PROJETO AMAZÔNIA 2040

CAU Brasil participará do evento “Diálogos Amazônicos” promovido pela Presidência da República. Inscreva-se !

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil participará, como convidado, do evento “Diálogos Amazônicos”, que a Secretaria-Geral da Presidência da República realizará de 4 a 6 de agosto em Belém, com a participação estimada de três mil pessoas.

 

O evento terá cinco sessões plenárias, que deverão gerar relatórios a serem apresentados por cinco representantes da sociedade civil aos líderes dos países amazônicos durante a  Cúpula da Amazônia que se realizará na capital do Pará nos dias 8 e 9, com a presença do presidente da República.

 

A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) será responsável por uma das plenária, com o tema Projeto Amazônia 2040 – Por uma urbanização resiliente e amazônida, que acontecerá no dia 4. O objetivo é pensar em uma urbanização que seja feita para a população da Amazônia. 

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

 

PROGRAMAÇÃO

 

Projeto Amazônia 2040 – Por uma urbanização resiliente e amazônida

Local: Hangar Centro de Convenções de Belém/PA – sala 10

Dia 4 de agosto.

Horário: 16h00 às 18h00

 

Programação:

Ricardo Soares Mascarello – Projeto Amazônia 2040 – política urbana e ambiental para a região

Ednezer Flores – Continente Amazônia e as políticas internacionais

Alice Rosas – Ações para o território hoje e para um futuro sustentável

Ana Cláudia Cardoso – Vislumbrando o futuro para o Continente Amazônico – as mudanças do clima e a produção do desenvolvimento regional sustentável

Debatedores

Jose Akel Fares Filho

Ricardo Soares Mascarello 

 

 

O CAU Brasil, por meio do Projeto Amazônia 2040, tem participado de agendas como a ocorrida no 28º. Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA2023CPNH), no início de julho na cidade de Copenhaguen, Dinamarca.

 

Um dos trabalhos apresentados no Congresso foi o Projeto Amazônia 2040, com foco no ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Trata-se de um projeto do CAU/BR o qual, por meio da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA, está construindo coletivamente um programa de ações que visa unir experiências, redes de pesquisa, estudos e iniciativas sobre a Amazônia Brasileira, a fim de contribuir para a elaboração de políticas públicas e projetos que atendam a realidade da Região.

 

O projeto conta com a parceria da Comissão de Relações Institucionais do CAU/BR,  para viabilizar parcerias nacionais e internacionais, bem como interlocução com os CAU/UF da região da Amazônia legal e apoio do Gabinete da Presidência do Conselho como já vem fazendo.

 

O foco principal de atuação do Conselho para com a Amazônia, está na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização da arquitetura e do urbanismo no território, levando o compromisso e o papel fundamental dos profissionais de arquitetura e urbanismo arquitetos e urbanista com o planejamento, desenvolvimento e uso de técnicas e tecnologias que adequem o habitat e os assentamentos humanos tradicionais às características territoriais, ambientais e aos efeitos das mudanças climáticas que afetam a região.

 

O projeto joga luz sobre uma questão fundamental, que para preservar a floresta, é preciso que as cidades da região amazônica sejam mais adequadas ao clima, acessíveis às populações ribeirinhas e permitam o desenvolvimento de ocupações vernaculares e de soluções baseadas na natureza, mais aderentes à realidade amazônica, em seus regramentos e legislações, permitindo assim uma convivência mais sustentável, integrada e construtiva entre o espaço urbano, rural e florestal.

 

CLIQUE NO LINK  PARA ACESSAR O E-BOOK PROJETO AMAZÔNIA 2040

E-Book_Projeto Amazônia 2040_CAU_BR_junho_2023

 

Uma resposta

  1. Só passando aqui , que vamos de 17% para 30% de imposto com a reforma deste ai no governo. Vamos ver quantos escritorios vão resistir.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Projeto Amazônia 2040: CAU Brasil promove cooperação técnica com pesquisadores de nove universidades da região

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Documento “Carta de Belém” foi elaborado durante Fórum das Cidades Amazônicas

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Manifesto de Lançamento do AMAZONICIDADES – Observatório de Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos aconteceu em Belém

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Diálogos Amazônicos: CAU Brasil propõe urbanização adaptada às necessidades dos povos da floresta

Pular para o conteúdo