Neste dia 15 de dezembro, o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista será comemorado por mais de 166.000 profissionais ativos em todo o país. A data foi instituída oficialmente no calendário oficial nacional neste ano, com a Lei Nº 13.627/2018, e marca dois eventos fundamentais para a Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o nascimento de Oscar Niemeyer e a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O CAU/BR e os CAU/UF celebraram a ocasião em uma solenidade em Brasília, nesta quinta-feira, 13 de dezembro.
O Brasília Palace Hotel sediou o evento que contou com vários lançamentos importantes para arquitetos e urbanistas: a campanha de comunicação “Arquitetura e Urbanismo Fazem Diferença”, que está sendo veiculada em rede nacional de TV e Rádio nesta semana, com alcance de mais de 100 milhões de espectadores (veja aqui); a edição especial da Revista Projeto sobre ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, com encarte da Cartilha ATHIS – Um Direito e Muitas Possibilidades” (leia aqui); e do Manual do Arquiteto Recém-Formado, publicação patrocinada pelo CAU/DF (saiba mais aqui). Estiveram presentes presidentes, conselheiros e funcionários do CAU/BR e dos CAU/UF, além de arquitetos e urbanistas da cidade.
“Arquitetura para todos só se conquista com a participação de todos! Isso significa ouvir todos os segmentos que fazem a Arquitetura e o Urbanismo nacionais e aqueles que deles se beneficiam, ou seja, a sociedade brasileira”, afirmou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. “Significa aceitar a pluralidade, a diversidade, a diferença de opiniões, as divergências ideológicas e políticas, que formam a força motriz das transformações”. O presidente ressaltou a marca de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano: a construção coletiva das principais ações e decisões do CAU/BR em 2018. Ele listou as principais:
- Incremento das ações de comunicação, com o reforço da campanha do Dia do Arquiteto e a veiculação do programa Arquitetura para a Vida, na rádio CBN;
- Aumento nos descontos e facilidade de pagamento das Anuidades do CAU;
- Avanço do Projeto de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo;
- Ações de valorização das ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social;
- Carta Aberta aos Candidatos das Eleições, com 53 propostas sobre planejamento urbano;
- Convênio com o IAB para realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos no Rio de Janeiro (UIARIO2020);
- Diálogo com Fórum de Presidentes dos CAU/UF;
- Construção do SICCAU 2.0 e implementação do Sistema de Gestão Integrada em todos os CAU/UF;
- Parcaria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados para a realização do Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano;
- Revisão do Planejamento Estratégico e das normas eleitorais do CAU;
- Rebate aos ataques sofridos pelo CAU via PL 9818 e PDC 901;
- Publicação do Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018, bastante elogiado na Convenção Nacional do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), realizado em Nova York.
Emocionado, Luciano Guimarães agradeceu à sua esposa, filhos e netos, e prestou homanenagem aos presidentes do CAU/BR e CAU/UF da gestão fundadora, que criou conselhos em todas as unidades da federação em questão de semanas, em 2012. “Todos nós temos a ciência da magnitude desse desafio, do quanto nos foi exigido e do quanto conseguimos avançar”, disse, destacando que o CAU deve seguir buscando caminhos inovadores, sem repetir os caminhos passados.
“Reafirmo o compromisso desta gestão com a busca do diálogo com todas as instâncias do CAU e fundamentalmente com a preservação de sua imagem pública, enquanto um agente garantidor dos direitos da sociedade brasileira no que se refere à moradia com urbanidade, em cidades inclusivas e cidadãs”.
HOMENAGEM
O CAU/BR prestou uma homenagem a uma série de trabalhos revolucionários que aconteceram no últimos anos em Brasília. A Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) foram reconhecidas pelo seu trabalho nas áreas de Habitação Social, Assistência Técnica, Concursos Públicos de Arquitetura e Regularização Fundiária. A homenagem foi entregue aos arquitetos e urbanistas que dirigiram as duas instituições nos últimos quatro anos: Thiago Andrade (SEGETH) e Gilson Paranhos (CODHAB-DF).