CATEGORIA

Dia do Arquiteto e Urbanista: CAU/BR pede atenção dos prefeitos para o planejamento urbano

Em homenagem ao dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lança uma campanha publicitária cuja temática é a melhoria de nossas cidades. A data passou a ser comemorada em 2011, quando foi efetivamente instalado o CAU/BR, no dia 15 de dezembro, dia escolhido para a posse dos primeiros conselheiros por marcar o aniversário do arquiteto Oscar Niemeyer, vencedor do Prêmio Pritzker e autor de diversas obras consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade.  

 

 

O slogan da campanha é “O planejamento urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda, Prefeito?”. O objetivo é conscientizar os gestores públicos recém eleitos, e que tomam posse em 1º. de janeiro, sobre a importância da Arquitetura e do Urbanismo.

 

A campanha apoia a Nova Agenda Urbana definida na Habitat III (3ª. Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável) realizada em Quito, Equador, em outubro passado, e dá início à implementação da “Carta-Compromisso do CAU/BR sobre a Nova Agenda Urbana” entregue ao secretariado da conferência.

 

“Em consonância com Declaração de Quito. propomos à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades”, informa Haroldo Pinheiro, presidente nacional da autarquia.

 

As 10 medidas sugeridas incorporam e ampliam aquelas apresentadas pelo CAU/BR na “Carta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores”, lançada antes das eleições de 2016, com bastante repercussão em diversos Estados em razão de trabalho dos CAU/UFs.

 

 

Além do uso das mídias tradicionais e redes sociais, a campanha desse ano irá explorar veiculações em meios de transporte público com grande mobilidade e visibilidade. Um deles é o VLT, rede de veículos leves sobre trilhos em operação que integra o centro do Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont e à região portuária. Outra é o metrô de São Paulo, mais especificamente a linha Verde, que cruza a avenida Paulista. Em ambos os casos, uma composição será “envelopada” com peças da campanha. A veiculação irá de 12/12/16 a 11/01/17. 

 

Foto montagem da publicidade no VLT carioca

 

A campanha estreou no dia 07/12/16 nas redes sociais, com um hotsite (www.caubr.gov.br/prefeitos) dentro do site do CAU/BR, replicado nos sites dos CAU/UFs. E também nos sites Arcoweb, ArqBacana, Piniweb e  revista aU, através de banners que ficarão destacados em suas homes até o dia 11/01/17. Ainda no âmbito da Internet, serão feitas divulgações no Facebook, no Youtube e, especificamente no dia 15/12/16, nas homes dos portais Globo.com, Folha.com e Estadão.com, todos com acesso nacional.   

 

Entre os dias 13 e 17 será veiculado nacionalmente  um filme de 30” em TV aberta. Na TV Globo, as veiculações acontecerão nos dias 14, 15 e 16 no programa Bom Dia Brasil; nos dias 14 e 16 no Mais Você; no dia 15 no Jornal Hoje e no dia 17 no É de Casa. Na TV Record, haverá veiculações nos dias 14, 15 e 16 nos programas Fala Brasil e Hoje em Dia. E, no dia 15, durante a novela Terra Prometida.

 

Foram programadas também, para o período entre 11 e 17 de dezembro,  veiculações em TV por assinatura. Na GNT, as veiculações ocorrerão no dia 12, no Papo de Segunda; no dia 13, no Santa Ajuda; no dia 15 nos programas Que Maravilha e Decora, além de 40 inserções diversas em outras faixas horárias entre os dias 12 e 17. Na Globonews, as veiculações ocorrerão no dia 12 no programa Cidades e Soluções; nos dia 13 e 16 no Globonews em Pauta e no dia 15 em dois intervalos dos programas da GloboNews Economia e Jornal das Dez. E mais 20  inserções diversas em outras faixas horárias entre os dias 12 e 16.

 

No meio rádio serão divulgados nacionalmente spots de 30” nas rádios CBN AM/FM e Bandnews com idêntica frequência: no dia 14, duas vezes; no dia 15, três vezes e no dia16, duas vezes. Na CBN será na faixa horária entre 6 e 12 horas; na Bandnews entre 6 e 9 horas.

 

Em jornais, serão publicados anúncios de meia página no dia 15 em O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, todos de circulação nacional. E mais uma página inteira no jornal Metro que circularão nas praças de São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

 

Diversos CAU/UFs reproduzirão a campanha em jornais, revistas, ônibus (busdoor) e outdoors regionais, além de peças próprias criadas para a comemoração da data.

 

“O VLT do Rio foi escolhido por sua evidente visibilidade e por ser um símbolo das transformações pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passou. No entanto, nem todas essas transformações aconteceram da forma que entendemos ser ideal, com mais participação da sociedade, das entidades civis e dos próprios arquitetos e urbanistas. O que queremos é justamente valorizar o esforço coletivo para a criação de cidades mais felizes, justas e inclusivas”, explica Jerônimo de Moraes, presidente do CAU/RJ, que apoiou a iniciativa.

 

Publicado em 08/12/2016

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

6 respostas

  1. FELIZ DIA DOS ARQUITETOS PARA TODOS NÓS!

  2. A ideia é boa, mas este vídeo não reflete as nossas cidades reais, está muito na elite!
    Sugestões: um córrego sendo destampado e limpo, um campinho de várzea no meio de uma comunidade pobre Urbana vão equilibrar esta proposta. O CAU contemporâneo tem de ampliar o olhar!!!!!

  3. Ótima iniciativa. Nós arquitetos e urbanistas não podemos ser apenas os que detêm conhecimentos dos problemas das cidades. As soluções perpassam por cada cidadão que deve ter um senso crítico sobre as cidades. Temos que ter a consciência da força da mídia nas pessoas. Essa campanha de massa, com certeza, vai alertar os moradores das cidades para uma maior participação cidadã na vida citadina. Essa minha opinião é baseada em uma missão que tive como prefeito no município de Maranguape , Ceará por duas ocasiões. Parabens ao CAU por essa grande iniciativa!

  4. Com esta crise, os prefeitos dizem que devem manter o que tem e cortar se possível.Por quê o conselho não se manifesta quanto aos procedimentos de abuso de autoridades contra a Constituição. No governo anterior houve uma mobilização contra editais de obras sem projeto.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo