PLENÁRIAS

AO VIVO: CAU/BR reúne conselheiros federais e presidentes dos CAU em Plenária Ampliada

 

 

 

No Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, os conselheiros do CAU/BR e os presidentes dos CAU/UF estarão reunidos em Brasília para a 19ª Plenária Ampliada do CAU/BR. Serão discutidos assuntos como a preparação para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, e os planos de ação dos CAU/UF para 2017.

 

No mesmo dia, presidentes, conselheiros e servidores participam no Plenário da Câmara dos Deputados, às 9h, de sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista e aos cinco anos de fundação do CAU. A mesa será presidida pelo deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), que é arquiteto e urbanista e foi o autor do requerimento para a realização da solenidade.

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira, 16 de dezembro, os conselheiros federais realizam a 61ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, quando se definirá o Plano de Ação 2017 do CAU/BR, além do julgamento de processos ético-disciplinares e a homologação de registros de arquitetos e urbanistas formados no exterior.

 

As duas reuniões terão transmissão ao vivo pelo site do CAU/BR.

 

Veja abaixo a pauta completa:

 

 

19ª REUNIÃO PLENÁRIA AMPLIADA DO CAU/BR

PAUTA

  1. Verificação de quórum;
  2. Execução do Hino Nacional Brasileiro;
  3. Verificação da Pauta;
  4. Ata da 18ª Reunião Plenária Ampliada – discussão e aprovação;
  5. Comunicações;

5.1. Relato sobre atual estágio dos preparativos para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA.RIO.2020.

            (Origem: Presidência e CEAU)

  1. Ordem do dia:

Projeto de Deliberação Plenária que aprova nova Resolução sobre a inclusão no CSC dos serviços sob adesão e sistema de controle e cobrança de dívida ativa;

(Origem: Comissão de Planejamento e Finanças e CGCSC)

6.1.          Projeto de Deliberação Plenária que homologa a prestação de contas do CAU/MA referente a 2015;

(Origem: Comissão de Planejamento e Finanças).

6.2.          Projeto de Deliberação Plenária sobre a Resolução que aprova a 1ª Reprogramação do Plano de Ação e Orçamento 2016 – CAU/MA;

(Origem: Comissão de Planejamento e Finanças).

6.3.          Projeto de Deliberação Plenária que aprova os Planos de Ação e Orçamento dos CAU/UF referentes ao Exercício de 2017;

           (Origem: Comissão de Planejamento e Finanças).

6.4.          Apresentação das Diretrizes para a alteração do Regimento Geral do CAU/BR;

(Origem: Comissão de Organização e Administração)

 

 
 

61ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINARIA DO CAU/BR
Data: 16.12.2016 (9h às 18h)
PAUTA
1. Verificação de quórum;
2. Execução do Hino Nacional Brasileiro;
3. Verificação da Pauta;
4. Atas da 60ª Reunião Plenária Ordinária e da 3ª Plenária Ordinária Extraordinária;
5. Comunicações.
6. Ordem do dia:
6.1. Devolução do pedido de vista do conselheiro Renato Nunes que aprecia o Projeto de Resolução que institui o procedimento para a realização de Desagravo Público no âmbito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). (Origem: Comissão de Ética e Disciplina)
6.2. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento do Processo Ético-disciplinar nº 383446/2016 (CAU/SP); (Origem: Comissão de Ética e Disciplina; Relator(a): conselheiro Luiz Afonso).
6.3. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento do Processo Ético-disciplinar nº 416157/2016 (CAU/PR); (Origem: Comissão de Ética e Disciplina; Relator(a): conselheiro Renato Nunes).
6.4. Projeto de Deliberação Plenária que aprova os Planos de Ação e Orçamento do CAU/BR referente ao Exercício de 2017; (Origem: Comissão de Planejamento e Finanças)
6.5. Projeto de Deliberação Plenária que homologa Registro de profissionais diplomados em instituições de ensino estrangeiras. Interessados: Francisco Duarte, Alfredo Dias e Shadir Rigon; (Origem: Comissão de Ensino e Formação)
6.6. Projeto de Deliberação Plenária que aprova o calendário de eventos e reuniões do CAU/BR; (Origem: Conselho Diretor)
7. Encerramento.

 

Publicado em 12/12/2016

MAIS SOBRE: PLENÁRIAS

4 respostas

  1. Concordo plenamente com o sr. Roberto Aracri, existe um mercado que não é explorado por falta de fiscalização dos poderes responsáveis, tais como prefeituras, Crea, Cau e a ausência destes poderes faz com que o povo construa de qualquer maneira, na minha cidade por exemplo que é considera como a maior cidade do interior do esta do rio de janeiro dificilmente a gente ver alguma fiscalização por parte deste três órgão que atualmente só sabem arrecada e nada mais, e com isso surgem bairros e mais bairro com construção feitas de qualquer maneira pelos “geneo e criativos” pedreiro, empreiteiro e proprietário eles mesmos criam o projeto e executam a obra sem nenhum responsável.

  2. Retificando a mensagem anterior:
    “A burocracia que a aprovação de um projeto de uma simples residência unifamiliar enfrenta nas prefeituras de todo o pais precisa acabar.”

  3. A burocracia que a aprovação de um projeto de uma simples residência unifamiliar, enfrenta nas prefeituras de todo o país precisa ser enfrentada. Com os sistemas de licenciamento entupidos de regras, a maioria da população parte para a autocosntrução, e não há qualquer possibilidade de fiscalização e controle, em face da brutal quantidade de obras sem ninguem com diploma por perto. Cidades médias e pequenas dificilmente vão receber a atenção de grandes programas habitacionais. É um gigantesco mercado de trabalho que se perde por causa das condições irreais que é submetido para integrar o sistema de licenciamento. Do jeito que é hoje, vai mesmo ficar de fora. O morador e o arquiteto.
    Se é verdade que está prevista a construção de 60 milhões de domicílios nos proximos 30 anos, como afirmou nosso presidente do CAU-BR Sérgio Magalhães na Premiação do iab rj recentemente, precisamos correr.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PLENÁRIAS

CAU/BR realiza 146ª Reunião Plenária Ordinária nos dias 21 e 22 de março

PLENÁRIAS

Nova Gestão: Comissões do CAU/BR apresentam projetos e iniciativas previstos para 2024

PLENÁRIAS

Nova Gestão: Conselheiros(as) do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF escolhem membros dos colegiados para 2024

PLENÁRIAS

Nova Gestão do CAU/BR realiza na próxima sexta-feira Reunião Plenária Ampliada com presidentes dos CAU/UF

Pular para o conteúdo