entregam prêmio á equipe vencedora do Concurso de Arquitetura

 

No Dia do Arquiteto e Urbanista, 15 de dezembro, o CAU/BR realizou cerimônia especial para premiar as sete equipes de arquitetos e urbanistas premiadas no Concurso Público de Arquitetura da Nova Sede do IAB-DF e CAU/BR. “Quero agradecer a todos os arquitetos e urbanistas que participaram desse debate cultural, travado na linguagem que conhecemos melhor: a do traço, do projeto”, afirmou o presidente Haroldo Pinheiro.

 

A cerimônia, comandada pelo jornalista Paulo Markun e realizada no Brasília Palace Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, foi carregada de simbolismos diversos: comemorou os cinco anos de CAU, a realização do concurso com 210 projetos participantes e a vitalidade e a criatividade dos jovens arquitetos premiados, quase todos com menos de 40 anos.

 

“Ver esses jovens entusiasmados, ganhando concursos, é muito gratificante”, afirmou a arquiteta Bete França, que compôs a comissão julgadora do concurso. “Gostaria de agradecer à juventude dos arquitetos premiados hoje. Vocês são a melhor prova de que temos sim qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo do Brasil”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA), Andrea Vilella, também secretária-executiva do Colegiado Permanente com Participação das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

 

A arquiteta e urbanista Taís Cristina da Silva

 

A arquiteta e urbanista Tais Cristina da Silva, coordenadora da equipe que venceu o concurso, agradeceu a oportunidade de poder imaginar como seria a sede do CAU/BR e do IAB-DF, a Casa dos Arquitetos em Brasília, “essa cidade que nos toca o coração”. “Será um lugar de encontro, felicidades e muitas realizações”, disse Tais.

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacou que o objetivo do concurso é servir de modelo para todo o Poder Público no Brasil. “Concursos atingem o cotidiano, precisamos levá-los aos lugares que mais necessitam, recuperando áreas degradadas, devolvendo cidadania para a população”, disse.

 

Ele também destacou o trabalho importante que vêm sendo feito por vários arquitetos em cargos públicos, como Gilson Paranhos na CODHAB-DF, com concursos e assistência técnica; Bete França na Prefeitura de São Paulo, valorizando o planejamento urbano; e Sergio Magalahães, presidente do IAB, na Prefeitura do Rio, com a criação do programa Favela-Bairro.

 

Arquitetos premiados e jurados do concurso

 

“Temos que apoiá-los com entusiasmo e mostrar à sociedade o que a Engenharia e Arquitetura brasileiras podem fazer pelo país”, disse.

 

Na ocasião, foram apresentadas a campanha publicitária do CAU/BR em favor do planejamento urbano (veja aqui) e o livro comemorativo que reúne os 210 projetos que participaram do concurso (saiba mais aqui).

 

 

 

 

Publicado em 19/12/2016

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo